O problema está em lugares de parqueamento abertos, mas se tiver alguma informação que me possa enviar, agradeço.hmendes Escreveu: ↑28 mar 2019, 12:06Se anda perdido é porque quer, não falta informação quer da Certiel, quer da Sgorme, inclusive há uma portaria que define as regras técnicas para este tipo de instalações, salvo erro a 220/2016Gameiro101 Escreveu: ↑25 mar 2019, 17:39Como nota, o eletricista que está a fazer a obra, também anda um pouco perdido com a situação dos VE, mas vai copiar a solução e em todas as instalações futuras vai prever tubagens para a passagem de cabos individuais para as garagens.

Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados
-
- Registado: 13 fev 2017, 20:37
- Data de fabrico: 01 fev 2016
- Capacidade bateria: 30 KW
Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados
-
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
Re: Empresas / Electricistas para fazer instalações eléctricas para carregamento de VE em locais privados
Vou procurar amanhã no pc, se tiver alguma coisa envio, como centrei a pesquisa e interesse em estacionamento coberto, pode eventualmente ter-me passado ao lado...Gameiro101 Escreveu: ↑01 abr 2019, 11:11O problema está em lugares de parqueamento abertos, mas se tiver alguma informação que me possa enviar, agradeço.hmendes Escreveu: ↑28 mar 2019, 12:06Se anda perdido é porque quer, não falta informação quer da Certiel, quer da Sgorme, inclusive há uma portaria que define as regras técnicas para este tipo de instalações, salvo erro a 220/2016Gameiro101 Escreveu: ↑25 mar 2019, 17:39Como nota, o eletricista que está a fazer a obra, também anda um pouco perdido com a situação dos VE, mas vai copiar a solução e em todas as instalações futuras vai prever tubagens para a passagem de cabos individuais para as garagens.
-
vou estudar, mas o grande problema que temos é a questão de limitação de acessos, não vá uma pessoa"enganar-se" e meter a carregar no lugar do vizinho quando ele está de férias :p
Há EVSEs com validação RFID ou PIN. Isso das férias é fácil de controlar. Já o disseram aqui... tu deverás ter um disjuntor no apartamento para o cabo que vai para a garagem... e que irás desligar durante as férias 

Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
-
Obviamente que tem de ter um disjuntor para o carregador, mas se as pessoas nem fecham a torneira da Água quando vão de férias, achas que se vão lembrar do disjuntor.
A ideia é deixarmos para o cliente a escolha do tipo de controlo que pretenda.
-
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
RFID, Pin, etc. Não faltam é soluções, basta procurarGameiro101 Escreveu: ↑03 abr 2019, 11:13vou estudar, mas o grande problema que temos é a questão de limitação de acessos, não vá uma pessoa"enganar-se" e meter a carregar no lugar do vizinho quando ele está de férias :p

-
- Registado: 28 ago 2018, 13:30
- Data de fabrico: 15 ago 2018
- Capacidade bateria: 40 Kwh
Podem partilhar os custos com eletricistas ?
No meu caso tive uma proposta só mão de obra de 450€, um vizinho meu 900€ (com materiais)
No meu caso tive uma proposta só mão de obra de 450€, um vizinho meu 900€ (com materiais)
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
400€ com cento e tal metros de cabo, contador e tomada CE.
Eletricista já indicado.
Eletricista já indicado.
No meu caso foram necessários cerca de 67m de cabo 6x3 e a passagem de piso (dos arrumos até aos locais de estacionamento).
Contactei duas empresas as quais ficaram de me ligar para se deslocarem ao local e orçamentar. Uma delas ligou-me 4 meses depois, a outra ainda me encontro à espera...e já foi há mais de dois anos...
Posto isto, meti mãos à obra. Adquiri disjuntor (a colocar no quadro dos meus arrumos, os quais se encontram ligados ao apartamento) e 100m do cabo supra (rígido) e utilizei as calhas técnicas do condomínio. O carregador utilizado foi um Efacec de 16A (o qual traz instalações de montagem). Adquiri ainda umas calhas plásticas para a passagem de piso (feita pela zona de condutas de sucção de ar) e para finalizar a instalação (como vemos nos normais interruptores). A única coisa que não montei foi um disjuntor de picos de tensão, porque fui informado que a ligação ao condomínio já tinha, pelo que iria ser redundante. Quem olha diz que foi feito de raiz, ficou mesmo impecável.
Antes de iniciar os trabalhos falei com o resposnsável pelo condomínio o qual autorizou os trabalhos, e no final levei-o a verificar tudo, inclusivamente que aquele cabo vinha efectivamente dos meus arrumos...
Com todo o material para a instalação, fora o carregador, gastei cerca de 150€.
Inclusivamente, tenho um vizinho com um hibrido, o qual é dono de uma das maiores empresas de venda de materiais electricos do Porto, o qual me veio dar os parabéns que aquilo estava impecável e que nem ele, na instalação do seu (feita dentro dos arrumos privados que fica al lado do carro) teve tantos cuidados.
Há uns meses veio o responsável do condomínio falar comigo a dizer que um condómino o veio questionar, já por diversas vezes, se eu teria a certificação da instalação. Acrescentou que por ele não queria nada, mas que o outro é que andava a insistir, até porque dizia se houvesse um incêndio proveniente daquela instalação os seguros se iriam por de parte.
Pedi para o informar de tudo o que fora feito e que se ele tivesse alguma questão que ma viesse fazer pessoalmente... Até agora não o fez...
A questão agora é essa: será necessário a certificação da instalação? Quem o faz e a quem pedir? E os seguros? Normalmente os seguros colocam-se sempre de parte, acho que não altera muito...
É que entretanto adquiri outros arrumos (como o meu vizinho) em que ficam ao lado do carro, e se for para ter problemas mudo o carregador lá para dentro...
Contactei duas empresas as quais ficaram de me ligar para se deslocarem ao local e orçamentar. Uma delas ligou-me 4 meses depois, a outra ainda me encontro à espera...e já foi há mais de dois anos...
Posto isto, meti mãos à obra. Adquiri disjuntor (a colocar no quadro dos meus arrumos, os quais se encontram ligados ao apartamento) e 100m do cabo supra (rígido) e utilizei as calhas técnicas do condomínio. O carregador utilizado foi um Efacec de 16A (o qual traz instalações de montagem). Adquiri ainda umas calhas plásticas para a passagem de piso (feita pela zona de condutas de sucção de ar) e para finalizar a instalação (como vemos nos normais interruptores). A única coisa que não montei foi um disjuntor de picos de tensão, porque fui informado que a ligação ao condomínio já tinha, pelo que iria ser redundante. Quem olha diz que foi feito de raiz, ficou mesmo impecável.
Antes de iniciar os trabalhos falei com o resposnsável pelo condomínio o qual autorizou os trabalhos, e no final levei-o a verificar tudo, inclusivamente que aquele cabo vinha efectivamente dos meus arrumos...
Com todo o material para a instalação, fora o carregador, gastei cerca de 150€.
Inclusivamente, tenho um vizinho com um hibrido, o qual é dono de uma das maiores empresas de venda de materiais electricos do Porto, o qual me veio dar os parabéns que aquilo estava impecável e que nem ele, na instalação do seu (feita dentro dos arrumos privados que fica al lado do carro) teve tantos cuidados.
Há uns meses veio o responsável do condomínio falar comigo a dizer que um condómino o veio questionar, já por diversas vezes, se eu teria a certificação da instalação. Acrescentou que por ele não queria nada, mas que o outro é que andava a insistir, até porque dizia se houvesse um incêndio proveniente daquela instalação os seguros se iriam por de parte.
Pedi para o informar de tudo o que fora feito e que se ele tivesse alguma questão que ma viesse fazer pessoalmente... Até agora não o fez...
A questão agora é essa: será necessário a certificação da instalação? Quem o faz e a quem pedir? E os seguros? Normalmente os seguros colocam-se sempre de parte, acho que não altera muito...
É que entretanto adquiri outros arrumos (como o meu vizinho) em que ficam ao lado do carro, e se for para ter problemas mudo o carregador lá para dentro...
Tesla S 100D
Tesla 3 Performance
Tesla X 100D
Tesla 3 Performance
Tesla X 100D
-
- Registado: 28 ago 2018, 13:30
- Data de fabrico: 15 ago 2018
- Capacidade bateria: 40 Kwh
Deves também ter em atenção a espessura dos cabos e o diferencial utilizado. Muitas vezes neste fórum são discutidas as dimensões dos cabos e é consensual que o melhor é usar cabos de 10mm (embora os de 6mm também aguentem).
Contudo, ainda não vi nenhuma referência ao tipo de diferencial (peço desculpa se estou enganado), e é um fator super importante.
Uma pequena explicação simplificada:
Os diferenciais servem para proteger as pessoas de choques elétricos. Como nos VE o tipo de energia é muito mais potente, é muito mais importante este tipo de protecção. O diferencial para os carregadores de veículos elétricos não devem ser os "normais" (tipo A), pois em caso de problemas com o carro, pode acontecer o diferencial não desligar a corrente em caso de electrocussão. Não entrando muito em detalhes, os diferenciais "normais" podem não funcionar se o carro estiver a injectar corrente contínua de volta para a rede.
Para os carregadores de veículos elétricos é importante (diria mesmo, essencial) utilizar diferenciais super-imunizados (e.g., Disjuntor Residual linha Acte 9 ilD da Schneider). Estes diferenciais são bastante mais caros que os "normais" mas são únicos que asseguram uma boa protecção das pessoas.
Contudo, ainda não vi nenhuma referência ao tipo de diferencial (peço desculpa se estou enganado), e é um fator super importante.
Uma pequena explicação simplificada:
Os diferenciais servem para proteger as pessoas de choques elétricos. Como nos VE o tipo de energia é muito mais potente, é muito mais importante este tipo de protecção. O diferencial para os carregadores de veículos elétricos não devem ser os "normais" (tipo A), pois em caso de problemas com o carro, pode acontecer o diferencial não desligar a corrente em caso de electrocussão. Não entrando muito em detalhes, os diferenciais "normais" podem não funcionar se o carro estiver a injectar corrente contínua de volta para a rede.
Para os carregadores de veículos elétricos é importante (diria mesmo, essencial) utilizar diferenciais super-imunizados (e.g., Disjuntor Residual linha Acte 9 ilD da Schneider). Estes diferenciais são bastante mais caros que os "normais" mas são únicos que asseguram uma boa protecção das pessoas.