Boas, eu tenho um Leaf 30 e faço pelo menos uma vez por mês Porto-Lisboa-Porto, na ida saio do Porto a 100%, CC nos 100km/h e chego a Pombal com cerca de 6%, este trajeto é o pior de todos, são 146km e gasta a grande maioria da bateria. No Pombal faço uma carga até aos 90% e sigo, só paro em Aveiras para carregar se for para a margem sul, quando vou para a zona da Expo sigo a 100km/h. Em Lisboa ou na margem sul carrego sempre, mas sempre a 100% para que o regresso seja mais tranquilo. No regresso, viajando a 100km/h carrego em Leiria até aos 90/95% e posteriormente mais 10/15min em Antuã para chegar a casa. Esta viagem já foi feita pela minha mulher no regresso, a 100km/h com apenas uma paragem em Leiria!!!
Este meu pequeno resumo só para verificar que se para um 30kWh a viagem é feita sem grande stress, num de 40kWh ainda com menos stress deverá ser feita e não parece que tenha sido o caso. Nestas minhas viagens o carro após a 2ª carga anda praticamente sempre no vermelho e já o vi limitar potência por duas ou três vezes dada a temperatura da bateria, mas nunca demorei mais do que 4h para cada lado, o normal são 3h30...
O meu conselho é, saída a 100% e não tenha medo das cargas rápidas, o carro limita quer a potência de carregamento quer a potência do motor quando assim necessitar para baixar a temperatura da bateria.
Para terminar, pelas viagens que tenho feito, os consumos maiores costumam ser no sentido Norte / Sul, a título exemplificativo, fique com um registo de uma viagem Porto - Setubal - Porto onde apenas falta o troço Antuã - Porto no regresso:
Abraços elétricos e boas viagens!!!