No meu tempo os carros eléctricos tinham bateria de corrente contínua, mas se calhar os modernos já são AC... Just kiddingMRider Escreveu: ↑27 jun 2019, 12:57E como é que nos VE s modernos o utilizador tem contacto com corrente continua?caz Escreveu: ↑27 jun 2019, 10:38Tecnicamente isso não é verdade, uma fuga de corrente contínua não é diferente se for indoor ou outdoor.
Não tenho nenhum interesse na venda de material elétrico, apenas quero alertar para o problema. Acho que é um investimento que vale a pena fazer, para nos protegermos em caso de choque elétrico.
Tecnicamente, até funciona sem qualquer tipo de protecção (quer da instalação, quer das pessoas). Mas aí é a decisão de cada um. Neste caso só estou a partilhar informação pois não é muito conhecido este problema

EVSE Comprado, falta cabos
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Re: EVSE Comprado, falta cabos
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Re: EVSE Comprado, falta cabos
Agora a sério.
Existem algumas evse que já têm todos os tipos de protecção e nem precisam de disjuntor nem diferencial adicional. Mas outros não.
O meu alerta é porque vejo sempre conselhos sobre a dimensão dos cabos e deveríamos explicar também a questão da protecção. Como não sabemos qual o tipo de evse que vão escolher, o melhor conselho é comprarem também um diferencial super imunizado. 30mA
Assim temos a certeza que não vai dar problemas
Existem algumas evse que já têm todos os tipos de protecção e nem precisam de disjuntor nem diferencial adicional. Mas outros não.
O meu alerta é porque vejo sempre conselhos sobre a dimensão dos cabos e deveríamos explicar também a questão da protecção. Como não sabemos qual o tipo de evse que vão escolher, o melhor conselho é comprarem também um diferencial super imunizado. 30mA
Assim temos a certeza que não vai dar problemas
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Re: EVSE Comprado, falta cabos
Mas à tomada não chega qualquer vislumbre de CC. Tens um rectificador e seguramente tens harmónicos de várias ordens, para os quais era fixe que existissem diferenciais imunizados (mas isso para que o diferencial não dispare com correntes de fuga que não nos fazem nada - que o digam os Zoe).
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Re: EVSE Comprado, falta cabos
Os comportamentos são errantes, tanto pode ser disparo continuo como não ser capaz de detetar falha. Creio que o assunto não é tão simplista como o caz quer fazer crer, há regras para instalar diferenciais tipo B e fazer ao acaso pode ser pior do que seguir as regras atuais:

Por isso é que é preciso perceber as coisas primeiro.
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Re: EVSE Comprado, falta cabos
APR: não percbi a tua questão, pois não contradiz aquilo que disse. Quando instalas um EVSE, deves instalar um circuito exclusivo para o carregador. O diferencial desse circuito obviamente não deve ter nenhum diferencial atrás.
Re: EVSE Comprado, falta cabos
No meu caso tenho um AC no geral com 300mA de diferencial e o do EVSE é um AC com 30mA de diferencial (mais a protecção que o próprio OpenEVSE oferece). Acho que é suficiente.
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Re: EVSE Comprado, falta cabos
Cada um é livre de usar o que quiser.
A minha preocupação é relativa a quem nos pergunta um conselho. Relativamente aos cabos penso ser unanime sugerir cabos de 10mm2, apesar de para distâncias curtas 6 mm2 ser suficiente.
Na questão dos diferenciais, uma vez que não sabemos qual o tipo de instalação de quem pergunta, o melhor é sugerir aquele que não lhe vai dar quaisquer problemas. Os diferenciais é como as bonecas russas, em que o que oferece menor protecção é o AC, depois o A, depois o F e finalmente o B.
Se utilizarem o B estão a ter o nível máximo de protecção, se utilizarem um outro qualquer não sabemos o que vai acontecer.
Em termos de custo acho que não é muito relevante, pois quem muda dum ICE para um VE, o equivalente a pagar 1 ou 2 depósitos a mais não faz qualquer diferença. Saber que não corre o risco de ser electrocutado, acho que tem maior valor que isso.
Por isso acho que devemos dar um bom conselho e não um conselho "para desenrascar"
A minha preocupação é relativa a quem nos pergunta um conselho. Relativamente aos cabos penso ser unanime sugerir cabos de 10mm2, apesar de para distâncias curtas 6 mm2 ser suficiente.
Na questão dos diferenciais, uma vez que não sabemos qual o tipo de instalação de quem pergunta, o melhor é sugerir aquele que não lhe vai dar quaisquer problemas. Os diferenciais é como as bonecas russas, em que o que oferece menor protecção é o AC, depois o A, depois o F e finalmente o B.
Se utilizarem o B estão a ter o nível máximo de protecção, se utilizarem um outro qualquer não sabemos o que vai acontecer.
Em termos de custo acho que não é muito relevante, pois quem muda dum ICE para um VE, o equivalente a pagar 1 ou 2 depósitos a mais não faz qualquer diferença. Saber que não corre o risco de ser electrocutado, acho que tem maior valor que isso.
Por isso acho que devemos dar um bom conselho e não um conselho "para desenrascar"
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Re: EVSE Comprado, falta cabos
Sim, comprei cabo de 10mm2. Em relação ao diferencial a garagem já tem um diferencial de 300mA, que serve para as tomadas da garagem! Para o EV devia meter outro diferencial!? Nem estou a falar em relação ao tipo A e B que falam acima, que sinceramente os meus conhecimentos não vão tão longe, conheço e sempre usei um diferencial normal.
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Re: EVSE Comprado, falta cabos
Bom em relação à instalação de diferenciais para instalações dedicadas a carregamento de veiculos elétricos, aparentemente as normas mudaram no inicio do ano. Neste momento para ficar concordante com as regras em vigor é assumido que um posto de carregamento de um VE precisa de ter proteção diferencial de 30mA e com deteção de corrente residual DC. Esta imposição pode ser cumprida efetuando uma das seguintes instalações:
- circuito dedicado para carregamento de veiculo elétrico, com proteção diferencial tipo B, onde é de extrema importância não haver nenhum diferencial normal tip A / AC a montante na instalação. A razão desta regra prende-se com o facto de um diferencial tipo B de 30mA ser tolerante a correntes residuais DC até 30mA e a partir de 6mA de corrente de fuga DC os diferenciais normais tipo A /AC ficam "cegos" e falham na deteção e corte.
- Circuito que alimenta o EVSE instalar um diferencial de 30mA convencional + um equipamento de deteção de corrente residual DC até 6mA. exemplos: http://www.stegen.com/en/ev-products/12 ... ensor.html
https://www.bender-uk.com/products/resi ... ng/rcmb121
Do que vi do panorama de EVSE há alguns que se adaptaram e já cumprem a norma e trazem proteção diferencial normal + deteção DC 6mA incluidos, p/exemplo o nrgkick ou o zappi. Há um fabricante ingles que incluiu um diferencial tipo B de baixissima qualidade nos seus carregadores e está a ter imensos problemas com EVSE queimados. O OpenEVSE está obsoleto neste ponto. O melhor que conseguiram foi indicar um diferencial tipo B da marca chinesa "chint" que custa à volta de 200€ para instalar em separado. E sim, 200€ é preço canhão. Um diferencial tipo B de marca é mais caro que um EVSE....
- circuito dedicado para carregamento de veiculo elétrico, com proteção diferencial tipo B, onde é de extrema importância não haver nenhum diferencial normal tip A / AC a montante na instalação. A razão desta regra prende-se com o facto de um diferencial tipo B de 30mA ser tolerante a correntes residuais DC até 30mA e a partir de 6mA de corrente de fuga DC os diferenciais normais tipo A /AC ficam "cegos" e falham na deteção e corte.
- Circuito que alimenta o EVSE instalar um diferencial de 30mA convencional + um equipamento de deteção de corrente residual DC até 6mA. exemplos: http://www.stegen.com/en/ev-products/12 ... ensor.html
https://www.bender-uk.com/products/resi ... ng/rcmb121
Do que vi do panorama de EVSE há alguns que se adaptaram e já cumprem a norma e trazem proteção diferencial normal + deteção DC 6mA incluidos, p/exemplo o nrgkick ou o zappi. Há um fabricante ingles que incluiu um diferencial tipo B de baixissima qualidade nos seus carregadores e está a ter imensos problemas com EVSE queimados. O OpenEVSE está obsoleto neste ponto. O melhor que conseguiram foi indicar um diferencial tipo B da marca chinesa "chint" que custa à volta de 200€ para instalar em separado. E sim, 200€ é preço canhão. Um diferencial tipo B de marca é mais caro que um EVSE....
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Re: EVSE Comprado, falta cabos
Esta imagem ajuda a perceber o que cumpre e o que não cumpre:
