Hyundai Ioniq - O Pretinho

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por BrunoAlves » 25 nov 2018, 22:55

Aproveitando que cheguei nas lonas, está em curso um teste da tomada. O truque do AC para desligar o contactor no ioniq não funciona tão bem como no Leaf. Aos 2% o carro desliga o AC e o aquecimento, fica só a ventilar. Isso obviamente que faz demorar uma eternidade chegar aos 0%.

Para ter os contadores de energia tive de ir mudar os displays no Torque e... já tenho degradação reconhecida pelo carro.
Imagem

Agora o carro está a carregar, amanhã de manhã vou lá registar os contadores.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por migle » 26 nov 2018, 00:04

Uau! Estou muito surpreendido. E um pouco a sentir a chegar a roupa ao pêlo.
Mas tu não actualizaste a lista de PIDs desde os iniciais. Eles (os coreanos, os amigos do JejuSoul) tinham descoberto qualquer coisa, não sei se altera apenas o nome do PID para "State of Health", ou se há alguma alteração mais...

Os PIDs mais actuais estão no github.

Eu, já há muito tempo, tentei baixar o SoC o máximo que podia a andar. Não fui capaz de passar abaixo do 1,0%. Eu moro num sítio bastante plano. Certo é que se há alturas (abaixo dos 20%) em que o SoC parece descer à maluca, abaixo dos 3% (nos ---) parece ser difícil esgotar o carro.

Não me lembro se vi alguma vez os dados do BMS de alguém a esgotar a bateria. Os 0% de SoC mostrados são 1,5% de SoC BMS.

Estás a gravar, espero?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por BrunoAlves » 26 nov 2018, 00:31

migle Escreveu:
26 nov 2018, 00:04
Os PIDs mais actuais estão no github.
De facto não actualizei. Estive a olhar para o GH, para o histórico das modificações e parece haver um PID novo (mais que um até), o SOH. Tenho de actualizar.
migle Escreveu:
26 nov 2018, 00:04
Certo é que se há alturas (abaixo dos 20%) em que o SoC parece descer à maluca,
Mesmo... No final da viagem as contas da energia batem sempre certo, mas não sei se há ali efeito psicológico de quando ficam só barras vermelhas ou quê, dos 20 para baixo parece que a bateria está rota :mrgreen:
migle Escreveu:
26 nov 2018, 00:04
Não me lembro se vi alguma vez os dados do BMS de alguém a esgotar a bateria.
Tirei este print
Imagem

Não, não estou a gravar em contínuo. Preciso do telemóvel entretanto. Não tenho outra sucata para logs (vá, nem grande paciência para depois analisar cenas, deixei a vontade de fazer isso ir no Leaf :mrgreen: )
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por BrunoAlves » 26 nov 2018, 09:07

Resultado do teste:
Energia contada pelo contador do carro: 27,9kWh.
Energia contada pelo medidor de energia do EVSE: 29,3kWh

Isto carregando a 16A. Parece-me uma eficiência demasiado alta :think:

Como não tenho termo de comparação, não há grande coisa a concluir.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por Erbium » 26 nov 2018, 10:01

BrunoAlves Escreveu:
24 nov 2018, 17:37
No entanto, a molha foi de tal ordem que, se tenho levado umas sementes de alface nas costas, elas iam pegar :mrgreen:
A EDP e Galp em vez de oferecerem 1500kWh podiam oferecer chapéus de chuva :lol: :roll:
Estou a ver que nunca tiveste carros a GPL? Já estarias habituado a postos fora da cobertura :lol: :evil:

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por migle » 26 nov 2018, 11:59

BrunoAlves Escreveu:
26 nov 2018, 00:31
De facto não actualizei. Estive a olhar para o GH, para o histórico das modificações e parece haver um PID novo (mais que um até), o SOH. Tenho de actualizar.
Eu não olhei bem para a fórmula. Sei que ele apareceu nos fóruns a dizer que tinham descoberto uma coisa nova em relação ao SoH. Não sei se simplesmente se alterou o nome de "Maximum Deterioration" para "State of Health", significando que o inglês é uma língua mais difícil para eles do que para nós... ou se mudou mesmo a fórmula.
BrunoAlves Escreveu:
26 nov 2018, 09:07
Energia contada pelo contador do carro: 27,9kWh.
Energia contada pelo medidor de energia do EVSE: 29,3kWh

Isto carregando a 16A. Parece-me uma eficiência demasiado alta :think:
É... o EVSE contou um bocadinho por baixo.
Quanto à energia contada pelo carro, eu nunca fiz um carregamento tão grande. O maior que fiz foi de 1.0% a 100% e contou 27.9kWh.

Seria uma satisfação intelectual, pensar que o meu carregamento de 99% com SoH de 100% usou a mesma energia que o teu de 100% com SoH de 99%. Porém, esse foi a 32A, com o efeito da histerese, vai usar mais energia do que necessitaria a 16A, a tensão vai ser empurrada mais para cima um nadinha durante o carregamento.
É apenas sorte.

Continua nos 99.1% após o carregamento de 100%?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por BrunoAlves » 27 nov 2018, 01:11

De acordo com o Excel que está no Github, pareceu-me um PID novo, ou vi mal? :think:

Sim, manteve os 99,1% no final do carregamento. Curiosamente o GOM tinha um valor estupidamente baixo para uma carga a 100% (223km) após condução pasteleira, mas como no sábado tinha esgalhado a média recente até faz sentido. Enfim, gostava mais do GOM do Leaf :mrgreen: Era muito mais previsível.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por BrunoAlves » 06 jan 2019, 23:43

Na última CR que fiz, já este ano, voltei a ligar o Torque. Curiosamente a degradação reconhecida pelo carro desapareceu e voltei a ter os 100%.
Imagem
Continuo a não sentir perda de autonomia mas, em bom abono da verdade, não "estico a corda" tanto como fazia com o Leaf, porque objectivamente não preciso com o que o carro dá e com as viagens que faço.

Depois, fiz asneira :mrgreen:
Fui procurar os novos PID para o Torque, adicionei-os e correu tudo bem. Só que com os PID veio um dashboard exemplo que eu "vamos lá experimentar". Resultado, carregou-me páginas e páginas de displays não necessariamente arrumados e alguns até fora do ecrã, tudo janado (e claro que não guardei o meu...). Ainda não me dei ao trabalho de voltar a fazer o meu layout direitinho, por isso não o voltei a ligar ao carro.

Hoje fomos dar um passeio e estacionei para esta foto:
Imagem
(só que o branco é híbrido. continua a ser lindo ehehehe)

E, finalmente, já vamos com 45.800km. Acabei de fazer o pedido de marcação de mais uma revisão.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por migle » 07 jan 2019, 21:23

Infelizmente, os layouts do Torque dependem do número de pixeis. Devias ter gravado o teu primeiro.

Os layouts que estão no repositório são maus. Estão lá porque o JejuSoul deixa porem tudo. Há várias coisas que não estão bem, nos PIDs também.

O teu é full hd?

EDIT: os meus dashboards estão aqui, uso um com três páginas, uma para carregamento, outra para condução e outra... Não sei

https://ramos.link/nextcloud/index.php/ ... pKBGy9fxgH

Tinha um para tablet muito giro, era uma página volts/amps e graus C, outra energias potências, outra velocidades..
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho

Mensagem por BrunoAlves » 19 jan 2019, 14:27

47.000kms já ultrapassados e mais uma revisão feita. Um desperdício de tempo e de 38€, mas é o que o plano de revisões obriga... Líquido do limpa vidros e diagnóstico/verificação dos pontos obrigatórios.

Indicaram-me também que os meus pneus da frente estão nas últimas. Não sei se já de discutiram pneus para o ioniq? Acho que não, aceito sugestões.
Propuseram-me da oficina 2 tipos de pneu, uns Michelin Primacy eficiência C e uma marca branca eficiência E :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Hyundai”