Liberalização da rede de carregamento

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6360
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 25 mar 2019, 17:06

Estive lá ontem e o posto também estava assim. Resultado, fui à procura de um segurança, veio o homem da manutenção, reiniciou o posto e carreguei, bem como outro colega que chegou entretanto.
Essa malta estava assim porque não precisavam de carregar, é só pela conveniência de estacionar à porta :evil:
Mas para mim e para o meu cabo de 10m no parque de um shopping não há segredo nenhum, ponho a carregar atrás e siga. Na rua faço o mesmo desde haja espaço e depois de ligar para a polícia a informar.

Claro que de uma forma mais geral sim, isso vai continuar a ser um grande problema. Tenho alguma esperança que os operadores agilizem formas de minimizar isso mas, a julgar pelo que acontece nos PCR mesmo a pagar, parece-me que devemos manter as expectativas baixas :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 565
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por FiwiPITO » 25 mar 2019, 17:34

Infelizmente a Pressa de Colocar tudo a pagar, a Pressa de se fazer tudo em cima do Joelho, Vi algumas melhorias, pelo menos na Parte dos Shoppings que não tinham esta parte dos Carregadores...Tirando isso...Só vejo as coisas a Piorar...E a existir um aproveitamento sempre para os mesmos...Como dizia o Sr. "Carros Eletricos são para carregar em casa" e é o que faço 99% das vezes, Sabado ia correndo mal, mas tudo porque não quis estar horas e horas á espera que fosse a minha vez obviamente.
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por jfr2006 » 29 mar 2019, 15:48

E hoje é ultimo dia util antes da suposta "liberalização" e inicio de pagamento dos postos em centros comerciais e afins... Onde está a informação com o custo dos mesmos? :roll:

Ah, já sei.. vai aparecer lá para dia 1 ou 2 com data de hoje :twisted: :roll:

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 29 mar 2019, 15:52

jfr2006 Escreveu:
29 mar 2019, 15:48
E hoje é ultimo dia util antes da suposta "liberalização" e inicio de pagamento dos postos em centros comerciais e afins... Onde está a informação com o custo dos mesmos? :roll:

Ah, já sei.. vai aparecer lá para dia 1 ou 2 com data de hoje :twisted: :roll:
Duvido. Acho que essa informação nunca irá ser vinculada.
Há quem irá optar por cobrar haverá tb quem não o irá fazer...

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por jfr2006 » 29 mar 2019, 15:59

De acordo com o comunicado da mobie: https://www.mobie.pt/assets/mobie/docs/ ... ivados.pdf
Os OPC irão indicar nos respetivos postos sempre que estes estiverem a pagamento e informar
qual a sua Taxa de Operação, podendo esta informação ser consultada, igualmente, no site e na
APP da MOBI.E
claro que já sabemos que tudo o que a mobie diz vale ainda menos que 0 :evil: :twisted:

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por frankesousa » 29 mar 2019, 23:27

Parece que a MobiE não falhou desta vez

https://www.mobie.pt/assets/mobie/docs/ ... 190331.pdf

Agora vamos lá refletir no preço dos carregamentos normais e digam lá que pensam.

Afinal o preço é pouco melhor (até pior nalguns casos) que os postos rápidos
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por jfr2006 » 29 mar 2019, 23:35

O da churrasqueira da Mealhada, com 1,4€ para iniciar o carregamento :doh: :doh:

1 hora parado lá, a carregar aos 16A que fornece, dá um rico custo de 5,6€ + IVA fora a parte do CEME, ou seja, quase 2€ por kWh :doh: :doh:

Um carro que tenha uma média de 15kWh/100km na tomada, resulta em 30€ por cada 100km :roll: :roll:

Os deuses devem estar loucos, só pode.... :roll:

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 29 mar 2019, 23:39

Grande abuso.
Um Zoe 40 pode ter que pagar algo como 6,15€ por uma carga (exemplo cc alfragide)
Como é ao minuto um leaf deverá pagar cerca de 10€.
Nota: ao valor acima ainda acresce o IVA e a energia ao CEME

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6360
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 29 mar 2019, 23:49

jfr2006 Escreveu:
29 mar 2019, 23:35
O da churrasqueira da Mealhada, com 1,4€ para iniciar o carregamento :doh: :doh:

1 hora parado lá, a carregar aos 16A que fornece, dá um rico custo de 5,6€ + IVA fora a parte do CEME, ou seja, quase 2€ por kWh :doh: :doh:

Um carro que tenha uma média de 15kWh/100km na tomada, resulta em 30€ por cada 100km :roll: :roll:

Os deuses devem estar loucos, só pode.... :roll:
Foi exactamente o que me chamou a atenção. O que era uma vantagem para os clientes passou a ser uma fonte de receita. Era de rir se não fosse tão ridículo.

Que modelo de pagamento ridículo, daaaaaaassssss :evil:
Chega a ser possível pagar mais pelo carregamento lento do que pelo rápido. Deve ser de mim achar isto ridículo. :roll:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Liberalização da rede de carregamento

Mensagem por mjr » 29 mar 2019, 23:58

Esses postos com preços ridículos vão obviamente ficar às moscas. Provavelmente irão reconsiderar tal como fez a Cepsa nos PCR.

Muitos continuam com a parte de OPC gratuita, mas a eletricidade passa a ser paga.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”