Home Charger... Vale a pena?

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
psp
Mensagens: 28
Registado: 27 out 2012, 00:37

Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por psp » 10 nov 2012, 00:59

mjr Escreveu:Se o LEAF vier com o EVSE portátil pode utilizá-lo. Há muitos membros do fórum, eu incluído, que assim fazem. Só recomendo que altere a tomada onda liga o EVSE para uma tomada CEE azul de 16A. Os contactos são mais generosos e para uma utilização intensiva de longo termo será mais indicada.
Obrigada pela resposta.
Era uma dúvida que tinha pois a única pessoa que conheço que possui um LEAF fez a instalação da EFACEC na garagem logo desde início e não tinha percebido muito bem se realmente era uma imposição ter o EVSE da EFACE na garagem ou não. Se o carro tiver um EVSE portátil liga-se à tomada CCE azul a instalar ao lado da tomada "normal" preferencialmente com uma protecção para sobrecargas...isso já me "cheira" a um valor aceitável.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3497
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por RJSC » 10 nov 2012, 01:17

Há aqui uns Espanhóis que vendem um por 484€:

http://renovablesdelsur.es/detalle/vehi ... ox/436/940

Dá para escolher 10A ou 16A, vem com ficha shucko mas pode montar-se facilmente na parede ligado diretamente à instalação ou com uma ficha CEE.

jfreire
Proprietário Leaf
Mensagens: 234
Registado: 02 ago 2011, 23:46
Data de fabrico: 0- 4-2018
Capacidade bateria: 115 Ah - 12 Barras
Localização: Torres Vedras

Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por jfreire » 10 nov 2012, 12:41

Acho que essa instalação na garagem foi a minha!

A obrigatoriedade da EVSE da EFACEC prendia-se com a autorização para instalação do equipamento na garagem, que é um espaço comum, havendo um espaço reservado para cada condómino.

Caso eu quisesse instalar uma ficha CEE tinha que pedir autorização ao condomínio. Para um equipamento certificado apenas tinha que avisar.

Uma vez que este caso é uma BOX, não há qualquer tipo de constrangimento.
psp Escreveu: Obrigada pela resposta.
Era uma dúvida que tinha pois a única pessoa que conheço que possui um LEAF fez a instalação da EFACEC na garagem logo desde início e não tinha percebido muito bem se realmente era uma imposição ter o EVSE da EFACE na garagem ou não. Se o carro tiver um EVSE portátil liga-se à tomada CCE azul a instalar ao lado da tomada "normal" preferencialmente com uma protecção para sobrecargas...isso já me "cheira" a um valor aceitável.

psp
Mensagens: 28
Registado: 27 out 2012, 00:37

Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por psp » 11 nov 2012, 02:22

jfreire Escreveu:Acho que essa instalação na garagem foi a minha!
Ainda não tive o prazer de conhecer o jfreire, mas é de outro utilizador aqui no fórum... de qualquer forma ainda só se proporcionou andar no carro 1 vez, a ver se repito brevemente.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3091
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por Filipe » 11 nov 2012, 12:36

Foi na minha estação de carga,psp :?:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

psp
Mensagens: 28
Registado: 27 out 2012, 00:37

Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por psp » 11 nov 2012, 14:39

Filipe Escreveu:Foi na minha estação de carga,psp :?:
Boas Filipe, também não. De qualquer forma só andei no carro uma vez e nem vi sequer a instalação na garagem dessa pessoa..mas irei mudar-me para a zona de cascais dentro de alguns meses pelo que seremos vizinhos ;)

pauloguerreiro
Proprietário Leaf
Mensagens: 269
Registado: 26 abr 2011, 18:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por pauloguerreiro » 11 nov 2012, 21:18

Tenho o Homecharger em casa, e carrego habitualmente no escritório com o carregador portátil ligado a uma tomada CEE azul.
O que me acontece é que o carregador portátil é muito mais rápido a carregar do que o Homecharger em casa. Será normal?
Nissan Leaf e Tesla Model S

jfreire
Proprietário Leaf
Mensagens: 234
Registado: 02 ago 2011, 23:46
Data de fabrico: 0- 4-2018
Capacidade bateria: 115 Ah - 12 Barras
Localização: Torres Vedras

Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por jfreire » 12 nov 2012, 00:17

O meu primeiro homecharger apenas dava um máximo de 12A. Queixei-me à Efacec que me trocou o homecharger, e o segundo já debitava os 16A.

Pode ser um problema idêntico.
pauloguerreiro Escreveu:Tenho o Homecharger em casa, e carrego habitualmente no escritório com o carregador portátil ligado a uma tomada CEE azul.
O que me acontece é que o carregador portátil é muito mais rápido a carregar do que o Homecharger em casa. Será normal?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9927
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por mjr » 12 nov 2012, 00:37

De certeza que o piloto do homecharger do pauloguerreiro está a indicar um valor menor de 16A ao carro. Deve ser fácil de resolver.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9927
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Home Charger... Vale a pena?

Mensagem por mjr » 12 nov 2012, 13:12

Obtive alguma informação dos EVSEs da Magnum Cap. Há dois modelos:

WALLBOX WITH CABLE / MODEL EASY

Imagem

e

MCCWB (permite carregar 2 VE em simultâneo)

https://docs.google.com/open?id=0B_uZhK ... C10Nzl2UTA

Para obterem preços é necessário falar diretamente com a Magnum Cap, pois pelo que me disseram é apresentado um orçamento para cada caso específico.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”