Hyundai Ioniq - O Pretinho
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho
Não resisto a intrometer-me...
Faz sim. A média de 9.4 é uma condução normal. Claro que não existe "normal"... mas não foi nada de ninja.
Há um utilizador no fórum Prius que está a fazer 8.9 no seu percurso trabalho-casa.
O Ioniq faz os 240km com uma certa facilidade. Por exemplo, nesta imagem, os primeiros 220km foram feitos com média de 60km/h e sobraram 23%, à mesma velocidade que circulam todos os carros naquela estrada (N118, atravessa muitas localidades, Samora, Benavente, Salvaterra, Muge, Benfica do Ribatejo, Almeirim, Alpiarça, Chamusca...).
A 90km/h reais velocidade constante, que é mais difícil do que condução "normal" numa N118 ou N4 até Montemor, o Ioniq pode ou não conseguir os 250km, consoante uma série de variáveis, tipo temperatura e vento. Casos concretos Faro-Sevilha, 200km, sobraram 20 e poucos %, Fundão-Salamanca, 200km, sobraram 10%, saída de PCR com 94%... por outro lado, a ida ao EIVE em Badajoz, 200km, cheguei lá a ganir com 15% e andei pouco tempo acima de 100km/h.
Há um vídeo de um dos franceses que fez um record do mundo, um vídeo de 356km numa carga, em que se vê o tipo andar normalmente... faz ultrapassagens, não empata o trânsito, tem partes em que anda a 80km/h e tem o CC nos 90km/h... simplesmente atravessa muitas localidades, a velocidade média deve ser muito baixa.
Outra característica dos recordistas é a de que fazem estes records no seu percurso normal ao longo de dias, semanas... Penso que isso tem peso também, provavelmente aumenta a eficiência energética da bateria por reduzir o peso do efeito de histerese da bateria.
Claro, quer o meu, quer o do Bruno, já terão alguma degradação, que ainda não sabemos quantificar, e não estarão para bater records mundiais... e o meu percurso diário tem Vasco da Gama, por isso nem tento.
Faz sim. A média de 9.4 é uma condução normal. Claro que não existe "normal"... mas não foi nada de ninja.
Há um utilizador no fórum Prius que está a fazer 8.9 no seu percurso trabalho-casa.
O Ioniq faz os 240km com uma certa facilidade. Por exemplo, nesta imagem, os primeiros 220km foram feitos com média de 60km/h e sobraram 23%, à mesma velocidade que circulam todos os carros naquela estrada (N118, atravessa muitas localidades, Samora, Benavente, Salvaterra, Muge, Benfica do Ribatejo, Almeirim, Alpiarça, Chamusca...).
A 90km/h reais velocidade constante, que é mais difícil do que condução "normal" numa N118 ou N4 até Montemor, o Ioniq pode ou não conseguir os 250km, consoante uma série de variáveis, tipo temperatura e vento. Casos concretos Faro-Sevilha, 200km, sobraram 20 e poucos %, Fundão-Salamanca, 200km, sobraram 10%, saída de PCR com 94%... por outro lado, a ida ao EIVE em Badajoz, 200km, cheguei lá a ganir com 15% e andei pouco tempo acima de 100km/h.
Há um vídeo de um dos franceses que fez um record do mundo, um vídeo de 356km numa carga, em que se vê o tipo andar normalmente... faz ultrapassagens, não empata o trânsito, tem partes em que anda a 80km/h e tem o CC nos 90km/h... simplesmente atravessa muitas localidades, a velocidade média deve ser muito baixa.
Outra característica dos recordistas é a de que fazem estes records no seu percurso normal ao longo de dias, semanas... Penso que isso tem peso também, provavelmente aumenta a eficiência energética da bateria por reduzir o peso do efeito de histerese da bateria.
Claro, quer o meu, quer o do Bruno, já terão alguma degradação, que ainda não sabemos quantificar, e não estarão para bater records mundiais... e o meu percurso diário tem Vasco da Gama, por isso nem tento.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6466
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho
Sim, sem dúvida. Ontem (se precisasse) poderia ter feito muito perto de 300km, aquela indicação do GOM é demasiado conservadora (já disse que acho o GOM do Leaf melhor). Saí de casa a 94% (a esponja foi às compras) e parei com 45%. Fugindo da auto estrada a autonomia estiiiiiiiica
Em complemento ao comentário do migle, a velocidade média ontem era de 66km/h. Nada lento para uma viagem pelo IC2 abaixo
Em complemento ao comentário do migle, a velocidade média ontem era de 66km/h. Nada lento para uma viagem pelo IC2 abaixo
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6466
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho
Hoje após carga completa o GOM indicava 260km. Acho que é o valor mais alto que já mostrou e, com a média actual, continua conservador, mas por pouco
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho
É isso que eu acho que já não é. Antigamente, fosse qual fosse o SoC, 2km por cada % era o rendimento mínimo garantido.
Hoje, ainda com o SoH "digital" nos 100%, sinto que os 100% continuam a corresponder ao mesmo nível de tensão, os 0% também, mas que abaixo de 4-5%, já não está a render 2km/%. Que os poucos kms começam a desaparecer depressa.
Fico com ideia de que vai ser atingido um threshold, e que nesse momento o "tamanho" de cada % vai diminuir, e vai aparecer qualquer coisa no SoH.
Preciso de fazer alguns gráficos com os dados que tirei. Talvez esta tarde possa sobrar algum tempo para isso.
PS: por exemplo, naquele dia dessa imagem em que fiz 265km, tudo indicava que, reduzindo a velocidade no SoC baixo, fosse possível fazer 285km. Fui para a garagem ainda com 3% mas não estou a ver que tivesse ido além dos 270km.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6466
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho
Sim, também. Tenho a sensação que já referi aqui que os últimos %% não "valem o mesmo" que os outros. Mas honestamente já há bastante tempo que não estico a corda por isso já perdi alguma sensibilidade.
E ao contrário de ti, não faço registo nenhum
Troquei de telemóvel há pouco tempo e ainda nem o emparelhei com o OBD Já instalei o Torque, menos mau
E ao contrário de ti, não faço registo nenhum
Troquei de telemóvel há pouco tempo e ainda nem o emparelhei com o OBD Já instalei o Torque, menos mau
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6466
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho
Novidades menos agradáveis...
Seguindo a senda de todos os carros que tive e conduzi até agora (incluindo os da empresa, de utilização pontual, provavelmente em todos eles aconteceu uma vez pelo menos), o pára brisas d'O Pretinho levou uma calhoada e estalou.
Nada de especial, todos temos seguro de quebra isolada de vidros e tal... Pois, mas os 1000€ de cobertura não chegam Se não me falha a memória, 1130€ é quanto fica o estrago...
Dizem os senhores da Carglass (ou era Express glass? Não me lembro do que a esponja disse) que vidros recentes, câmaras, sensores disto e daquilo, calibração daquilo tudo, é quanto custa.
Fica o aviso, fujam dos camiões
Seguindo a senda de todos os carros que tive e conduzi até agora (incluindo os da empresa, de utilização pontual, provavelmente em todos eles aconteceu uma vez pelo menos), o pára brisas d'O Pretinho levou uma calhoada e estalou.
Nada de especial, todos temos seguro de quebra isolada de vidros e tal... Pois, mas os 1000€ de cobertura não chegam Se não me falha a memória, 1130€ é quanto fica o estrago...
Dizem os senhores da Carglass (ou era Express glass? Não me lembro do que a esponja disse) que vidros recentes, câmaras, sensores disto e daquilo, calibração daquilo tudo, é quanto custa.
Fica o aviso, fujam dos camiões
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
-
- Mensagens: 812
- Registado: 13 mar 2018, 11:51
- Data de fabrico: 30 dez 2020
- Capacidade bateria: 58Kwh
Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho
Vai lá vai... Chiça. Mais vale fazer um seguro com 5K de vidros não tarda lol
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3060
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho
BrunoAlves Escreveu: ↑08 abr 2019, 23:43Novidades menos agradáveis...
Seguindo a senda de todos os carros que tive e conduzi até agora (incluindo os da empresa, de utilização pontual, provavelmente em todos eles aconteceu uma vez pelo menos), o pára brisas d'O Pretinho levou uma calhoada e estalou.
Nada de especial, todos temos seguro de quebra isolada de vidros e tal... Pois, mas os 1000€ de cobertura não chegam Se não me falha a memória, 1130€ é quanto fica o estrago...
Dizem os senhores da Carglass (ou era Express glass? Não me lembro do que a esponja disse) que vidros recentes, câmaras, sensores disto e daquilo, calibração daquilo tudo, é quanto custa.
Fica o aviso, fujam dos camiões
Não dá para reparar enchendo a racha?
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6466
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho
Tentou-se. Assim que a máquina começou a fazer o enchimento a racha abriu mais...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- Nonnus
- Mensagens: 3250
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Hyundai Ioniq - O Pretinho
No mês passado aconteceu a minha patroa. Ia atrás de um camião e levou com uma pedra, estalou o vidro. Mas tivemos mais sorte, deu para encher a racha com a cola.
Se os vidros cada vez estão mais caros, talvez as seguradoras tenham de rever os seguros. Qualquer dia temos um seguro de vidros que só paga metade do valor do vidro.
Se os vidros cada vez estão mais caros, talvez as seguradoras tenham de rever os seguros. Qualquer dia temos um seguro de vidros que só paga metade do valor do vidro.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024