Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
-
FilipeNogueira
- Mensagens: 35
- Registado: 22 jun 2019, 20:19
- Data de fabrico: 01 dez 2015
- Capacidade bateria: 22 A.h
- Localização: Alfena
Mensagem
por FilipeNogueira » 24 jul 2019, 14:41
E assim se aprende imenso
Ponderei a green up versus a instalação de uma CEE 16 com um diferencial para proteger o circuito de carga do carro, e vou começar a procurar electricista para me fazer o serviço.
Qualquer diferencial serve? Estava a pensar meter este ou equivalente
Inter diferencial 2P 30MA AC LEGRAND 25A
-
hmendes
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Mensagem
por hmendes » 24 jul 2019, 17:11
FilipeNogueira Escreveu: ↑24 jul 2019, 14:41
E assim se aprende imenso
Ponderei a green up versus a instalação de uma CEE 16 com um diferencial para proteger o circuito de carga do carro, e vou começar a procurar electricista para me fazer o serviço.
Qualquer diferencial serve? Estava a pensar meter este ou equivalente
Inter diferencial 2P 30MA AC LEGRAND 25A
E o que vais ligar à CEE de 16A? Se for o carregador que vem com o carro vais carregar só a 10A, com a greenup carregarias a 13A, é 30% mais rápido e um bom pedaço mais de eficiência, já que a 10A o Zoe é uma desgraça....
Quanto ao diferencial, no mínimo Tipo A e não tipo AC
-
RJSC
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3493
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Mensagem
por RJSC » 24 jul 2019, 17:33
Numa tomada normal basta encostar um iman por fora na ficha do EVSE ou meter um iman por dentro de uma ficha normal, para ela passar a valer 70€.

-
FilipeNogueira
- Mensagens: 35
- Registado: 22 jun 2019, 20:19
- Data de fabrico: 01 dez 2015
- Capacidade bateria: 22 A.h
- Localização: Alfena
Mensagem
por FilipeNogueira » 24 jul 2019, 17:38
hmendes Escreveu: ↑24 jul 2019, 17:11
E o que vais ligar à CEE de 16A? Se for o carregador que vem com o carro vais carregar só a 10A, com a greenup carregarias a 13A, é 30% mais rápido e um bom pedaço mais de eficiência, já que a 10A o Zoe é uma desgraça....
Quanto ao diferencial, no mínimo Tipo A e não tipo AC
Sim estava a pensar ligar para já o carregador que vem com o Zoe via adaptador schucko/CEE, pensava que a CEE daria o mesmo bónus de carregamento que a green up muito mais barato...
RJSC Escreveu: ↑24 jul 2019, 17:33
Numa tomada normal basta encostar um iman por fora na ficha do EVSE ou meter um iman por dentro de uma ficha normal, para ela passar a valer 70€.
E se fizer o mesmo na tomada CEE também resultará? Qualquer iman serve?
bem pelo menos o diferencial é útil em qualquer das situações
O Tipo de Diferencial tem de ser A? nisto estou completamente a leste
-
hmendes
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Mensagem
por hmendes » 24 jul 2019, 17:48
RJSC Escreveu: ↑24 jul 2019, 17:33
Numa tomada normal basta encostar um iman por fora na ficha do EVSE ou meter um iman por dentro de uma ficha normal, para ela passar a valer 70€.
E há quem as venda bem mais caro.... já as vi a 250 €, e há quem as compre por esse valor

-
hmendes
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Mensagem
por hmendes » 24 jul 2019, 17:52
FilipeNogueira Escreveu: ↑24 jul 2019, 17:38
Sim estava a pensar ligar para já o carregador que vem com o Zoe via adaptador schucko/CEE, pensava que a CEE daria o mesmo bónus de carregamento que a green up muito mais barato...
FilipeNogueira Escreveu: ↑24 jul 2019, 17:38
RJSC Escreveu: ↑24 jul 2019, 17:33
Numa tomada normal basta encostar um iman por fora na ficha do EVSE ou meter um iman por dentro de uma ficha normal, para ela passar a valer 70€.
E se fizer o mesmo na tomada CEE também resultará? Qualquer iman serve?
Sim, podes colar um iman na tomada original do EVSE e vai funcionar, acho que já se falou nisso por aqui, é uma questão de procurar, ou seja vais carregar a 13A, nunca a 16A.
FilipeNogueira Escreveu: ↑24 jul 2019, 17:38
bem pelo menos o diferencial é útil em qualquer das situações
O Tipo de Diferencial tem de ser A? nisto estou completamente a leste
Se te quiseres proteger a ti e aos teus, é o mínimo que aconselho.
-
markids
- Mensagens: 34
- Registado: 24 jun 2019, 18:59
- Data de fabrico: 22 dez 2014
- Capacidade bateria: Zoe Q210
Mensagem
por markids » 25 jul 2019, 08:54
Apr Escreveu: ↑23 jul 2019, 14:29
pemifer Escreveu: ↑21 jul 2019, 11:43
FilipeNogueira Escreveu: ↑16 jul 2019, 15:55
Bem estando ainda à espera da finalização do negócio do meu Zoe, este tópico lançou-me algumas duvidas sobre o carregamento pois a informação que tinha é que a green up alem de fazer o carregamento mais rápido (cerca de 30% ) fazia alguma protecção contra picos de corrente que poderiam danificar o carro, caso não seja correcto por favor informem, no caso de usar tomada CE 16A essa melhoria (ou suposta melhoria) no carregamento e a protecção do carro também existe?
A informação que lhe deram deixou-me curioso: quem lhe deu essa informação?
Uma green up não passa de uma jogada de marketing, é uma tomada schuko!
Quem lhe disse que a green up aumenta a velocidade de carregamento ou é ignorante ou está a querer enganá-lo! Cuidado com isso!
A velocidade de carregamento depende do EVSE!
No caso do EVSE da Renault, que acho que é igual ao da Nissan, o carro carrega a 10A, esteja ligado a uma tomada shucko chinesa, uma green up ou uma CEE 32A.
No caso dos Renault, a terra tem de ser mesmo boa! Os Nissan carregam em qualquer lado (o meu antigo carregava).
Não é bem assim, a green up é uma ficha schuko reforçada com um imane. Quando o EVSE da renault identifica o imane aumenta os amperes e carrega um pouco mais rápido.
Eu sei que o EVSE da Nissan suporta 14A, mas o da Renault pensava que só suportava 10A.
-
BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Mensagem
por BrunoAlves » 25 jul 2019, 09:12
Eu acho que é ao contrário. O da Nissan é de 10A fixos, o da Renault é que trabalhava com as Green Up e o tal íman

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber,
chamem-me!!!

-
Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3084
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Mensagem
por Filipe » 25 jul 2019, 10:09
BrunoAlves Escreveu: ↑25 jul 2019, 09:12
Eu acho que é ao contrário. O da Nissan é de 10A fixos, o da Renault é que trabalhava com as Green Up e o tal íman
Afirmativo.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
-
hmendes
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Mensagem
por hmendes » 26 jul 2019, 13:10
markids Escreveu: ↑25 jul 2019, 08:54
Apr Escreveu: ↑23 jul 2019, 14:29
pemifer Escreveu: ↑21 jul 2019, 11:43
A informação que lhe deram deixou-me curioso: quem lhe deu essa informação?
Uma green up não passa de uma jogada de marketing, é uma tomada schuko!
Quem lhe disse que a green up aumenta a velocidade de carregamento ou é ignorante ou está a querer enganá-lo! Cuidado com isso!
A velocidade de carregamento depende do EVSE!
No caso do EVSE da Renault, que acho que é igual ao da Nissan, o carro carrega a 10A, esteja ligado a uma tomada shucko chinesa, uma green up ou uma CEE 32A.
No caso dos Renault, a terra tem de ser mesmo boa! Os Nissan carregam em qualquer lado (o meu antigo carregava).
Não é bem assim, a green up é uma ficha schuko reforçada com um imane. Quando o EVSE da renault identifica o imane aumenta os amperes e carrega um pouco mais rápido.
Eu sei que o EVSE da Nissan suporta 14A, mas o da Renault pensava que só suportava 10A.
10 o da Nissan 13 o da Renault, desde com green up ou íman, caso contrário 10A também.