
Ioniq facelift 2019
- BrunoAlves
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Ioniq facelift 2019
https://pushevs.com/2019/05/02/new-hyun ... iq-family/
Aumento da bateria para 38kWh e uma ligeira melhoria no carregador interno para 7,2kW (deve ir agora aos 32A)
No texto fala de uns horrendos 54min para 80% num PCR de 100kW, o que não faz qualquer sentido. A tensão da bateria também baixa significativamente em relação à actual. Nos comentários do artigo esse tópico foi abordado e fala-se em células eventualmente diferentes, organizadas de forma diferente e, sobretudo, provavelmente com menos espaço entre elas comparando com a actual, o que poderá resultar em menor capacidade de dissipação.
Aumento da bateria para 38kWh e uma ligeira melhoria no carregador interno para 7,2kW (deve ir agora aos 32A)
No texto fala de uns horrendos 54min para 80% num PCR de 100kW, o que não faz qualquer sentido. A tensão da bateria também baixa significativamente em relação à actual. Nos comentários do artigo esse tópico foi abordado e fala-se em células eventualmente diferentes, organizadas de forma diferente e, sobretudo, provavelmente com menos espaço entre elas comparando com a actual, o que poderá resultar em menor capacidade de dissipação.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
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Re: Ioniq facelift 2019
É de facto estranho e um passo atrás.
Penso que devem ser 2 fatores que originam os 54m até 80% de carga num carregador de 100kW:
- Menor tensão no pack implica menor potência efetiva de carga (os PCRs estão limitados a 125A nos de 50kW e a 200A nos de 100kW).
- Provável química NCM622, onde já conhecemos as limitações de potência de carga para SOCs acima de 60%.
Se por um lado a mudança de química para NCM622 era inevitável, baixar a tensão no pack agravou o problema e por isso deveriam ter tido mais atenção nesta situação.
Penso que devem ser 2 fatores que originam os 54m até 80% de carga num carregador de 100kW:
- Menor tensão no pack implica menor potência efetiva de carga (os PCRs estão limitados a 125A nos de 50kW e a 200A nos de 100kW).
- Provável química NCM622, onde já conhecemos as limitações de potência de carga para SOCs acima de 60%.
Se por um lado a mudança de química para NCM622 era inevitável, baixar a tensão no pack agravou o problema e por isso deveriam ter tido mais atenção nesta situação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Ioniq facelift 2019
Conseguiram estragar o que seria um excelente carro e possivelmente o melhor concorrente ao model 3. Demonstra mais uma vez o pouco interesse que a Hyundai tem em vender EVs 

- rnlcarlov
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Re: Ioniq facelift 2019
No artigo falam que o carregador actual AC é de 6.6kW. No entanto tenho visto o meu carregar a 7kW.
- BrunoAlves
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Re: Ioniq facelift 2019
Pode ser a tensão que esteja mais alta. Eu nunca vi o meu a carregar a mais de 29A
A construção actual é boa, a circulação da ventilação é boa e parece manter a temperatura bem controlada. Empilhar mais células no mesmo espaço terá obviamente outras limitações.
O ioniq tem um grande problema, que é o espaço. Para aumentar a capacidade teriam de sacrificar alguma coisa, desde o início que leio que não havia espaço para mais.
A construção actual é boa, a circulação da ventilação é boa e parece manter a temperatura bem controlada. Empilhar mais células no mesmo espaço terá obviamente outras limitações.
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Re: Ioniq facelift 2019
Podiam usar células com maior densidade energética, quase de certeza 

- brunoa
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Re: Ioniq facelift 2019
Falta saber um pormenor que pode ser preponderante.
Custo inicial do veiculo!
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Bruno R. Almeida
Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km
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- migle
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Re: Ioniq facelift 2019
É. Tem um autocolante. Máximo 6.6kW de output. Pode puxar mais à entrada, desde que menos que 32A.
A imagem veio deste tópico de 2017 quando surgiram rumores deste aumento.
Tudo indica que usa. Todos os leaks têm sido de que usa as mesmas células e drivetrain do Kauai, Niro e novo Soul, para reduzir custos, portanto NCM 622.
Mas puxa-se a manta para um lado e destapa-se do outro. Mais densidade energética à custa de menor densidade de potência e robustez.
Depois, não devem ter conseguido enfiar lá mais células... E eram 320V ou então 480V... Na segunda hipótese, o máximo iria lá para os 550V. Talvez isso dificultasse o carregamento em PCR de 50kW... Talvez os outros componentes não suportassem...
Mas acho que ainda é cedo para dizer que não presta... É melhor ver o carro a ser testado primeiro.
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Re: Ioniq facelift 2019
um carro com 294km de range....
por exemplo, para ir do Porto a Albufeira, só precisa de parar uma vez... se essa paragem durar 50min é assim tão mau?
no meu caso que moro a 5km da saída da A8 de Lousa/Montachique para ir de férias para albufeira nem preciso de parar... consigo fazer direto!
literalmente posso ir a todo o Portugal só com uma paragem para carregar.
para mim chegaria perfeitamente!
ele que venha é a bom preço!
por exemplo, para ir do Porto a Albufeira, só precisa de parar uma vez... se essa paragem durar 50min é assim tão mau?
no meu caso que moro a 5km da saída da A8 de Lousa/Montachique para ir de férias para albufeira nem preciso de parar... consigo fazer direto!
literalmente posso ir a todo o Portugal só com uma paragem para carregar.
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Re: Ioniq facelift 2019
É mau no sentido de que só para uma vez, mas essa vez dura tanto como parar 2 vezes. Não considero uma evolução.
Além disso, em casos como o nosso país, onde apenas há um PCR e uma boa parte cobra só tempo, só piora.
Poderiam ao menos ter colocado um carregador AC 22kW, que sempre compensava um bocado as coisas.
Além disso, em casos como o nosso país, onde apenas há um PCR e uma boa parte cobra só tempo, só piora.
Poderiam ao menos ter colocado um carregador AC 22kW, que sempre compensava um bocado as coisas.
Última edição por jfr2006 em 03 mai 2019, 21:30, editado 1 vez no total.