Mensagem
por migle » 17 dez 2018, 11:00
Uma história da semana passada. Num dia esqueci-me de carregar à noite. Fui para o trabalho sem sumo para voltar. Lá tive de ver um PCN em Lisboa, usar o MobieChecker... Nisto, reparo que o PCR da segunda circular passou o dia todo livre. Cheguei a considerar, em vez de me dar ao trabalho de ir a um PCN à hora de almoço, à saída ir carregar ao PCR a caminho de casa. Eu já tinha visto a olho o PCR da segunda circular livre de manhã, e agora pelo MobieChecker sempre livre. Apenas o PCR de Alcântara com a Chademo ocupada.
"Viva os pagamentos!", penso. À noite, chegámos ambos mais cedo a casa e decidimos ir jantar fora a Lisboa, com a minha sogra. Claro que não carreguei o suficiente, teria de usar o PCR no regresso. Ao chegar ao PCR... ocupado. Mas o MobieChecker continuava a indicar tudo verde. Aliás, eu pensava que aquele PCR dava para dois carros, e o jovem Uber que lá estava disse-me logo que não. Conversei, disse que os PCRs andavam mais livres... E ele disse-me logo que não, está exactamente como era dantes. Há horas um pouco mais mortas, e outras piores. Eu vi o PCR desocupado de manhã, talvez fosse uma hora mais livre uma vez que teriam carregado durante a noite. Ele disse-me logo, "De manhã? Impossível. Se foi na semana passada, o PCR esteve avariado."
Acabei por ir carregar ao PCR de Loures. Não devia, foi um bocado à conta. Cheguei com 7% e ainda tive de esperar que um Leaf carregasse nos 90 e muitos %... (deve ter carregado dos 88% aos 98%, porque quando saí da segunda circular estava livre). Ao menos o Uber da segunda circular era um tipo simpático.
Então... parece que a ideia de que os PCRs urbanos ficaram mais livres com os pagamentos não corresponde à percepção de quem os usa diariamente.
Na realidade, temos PCR do Campo Grande permanentemente a indicar uma tomada em uso, mas está avariado, PCR da segunda circular sempre verde (falsamente), PCR de Alcântara sempre com a Chademo ocupada (e está), PCR da Alta de Lisboa indisponível.
Estamos óptimos. Uma cidade com não-sei-quantos mil VEs. Só fico contente de estarem em uso mesmo com pagamento, porque é uma prova da sua importância.
Ioniq EV

— Prius+