Diário de bordo do Hyôiô

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por BrunoAlves » 14 dez 2018, 16:20

Pois, isso é muito estranho. Não sei que te diga, o meu tem tudo no máximo e respeita totalmente o que o EVSE anuncia. Seja no posto seja no meu em casa.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rnlcarlov » 14 dez 2018, 16:32

Erbium Escreveu:
14 dez 2018, 16:18
E o cabo é de 32A?
Ele é gordinho, logo assumi que sim. Se não fosse também não passava do 3.6kW, penso eu.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por BrunoAlves » 14 dez 2018, 16:44

rnlcarlov Escreveu:
14 dez 2018, 16:32
Ele é gordinho,
Desculpa, chamaste? :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rnlcarlov » 14 dez 2018, 16:53

BrunoAlves Escreveu:
14 dez 2018, 16:44
rnlcarlov Escreveu:
14 dez 2018, 16:32
Ele é gordinho,
Desculpa, chamaste? :mrgreen:
Bom callback :mrgreen:

Já agora, na cargas lentas a que percentagem é que notas um abrandamento da carga? Acima de 94%, certamente?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por BrunoAlves » 14 dez 2018, 16:58

A 16A, não noto nenhum abrandamento. Quando estiver no PC posso mandar-te o gráfico do emoncms, é no prego e pára quando chega ao fim. Não há balanceamento. A 30A até aos 100% só carreguei na rua por isso não tenho registo.
Mas, como a carga nesses postos termina sempre antes do estimado pelo carro, diria que também deve ser no prego até ao fim...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por Erbium » 14 dez 2018, 17:06

rnlcarlov Escreveu:
14 dez 2018, 16:32
Se não fosse também não passava do 3.6kW, penso eu.
É o IVA :lol:
Falando a sério, vê se o cabo não é de 20A e/ou experimenta noutro posto.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por migle » 14 dez 2018, 23:30

rnlcarlov Escreveu:
12 dez 2018, 15:54
A viagem era para ser feita em dois dias. Um Lisboa-Sevilha, e outro Sevilha-Nerja.
´

Ok. Claro que dá para carregar a 100% em Sevilha. Por exemplo, o Carrefour é perto do PCR de Mairena del Aljarafe, dá para terminar a carga. Melhor, e não muito longe, o IKEA tem três tomadas de 7kW, num centro comercial que dá para comer. Mas claro, no próximo verão já tudo será diferente. Estão a aparecer muitas redes em Espanha, a Iberdrola, etc... Rapidamente vão-nos ultrapassar.

Convém é marcar o PCR no GPS na paragem anterior, porque é sempre nos arrabaldes. Eu andei às voltas de Repsol em Repsol, zonas novas em construção... Ainda passei no centro histórico da Mairena... Acho que cheguei ali com uns 22% e ao PCR com 13%! Foi preciso comparar o mapa do electromaps com o do carro e tentar perceber pela configuração das avenidas qual era a Repsol certa.
rnlcarlov Escreveu:
13 dez 2018, 15:42
Em relação ao Hyôiô, outro dia com a chuva e humidade não conseguia ver nada para o vidro de trás (que já de si tem uma visibilidade fraquita). Eu bem procurava nas manetes todas onde se activava a escova do vidro de trás e nada...
O vidro de trás é pequenino. Não se pode ter tudo. Depois descobrimos que em estrada é só aquela risca estreita que interessa. Na cidade não, principalmente para estacionar.

Como disse o Bruno Alves, a câmara compensa um pouco, mas há outra, que eu demorei meses para descobrir (como é o meu primeiro eléctrico, na minha primeira leitura ponta-a-ponta do manual prendi-me mais noutras questões). Há aquele botão na porta do condutor para a regulação dos retrovisores. Tem 3 posições: ajusta o esquerdo, o direito, e nenhum. Se estiver virado para a esquerda ou direita, ao meter R o espelho vira para baixo para encostarmos o carro correctamente ao passeio. Ao meter outra mudança, o espelho volta a rodar para a posição inicial.

Há várias surpresas escondidas.
rnlcarlov Escreveu:
14 dez 2018, 16:53
Já agora, na cargas lentas a que percentagem é que notas um abrandamento da carga? Acima de 94%, certamente?
Em AC, o Ioniq carrega a potência constante. Chega aos 100%, termina abruptamente, ouve-se logo o relé a desligar. Não há cá molenguices. Potência constante é o que faz sentido: em carga normal, a limitação que temos é a da instalação eléctrica e a potência máxima do OBC.

Permite-me chamar a atenção aos belos gráficos neste post.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por migle » 14 dez 2018, 23:37

rnlcarlov Escreveu:
14 dez 2018, 16:15
Hoje carreguei no outro IKEA, em Alfragide, sozinho no posto de 7kw. Não passou dos 4.3kW. Ainda tentei andar a mexer nas opções de potência da carga mas não alterava muito :think:
Como vês a potência? Pelo tempo estimado até 100%? (Funciona: é isso mais 10 minutos). Ou já estás tens um coiso na porta OBD?

Eu nunca experimentei regular no carro em carga normal. Em lento, a regulação tem imenso efeito. O nível "mínimo" são os 6A... contra os 12A do normal. 6A na prática é 40% de 12A (a regulação do EVSE menos 2A é +/- a corrente útil, e o OBC come 1A e picos, isto em contas de merceeiro).

Qualquer coisa, ou fotografa o cabo para ver se é o de origem, ou podemos combinar e carregar no mesmo posto. Eu estranhei hoje a passagem de um Ioniq branco na linha do 28...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por BrunoAlves » 15 dez 2018, 03:38

Há postos que indicam logo a potência que estão a debitar, assumi que fosse o caso
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo do Hyôiô

Mensagem por rnlcarlov » 15 dez 2018, 15:27

BrunoAlves Escreveu:
15 dez 2018, 03:38
Há postos que indicam logo a potência que estão a debitar, assumi que fosse o caso
Correcto. Os MC indicam a potência que está a ser debitada.

O cabo tem muito pouca coisa escrita, e as fichas nada. Preciso mesmo da ajuda de alguém para testar a carga com outro cabo.

Responder

Voltar para “Hyundai”