rnlcarlov Escreveu: ↑22 mai 2019, 10:26
migle Escreveu: ↑21 mai 2019, 19:56
Mas o cartão físico é inútil, porque tem de ser previamente carregado com dinheiro. Nem sem como é que isso se faz.
Na app?
Gostava de também ter o cartão físico, não vá haver problemas de comunicação como já ocorreram, em que só o físico funcionava.
Da primeira vez que fui a Espanha já com cartão, tentei logo usá-lo, para experimentar e porque se perde imenso tempo a brincar com apps de telemóvel só para carregar o carro. Não consegui, então telefonei e o tipo explicou-me que não tinha saldo no cartão, que tem de ser carregado primeiro... é pré-pago, portanto, isso não serve o utilizador ocasional e nunca consegui descobrir como carrega. IBIL tem de ser com app, e eles se calhar já não estão a mandar os cartões porque estão obsoletos... já na minha carta dizia que já não havia nenhum posto que não funcionasse com app.
E agora é mais seguro, o posto de Sevilha é Efacec. Esteve uns mesitos avariado, trocaram logo o que lá estava. Em Portugal ainda hoje estaria avariado...
A verdadeira segurança é ter uma alternativa de carregamento normal.
Da última vez que fui a Sevilha, esta Páscoa, fiz assim: carreguei duas vezes, cheguei e carreguei a 60% (não me lembro, por aí), dessa maneira assegurei que 1) não deixava o carro estacionado com a bateria quente, e 2) à volta, na pior das hipóteses demoraria 2h a carregar no IKEA (4h30 seria mau descobrir perto da hora do jantar), 3) se o PCR estivesse mau, ficava a saber logo à chegada e carregava em lento 4) sairia de Sevilha com a bateria bem cheia para vir à vontade. Então foram dois carregamentos de uns 15 minutos em vez de um de 25...
Em princípio não acontece o carregador e a app falharem. O truque é arranjar maneira de se falharem a coisa não ser catastrófica. E não tenho a menor dúvida que havendo um problema, em qualquer bomba de gasolina te ajudam, levando o EVSE para tomadas industriais, as lavagens de automóveis costumam ter tomadas de 16A.
PS: mas se tens dúvidas em relação ao cartão, nada como telefonar, e já deves ter visto que eles são sempre super prestáveis. Aliás, podes perguntar se o posto está a funcionar. Eu da primeira vez até pedi para me verem se nos últimos dias tinham havido carregamentos bem sucedidos.