Como pessoa poupada ,estimada e sustentável que tento ser
queria partilhar convosco uma opinião que tenho vindo a formar nestes últimos anos.
Estas politicas dos últimos anos tem vindo a pressionar os fabricantes de automóveis a desenvolver veículos com cada vez mais baixas emissões para a atmosfera , as diversas marcas respondem com motores de baixa cilindrada e com todo o tipo de filtros e outras soluções milagrosas para atingir esse fim produzindo carros extremamente "frágeis".
Ate aqui tudo bem , mas ainda á relativamente pouco tempo fabricava-se carros que facilmente faziam 300000kms e duravam 20 anos sem problemas de maior ,agora nota-se que há carros de moda , bonitos , pouco poluentes mas completamente descartáveis .
De á uns tempos para cá tenho visto BMW´s a partir motores aos 100.000 , Mercedes a arder por causa do filtro de partículas , carros franceses a levar bombas injectoras de empreitada ,motores com pouca cilindrada e muita potencia a partir com meia dúzia de kms , e carros recentes a ir para a sucata porque não justifica arranjar.
quem polui mais no seu ciclo de vida :
um individuo com um Mercedes 190d com 30 anos , 600000kms e ainda não levou nada
ou
um individuo que nestes 30 anos já comprou 4 carros, e teve de os mandar parar abate pois as reparações eram mais caras que o valor do carro ?






por experiência própria, os ve são de facto uma mais valia neste contexto , manutenção zero , co2 zero , e parece que vai durar uns valentes anos.
O caminho para a a electrificação ,(embora ainda um pouco caro) é sem duvida alguma o mais correcto , mas também se deveria voltar a produzir carros fiáveis para evitar tanto desperdício , pois acredito que ainda vamos ter muitos anos de produção de carros a diesel ,gasolina e eléctricos.