Uma das coisas que gostava de ter o meu EVSE a fazer é, consoante o consumo da casa, e o máximo de potencia contratada, ajustar a velocidade de carregamento para que o quadro não vá a baixo. Desenvolvi um algoritmo, com apoio dos dado recolhidos da minha habitação, no NodeRed e com o InfluxDB, de forma a determinar qual a velocidade de carregamento do meu carro.
O primeiro passo foi recolher os dados da minha casa e escolher uma amostragem:

A amarelo temos os consumos em amperes da minha casa e a vermelho o máximo contratado, 6.9Kva (que é convertido em Amperes em relação à voltagem, 6.9/1000 * volt, nos primeiros dias o valor da voltagem era estimado, mas agora já está real, dai uma ligeira oscilação no final da recta).
Depois determinar qual o máximo de amp que posso carregar o meu carro, para isso é calculada a diferença entre o máximo de amperes com o que está disponível.

Como podem ver, o carregamento é ajustado em tempo real para não passar o máximo da rede.
Como este cenário é teórico, não tem em consideração as oscilações bruscas, como tal é bom ter alguma margem, este é um cenário mais conservador:

O carregamento é feito no máximo a 24A, e é dado uma "folga" de 5A para prevenir eventuais oscilações bruscas.
Reparem que este gráfico é de pouco mais de uma semana... Um gráfico diário será bem mais estável:

Aqui um gráfico de uma hora:

E aqui de uma hora bastante animada:

Notem um pequeno pico amarelo a passar a linha vermelha... nessa altura o próprio consumo da casa estava no limite, o quadro não foi a baixo, pelo que presumo que o corte tenha alguma margem (também é possível, muito possível, haver pequenos erros nas leituras)
Com estes gráficos posso ajustar os parâmetros e fazer simulações de qual os "melhores sittings" para a minha realidade.
Neste momento estou a simular o envio das leituras em tempo real, com isto irei ver se o tempo de processamento é suficiente para o valor de carregamento nunca ultrapassar a linha de limite.
Próximos passos é normalizar um pouco os envios, para diminuir o numero de oscilações.
Achei a informação interessante para ser partilhada.
Abraço
Soloam