O Kauai também tem os seus atributos. A versão que se vende cá por 43 mil é menos equipada do que se desejaria, é certo. É mais pequeno, mas todos sabemos que se cobra extra por qualquer coisa arraçada de SUV, um B SUV versus um C.
Mesmo assim, em relação ao Leaf tem a vantagem do arrefecimento líquido e de ter um bom bocado mais de autonomia, e isto sabendo que uma parte da capacidade da bateria está reservada para maior longevidade (carrega a 90% e não 100%). Essas são vantagens importantes, como carro de viagem.
Como carro do dia a dia, o Leaf tem a vantagem da app, que a Hyundai parece ainda não conseguir meter a funcionar na Europa e Canadá (só nos EUA e Coreia). O Kauai tem alguns brindes, como o carregamento do telemóvel sem fios, o modo utility, o ecrã de 8" já o Ioniq tinha.
O excelente equipamento que seria de esperar da Hyundai infelizmente não está disponível cá: os faróis matriciais, os bancos com AC, o HUD...
Pessoalmente, eu preferiria o Kauai e os miúdos que se aguentassem lá atrás.
Hmmm.RicardoDias Escreveu: ↑13 fev 2019, 10:20Eu não adivinhei coisa nenhum, temos que analisar todo o equipamento que estes carros têm, as suas prestações, que equivalem a um motor 1.9tdi.
Vejo que ainda não tiveste ocasião de andar de eléctrico.
Nem 1.9TDi, nem mesmo a gasolina. A única semelhança é que a curva do binário é quase constante também nos TDi, mas apenas acima de determinada rotação. E é tudo, porque um 1.9TDi tem um binário de uns 200 e poucos Nm na melhor das hipóteses. O IONIQ tem 295Nm. O Kauai tem 395Nm. É quase o dobro. O dobro da força, o dobro da aceleração (peso à parte, mas não pesa tanto assim). Depois o TDi tem de ganhar compressão, o eléctrico não, a força está lá imediatamente: pressionar o acelerador dá vontade rir. O TDi funciona numa faixa estreita de rotações, tem de mudar de velocidade, por essa razão durante parte do tempo a potência não está toda disponível nas rodas... o eléctrico... Isso faz com que para bater um eléctrico com 120cv seja preciso um fóssil com muito mais cavalos, tipo 160-180. Ou seja, os 200cv do Kauai equivalem a... bastante mais que um 1.9TDi.
Mas a primeira coisa que se nota, face a um carro a gasóleo, onde o motor pesa tanto (elevada compressão=efeito de travagem), é que o motor não pesa e não há todos aqueles solavancos a mudar de velocidade.
EDIT: Dá cá um salto, que eu mostro-te, com todo o gosto.