
Leaf 2.zero
Re: Leaf 2.zero
Eu fiz o test-drive em Aveiro e o vendedor foi impecável. Não só demonstrou um grande conhecimento sobre o Leaf, como ainda valorizou o e-Pedal e ProPilot.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1634
- Registado: 19 dez 2011, 03:51
- Data de fabrico: 0- 3-2015
- Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
- Localização: Lisboa
Re: Leaf 2.zero
Credo, espero que esse concessionário não seja em Almada
é que fiz lá as revisões todas 


-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Leaf 2.zero
Pessoalmente não aconselho aos meus clientes o uso do e-pedal, Dou preferência ao modo ECO B. O e-pedal usa demasiado os travões em determinadas ocasiões.Flyer Escreveu: ↑07 fev 2019, 21:19Hoje fiz um test drive ao Leaf 40.
Já houve algum progresso por parte do vendedor em não querer impingir um fumarento, mas ainda assim fui brindado com algumas pérolas do tipo:
-o e-pedal não é para usar e deve andar desligado, etc, etc.![]()
![]()
Do zoe percebo um bocadinho; do Tesla outro bocadinho, e apesar de andar nisto dos eléctricos à 9 anos, estes vendedores vendem tantas certezas que até as minhas certezas bem cimentadas se transformam em dúvidas, e sendo assim precisava que me elucidassem em algumas questões:
-segundo o vendedor a bateria é para carregar sempre a 100%, senão perde a garantia! Claro que é falso, verdade? esta afirmação é quase uma obscenidade...
-o carro regenera, certo? segundo ele, não! através de uma electrónica complicada o carro não gasta bateria ao desacelarar, mas também não carrega.
-o onboard charger é de 50 kWh, certo? quando perguntei disse que não estava. a perceber a questão.
Provavelmente vamos ter mais um leaf a rolar pelas estradas de Portugal, mas não se deve ao vendedor...![]()
![]()
![]()
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Re: Leaf 2.zero
nãosantanamos Escreveu: ↑10 fev 2019, 04:44Credo, espero que esse concessionário não seja em Almadaé que fiz lá as revisões todas
![]()

Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Leaf 2.zero
Eu só uso o e-Pedal nos semáforos, nos arranques.

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Leaf 2.zero
Deves ter muito mais experiência que eu no mundo dos EVs, mas não consigo perceber esta afirmação. O carro com e-pedal ligado trava com uma desaceleração constante de 0.2G. O sistema usa a travagem regenerativa o máximo que pode para manter essa desaceleração e se não chegar compensa com os travões mesmo. Isso só acontece quando o carro está a andar bem devagar. O desgaste nas pastilhas é mínimo! Este é o conceito da funcionalidade.
Mesmo que o sistema não esteja optimizado ao máximo como tu afirmas, gasta muito menos pastilhas de travão que um fumarolas... nem sequer tem comparação. Eu uso o e-pedal na cidade, entre os semáforos. Quando saio dessa zona desligo-o. Uso o modo B em descidas ou quando sei que vou parar mais à frente. Como isso acontece com muita frequência na cidade, é aí que o e-pedal brilha! O meu conselho é: usem e abusem do e-pedal... se no fim da experiência continuarem a não gostar... deixem de o usar, mas não limitem o seu uso com base no que ouviram alguém dizer. Esta funcionalidade será o standard dos EVs de todas as marcas nos próximos tempos... vai uma aposta?

Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Leaf 2.zero
Eu pessoalmente não uso o e-Pedal por várias razões:
- Em estados de carga acima de 80% usa os travões para compensar. É uma vantagem ao nível do conforto de utilização mas faz aumentar o consumo.
- É relativamente lento a travar se largar o acelerador de repente. A derivada da aceleração tem um limite baixo e eu prefiro que seja mais brusco a aplicar a travagem.
- Nas manobras torna o controlo do carro mais difícil, mais uma vez devido ao atraso na aplicação da travagem. Acho o creep mais funcional nestas situações.
- Em estados de carga acima de 80% usa os travões para compensar. É uma vantagem ao nível do conforto de utilização mas faz aumentar o consumo.
- É relativamente lento a travar se largar o acelerador de repente. A derivada da aceleração tem um limite baixo e eu prefiro que seja mais brusco a aplicar a travagem.
- Nas manobras torna o controlo do carro mais difícil, mais uma vez devido ao atraso na aplicação da travagem. Acho o creep mais funcional nestas situações.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Leaf 2.zero
Tudo o que dizes é verdade. Mas o conforto que ganho no para-arranca compensa esses pontos.
Aumenta o consumo? E a magia de um eléctrico? Não serão só alguns cêntimos por cada 100km? E se não carregares a 100% ainda se nota menos!
Creep em vez de e-pedal para estacionar? Concordo plenamente... é muito mais preciso. Já o tinha dito num post sobre o creep...
Quando é que desligo o e-pedal na cidade? Só para envergonhar TDIs nos arranques. Para ponderarem um eléctrico na próxima compra
Aumenta o consumo? E a magia de um eléctrico? Não serão só alguns cêntimos por cada 100km? E se não carregares a 100% ainda se nota menos!
Creep em vez de e-pedal para estacionar? Concordo plenamente... é muito mais preciso. Já o tinha dito num post sobre o creep...
Quando é que desligo o e-pedal na cidade? Só para envergonhar TDIs nos arranques. Para ponderarem um eléctrico na próxima compra

Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Leaf 2.zero
No dia que fui buscar o meu Leaf a revisão o Sr da pós-venda chegou num Leaf de 40 e perguntou-me se eu já tinha conduzido algum e se estava interessado em experimentar, ao que eu respondi, vamos a isso.mjr Escreveu: ↑11 fev 2019, 00:28Eu pessoalmente não uso o e-Pedal por várias razões:
- Em estados de carga acima de 80% usa os travões para compensar. É uma vantagem ao nível do conforto de utilização mas faz aumentar o consumo.
- É relativamente lento a travar se largar o acelerador de repente. A derivada da aceleração tem um limite baixo e eu prefiro que seja mais brusco a aplicar a travagem.
- Nas manobras torna o controlo do carro mais difícil, mais uma vez devido ao atraso na aplicação da travagem. Acho o creep mais funcional nestas situações.
Quando entrei no carro fiquei com sensação que estava dentro do meu Leaf de 30 tal são as semelhanças com o modelo anterior. As portas, a consola central, etc é tudo muito idêntico, senão mesmo igual. A Nissan poupou uns trocos neste modelo usando muitos dos componentes do modelo anterior. Existe um video que o migle postou aqui no fórum de um tipo inglês que refere isso mesmo, e estou totalmente de acordo com a analise do tipo. A Nissan podia ter ido mais além no Leaf 40. O destaque a nível visual é o quadrante (velocímetro) e o volante, isto no interior claro, no exterior temos um carro completamente diferente para melhor, mas isto já todos sabemos.
Fiquei impressionado com o e-pedal e fiquei fã, acho que esta mesmo muito bem pensado. O nível de precisão que o pedal tem (quanto mais largas mais trava) é mesmo muito a frente. Também gostei do arranque, se no Leaf de 30 é bom neste é ainda melhor

Isto é a minha analise em 10 minutos de contacto com o carro.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024