VE parado durante as férias... qual o SoC aconselhado para evitar degradação?
VE parado durante as férias... qual o SoC aconselhado para evitar degradação?
Agora que se aproxima o período de férias para muitos de nós, para quem deixar o VE parado em casa... existe algum SoC aconselhado em que devemos deixar o dito de forma a minimizar a degradação?
Já se sabe que não devemos deixar o SoC nem muito baixo... nem muito alto... devemos então apontar para os 50% SoC ou existe alguma tensão média nas células Li-Ion recomendado para períodos de "repouso" prolongados?
Já se sabe que não devemos deixar o SoC nem muito baixo... nem muito alto... devemos então apontar para os 50% SoC ou existe alguma tensão média nas células Li-Ion recomendado para períodos de "repouso" prolongados?
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6466
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: VE parado durante as férias... qual o SoC aconselhado para evitar degradação?
Fraquinhos
Nem baixo nem alto. Aponta para os 50% e está tudo bem
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
Re: VE parado durante as férias... qual o SoC aconselhado para evitar degradação?
Vá... a viagem tem mesmo de ser pelo ar... senão era a electrões!
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2482
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: VE parado durante as férias... qual o SoC aconselhado para evitar degradação?
desliga a bateria de 12 que pode descarregar por causa do carwings.
Re: VE parado durante as férias... qual o SoC aconselhado para evitar degradação?
Mesmo no novo Leaf?
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
Re: VE parado durante as férias... qual o SoC aconselhado para evitar degradação?
Eu deixei o meu (Leaf 40kWh) 1 semana parado com 60% penso eu. Só perdeu 1% durante a semana e não tive problemas nenhuns quando voltei.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9900
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: VE parado durante as férias... qual o SoC aconselhado para evitar degradação?
Eu deixo sempre entre 20 e 30% de SOC. Regra geral quanto menos melhor, mas há depois o risco de durante o tempo inativo a bateria se descarregar para níveis perigosos, além que não é prático chegar a casa e o carro estar sem carga.
Nas baterias mais antigas era uma situaçao mais crítica pois mesmo a 20% de SOC a tensão nas células era acima de 3,7V. Atualmente nas químicas NMC para 50% de SOC a tensão anda pelos 3,6V, pelo que não há grande ganho em deixar a menos de 50%. O que degrada a bateria quando parada são as reações parasitas, que dependem da temperatura e da tensão da célula, ambos de maneira exponencial.
Nas baterias mais antigas era uma situaçao mais crítica pois mesmo a 20% de SOC a tensão nas células era acima de 3,7V. Atualmente nas químicas NMC para 50% de SOC a tensão anda pelos 3,6V, pelo que não há grande ganho em deixar a menos de 50%. O que degrada a bateria quando parada são as reações parasitas, que dependem da temperatura e da tensão da célula, ambos de maneira exponencial.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2482
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: VE parado durante as férias... qual o SoC aconselhado para evitar degradação?
O novo Leaf continua a ter bateria de 12V, por isso os cuidados deverão ser os mesmos.
No meu caso particular já tive situações variadas, já deixei o meu leaf mk2 2 semanas parado e encotrei-o no estado em que o deixei, mas também ja aconteceu apanhar a bateria de 12V descarregada apos algumas semanas parado e acho que a culpa foi minha porque abusei do carwings.