Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por caz » 05 jun 2019, 10:44

Preços da tarifa de Acesso às Redes de Energia Elétrica aplicável à Mobilidade Elétrica nos
Pontos de Carregamento a UVE (Tarifas para a energia elétrica em 2019)

Baixa Tensão - Tarifa Tri-horária (EUR/kWh)
Horas de ponta 0,1913
Horas cheias 0,0813
Horas de vazio 0,0419


Energia ativa (EUR/kWh)
Horas fora de vazio 0,1058
Horas de vazio 0,0419

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por mjr » 05 jun 2019, 11:13

jfr2006 Escreveu:
05 jun 2019, 10:00
Querem mais uma ajuda à confusão? Resolvi perguntar à prio se o preço nos PCN era referido à potência do PCN ou à velocidade de carregamento do veículo. A resposta foi:
Bom dia Exmo. Senhor ----,



A tarifa aplicada é referente à potência de carregamento.





Para qualquer esclarecimento adicional não hesite em contactar.

Muito obrigada pela atenção.

Cumprimentos,
:roll:
De facto não foram nada claros, embora de acordo com a conversa que tive no ENVE tenha entendido que seria de acordo com a potência média do carregamento e não com a capacidade do posto. Isto a mim não faz muito sentido. Este tarifário ganha de longe o prémio de mais complicado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por beme83 » 05 jun 2019, 12:57

caz Escreveu:
05 jun 2019, 10:24
Não sei como consegues esse valor de 4000€ se para substituir os 200 equipamentos da rede piloto para os da Magnum Cap, o valor mais baixo que apareceu foi de ~6000 €.

Mas se achas assim tão interessante o negócio porque não investes nuns quantos PCN ? O pessoal aqui do fórum iria agradecer-te certamente...
Não irei investir num negócio controlado pelo Estado em que a legislação é absurda. Como já referi a questão não passa apenas pelo preço mas sim por um conjunto variado de fatores adicionais.
Além do que referiu mesmo sendo 6000 euros por posto grande parte do valor pode ser atribuído via beneficio à modernização e eficiência energética no ambito de projetos nacionais ou europeus.

Além disso muitos postos tiveram custo 0 para o OPC pois foram pagos pelos politécnicos, universidades, câmaras municipais, candidatura do estado etc

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por Erbium » 05 jun 2019, 13:46

mjr Escreveu:
05 jun 2019, 11:13
De facto não foram nada claros, embora de acordo com a conversa que tive no ENVE tenha entendido que seria de acordo com a potência média do carregamento e não com a capacidade do posto. Isto a mim não faz muito sentido. Este tarifário ganha de longe o prémio de mais complicado.
Depois dessa resposta genérica que também recebi fiz nova questão e foi o que me responderam:
Imagem

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por jfr2006 » 05 jun 2019, 15:26

No meu local de trabalho tenho um PCN 22kW e até estava tentado a experimentar para ver o que cobravam, não fosse o facto de estar às "turras" com o OPC e em conjunto com o meu colega decidimos fazer greve ao carregamento nesse posto. Como somos os únicos 2 a usá-lo, quando eles virem que o movimento é 0, pode ser que comecem a pensar....

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por caz » 06 jun 2019, 10:36

Em minha opinião a discussão devia centrar-se em quais as condições que tornavam o mercado atrativo para termos muitos carregadores. A questão do preço, para mim é uma questão secundária, pois se o mercado for atrativo e existir concorrência podemos escolher o que mais nos convém.

A discussão que vejo é como podemos ter nos PCN preços semelhantes aos de casa. Penso que isso é totalmente impossível, pois dada a diferença entre a TAR para a mobilidade elétrica e o preço da energia que temos em casa não estou a ver como alguém quer investir num negócio com essa margem tão pequena.

Entre o preço que temos em casa e o preço de abastecermos um ICE existe uma diferença muito grande. Se quisermos puxar a brasa à nossa sardinha e ter um preço semelhante ao de casa, não vamos ter ninguém que os queira instalar.

Obviamente que são bem vindos os alertas para os abusos, para proteger os mais distraídos e até levar a que sejam corrigidos.

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por caz » 06 jun 2019, 10:42

beme83 Escreveu:
05 jun 2019, 12:57
caz Escreveu:
05 jun 2019, 10:24
Não sei como consegues esse valor de 4000€ se para substituir os 200 equipamentos da rede piloto para os da Magnum Cap, o valor mais baixo que apareceu foi de ~6000 €.

Mas se achas assim tão interessante o negócio porque não investes nuns quantos PCN ? O pessoal aqui do fórum iria agradecer-te certamente...
Não irei investir num negócio controlado pelo Estado em que a legislação é absurda. Como já referi a questão não passa apenas pelo preço mas sim por um conjunto variado de fatores adicionais.
Além do que referiu mesmo sendo 6000 euros por posto grande parte do valor pode ser atribuído via beneficio à modernização e eficiência energética no ambito de projetos nacionais ou europeus.

Além disso muitos postos tiveram custo 0 para o OPC pois foram pagos pelos politécnicos, universidades, câmaras municipais, candidatura do estado etc
Não sei se percebeste que 6000 € é sem a parte de construção e ligação à rede elétrica... logo o valor deve ser muito superior...

Relativamente aos incentivos do estado, só conheço os para os carregadores rápidos. Mas podes partilhar quais são os outros que existem ???

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por beme83 » 06 jun 2019, 11:47

caz Escreveu:
06 jun 2019, 10:42
beme83 Escreveu:
05 jun 2019, 12:57
caz Escreveu:
05 jun 2019, 10:24
Não sei como consegues esse valor de 4000€ se para substituir os 200 equipamentos da rede piloto para os da Magnum Cap, o valor mais baixo que apareceu foi de ~6000 €.

Mas se achas assim tão interessante o negócio porque não investes nuns quantos PCN ? O pessoal aqui do fórum iria agradecer-te certamente...
Não irei investir num negócio controlado pelo Estado em que a legislação é absurda. Como já referi a questão não passa apenas pelo preço mas sim por um conjunto variado de fatores adicionais.
Além do que referiu mesmo sendo 6000 euros por posto grande parte do valor pode ser atribuído via beneficio à modernização e eficiência energética no ambito de projetos nacionais ou europeus.

Além disso muitos postos tiveram custo 0 para o OPC pois foram pagos pelos politécnicos, universidades, câmaras municipais, candidatura do estado etc
Não sei se percebeste que 6000 € é sem a parte de construção e ligação à rede elétrica... logo o valor deve ser muito superior...

Relativamente aos incentivos do estado, só conheço os para os carregadores rápidos. Mas podes partilhar quais são os outros que existem ???
Como referi muitos postos tiveram custo 0 para o OPC pois foram pagos pelos politécnicos, universidades, câmaras municipais, candidatura do estado (instalação PCN múnicipios https://www.mobie.pt/news/mobi-e-lana-c ... tualização PCN rede piloto, instalação em locais publicos mas de acesso restrito etc).

Um exemplo em 2016 https://www.electricmobilityeurope.eu/projects/ mais outro

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por rnlcarlov » 06 jun 2019, 14:38

Outro ponto contra este CEME, é que nas facturas (pelo menos a que recebi), nem sequer vem informação relativa aos carregamentos individuais. Vai tudo junto: total min, total kwh, total TAR, total OPC..... Tendo eles o tarifário mais complexo, incluir a informação que cada carregamento que se fez parece-me ainda mais necessário.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto

Mensagem por jfr2006 » 06 jun 2019, 15:21

Para ajudar à festa, recebi agora este e-mail da evaz:


Caros Clientes,



Vimos pela presente informar que a TAR (Tarifa de acesso à rede) para a mobilidade elétrica foi alterada de acordo com o Despacho n.º 3636/2019 do Sr. Secretário de Estado da Energia que pode ser consultado aqui.



Em resumo, o desconto aplicado à TAR diminuiu de 0,0360€ para 0.0245€ para o período fora de vazio com retroactivos desde o inicio do Ano de 2019.

Este novo desconto já se vai refletir na fatura de Maio.



Decidimos absorver este impacto, mantendo o nosso preço final inalterado até informação em contrário, tornando a nossa oferta ainda mais competitiva.

Acreditamos que esta decisão vai de encontro às expectativas de todos os clientes, motivando-os para muitas viagens em segurança, movidos com a nossa energia positiva.



Sugerimos a instalação da App MIIO onde podem fazer a comparação dos diversos tarifários existentes no mercado, verificar a disponibilidade dos postos em tempo real, etc.



Obrigado pela preferência e confiança demonstrada na eVaz Energy.



Eva Fernandes | eVaz Energy | Gestora de Clientes | www.evaz.energy




Responder

Voltar para “Carregamento”