Hoje precisei de fazer um carregamento em PCR no Noruega (estou em trabalho com um Leaf 30kWh alugado).
Em 5 min (bem, foram 10mim, 5 para me registar na area de cliente e mais 5 para perceber o que lá estava escrito em Norueguês

) tinha a APP no meu android, cartão crédito registado e estava pronto a ativar o PCR.
Liguei a ChadeMo, cliquei em start na APP e voalá, carregamento em curso.
Foram 11 min de carga paguei 27,5 kr = 2,8€ (2,5kr / min já com todas as taxas e taxinhas, nem sei quais são, só sei que são 2,5kr = 0,26€ por minuto)
(não perguntem quanto carregou, porque foram só 5,5kW, até começou nos 45kW mas 1 min depois baixou para os 30kW, talez porque a bateria estava a 3ºC

)
Posso ver o consumo na área de cliente na hora, e vão simplesmente debitar-me no cartão.
Vá, num pais em que o diesel custa 2€/L e que os ordenados serão umas 3x os nossos, 0,26€/ min é quase de borla.
E se consumir mais durante o mês (tem patamares) vai ficando mais barato.
Mas como nem tudo são rosas, e nós (Portugueses) temos de estar na frente de algo aqui vai o problema:
Na área onde estou (uns 15 km de diâmetro) para poder carregar nos vários PCR disponíveis tenho de ter 3 Apps, 3 registos, 3 faturas, etc etc porque é cada "OPC" por si. Nisso pelo menos o conceito da MobiE é bom.
Em tudo o resto, é uma porcaria. Os estrangeiros nem daqui a 50 anos vão conseguir carregar em Portugal, é um processo estupidamente complexo, demorado e doloroso.
Eu preferia ter 10 APPs no smartphone mas poder fazer o processo simples, rápido e transparente.