Penso que as médias dos VE é sem eletricidade regenerada. Ou seja é a eletricidade gasta pelo motor - eletricidade regenerada. Pelo menos o Leaf è assimNonnus Escreveu: 09 ago 2019, 09:47 Faz sentido. Mas o carro na média não te esta a dizer que tiraste 68kWh de uma bateria de 64kWh, esta-te a dizer que para percorrer 100km gastas-te x kWh, queres tenhas uma bateria de 100kWh, quer tenhas uma bateria de 20kWh.
O carro diz-te que com o que gastas-te e o que regeneraste fizeste x aos 100km, mas nestas contas esta lá kWh que ele pôs na bateria, dai não ser os 64kWh.
Não sei se me estou a conseguir explicar, ou estou a perceber mal a coisa.![]()
DB do António Eléctrico, Ioniq
-
beme83
- Proprietário Leaf
- Registado: 11 dez 2014, 15:49
- Data de Aquisicao: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Re: DB do António Eléctrico, Ioniq
- migle
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de Aquisicao: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
Nonnus Escreveu: 09 ago 2019, 09:47 O carro diz-te que com o que gastas-te e o que regeneraste fizeste x aos 100km, mas nestas contas esta lá kWh que ele pôs na bateria, dai não ser os 64kWh.
Claro. Hyundai também. Se não essa média não nos ajudava muito nas viagens...beme83 Escreveu: 09 ago 2019, 12:18 Penso que as médias dos VE é sem eletricidade regenerada. Ou seja é a eletricidade gasta pelo motor - eletricidade regenerada. Pelo menos o Leaf è assim
-
hmendes
- Registado: 19 mar 2017, 20:03
- Data de Aquisicao: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
No Leaf é o consumo do motor e climatização - regeneração, no Zoe é igual, presumo que seja igual em todos os VEsbeme83 Escreveu: 09 ago 2019, 12:18 Penso que as médias dos VE é sem eletricidade regenerada. Ou seja é a eletricidade gasta pelo motor - eletricidade regenerada. Pelo menos o Leaf è assim
-
hmendes
- Registado: 19 mar 2017, 20:03
- Data de Aquisicao: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
EDIT: Exemplo: Numa viagem de 100Km o motor consome 21kWh, regenera 5kWh, a média dessa viagem é 16kWh.hmendes Escreveu: 09 ago 2019, 17:39No Leaf é o consumo do motor e climatização - regeneração, no Zoe é igual, presumo que seja igual em todos os VEsbeme83 Escreveu: 09 ago 2019, 12:18 Penso que as médias dos VE é sem eletricidade regenerada. Ou seja é a eletricidade gasta pelo motor - eletricidade regenerada. Pelo menos o Leaf è assim
-
jfr2006
- Registado: 26 nov 2014, 11:18
- Data de Aquisicao: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
No Leaf, a média apresentada não conta com a perdas devido à resistência interna da bateria, que ainda podem ser elevadas.
Na média apresentada no CB, eu adiciono cerca de 5% pelo menos.
Na média apresentada no CB, eu adiciono cerca de 5% pelo menos.
- migle
No Hyundai, a média baseia-se em dois contadores monótonos de energia para dentro e para fora da bateria. Existe outro par de contadores, de Ah, mas suponho que não são utilizados pelo instrument cluster para calcular a média.
Quando se faz reset, guarda-se o valor dos dois contadores e do odómetro. Depois, a cada momento é fazer a diferença entre o actual e o guardado, a diferença entre energia carregada e descarregada e dividir pelos kms.
Assim, a energia descarregada já é uma medida de energia útil, descontando perdas por RI. Porém, a energia carregada... Se contarmos como regenerada estamos a incorrer no erro das perdas duas vezes, para dentro e para fora. Mas pronto! Numa viagem de estrada, isso não tem tanta importância porque o erro é na parcela mais pequena.
Suponho que é isto que apresenta o painel de instrumentos, e quando faço a conta costuma corresponder.
Quando se faz reset, guarda-se o valor dos dois contadores e do odómetro. Depois, a cada momento é fazer a diferença entre o actual e o guardado, a diferença entre energia carregada e descarregada e dividir pelos kms.
Assim, a energia descarregada já é uma medida de energia útil, descontando perdas por RI. Porém, a energia carregada... Se contarmos como regenerada estamos a incorrer no erro das perdas duas vezes, para dentro e para fora. Mas pronto! Numa viagem de estrada, isso não tem tanta importância porque o erro é na parcela mais pequena.
Suponho que é isto que apresenta o painel de instrumentos, e quando faço a conta costuma corresponder.
- migle
Onde está toda a gente?
Bem, lá vim para o Algarve... sexta-feira à noite... num fim de semana de Agosto... Estava à espera de grandes problemas nos PCRs, como no ano passado. Vim tarde, é certo, tive de ir comprar uma gaiola para gatos.
Assim que saí, comecei a ver a disponibilidade dos postos. AJT-* tudo disponível. ASL-* tudo disponível. Tive receio de que a rede estivesse em baixo... Comecei a ver Aveiras, disponível. Bom, não podia estar a ver todos, mas não encontrei um PCR que estivesse ocupado e que demonstrasse que a rede estava operacional.
À medida que me aproximava, fazia novas confirmações. Esteve sempre disponível.
Poupei energia, fui pela estrada. Finalmente a estrada entre Alcácer e Grândola tem o piso arranjado. Cheguei ao PCR de Aljustrel pelas 23h. Havia bicha para abastecer de combustíveis fósseis mas ninguém no PCR. Fui com o cartão um bocado a medo.... E funcionou. Carreguei os meus 16kWh e segui viagem.
Área de Serviço de Almodôvar, meia noite, completamente atafulhada de carros para abastecer de combustíveis...
O que é que aconteceu ao pessoal dos eléctricos? Tiveram medo? Estão escaldados com os apagões da Mobi.e?
Estão a sofrer por antecipação à conta de relatos negativos nas redes sociais?
Bom, cheguei. 23 graus à 1h da manhã em Faro. Mais fresco do que os 20 de Munique.
O tempo em Faro nunca surpreende. Mínimas inferiores a 20 graus são raras, como as máximas superiores a 30.
Bem, lá vim para o Algarve... sexta-feira à noite... num fim de semana de Agosto... Estava à espera de grandes problemas nos PCRs, como no ano passado. Vim tarde, é certo, tive de ir comprar uma gaiola para gatos.
Assim que saí, comecei a ver a disponibilidade dos postos. AJT-* tudo disponível. ASL-* tudo disponível. Tive receio de que a rede estivesse em baixo... Comecei a ver Aveiras, disponível. Bom, não podia estar a ver todos, mas não encontrei um PCR que estivesse ocupado e que demonstrasse que a rede estava operacional.
À medida que me aproximava, fazia novas confirmações. Esteve sempre disponível.
Poupei energia, fui pela estrada. Finalmente a estrada entre Alcácer e Grândola tem o piso arranjado. Cheguei ao PCR de Aljustrel pelas 23h. Havia bicha para abastecer de combustíveis fósseis mas ninguém no PCR. Fui com o cartão um bocado a medo.... E funcionou. Carreguei os meus 16kWh e segui viagem.
Área de Serviço de Almodôvar, meia noite, completamente atafulhada de carros para abastecer de combustíveis...
O que é que aconteceu ao pessoal dos eléctricos? Tiveram medo? Estão escaldados com os apagões da Mobi.e?
Bom, cheguei. 23 graus à 1h da manhã em Faro. Mais fresco do que os 20 de Munique.
O tempo em Faro nunca surpreende. Mínimas inferiores a 20 graus são raras, como as máximas superiores a 30.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de Aquisicao: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Ainda há dias comentava isso. Vejo muitos, muitos menos eléctricos não Tesla na auto estrada. Mas era férias, alguém me dizia.
Certo que hoje (novamente e expectavelmente) houve fila no SuC de Alcácer por volta da hora de almoço.
PCR, nada de filas e espera.
Para mim, a única justificação é que a MobiE finalmente ganhou. A malta desistiu e os eléctricos ficaram em casa.
Não vejo outra hipótese quando, na Páscoa, as filas eram imensas. Agora resolveu-se sem novos postos?
Fizeram como eu e ganharam sanidade mental. Não é pior, não...
Edit: sanidade mental é não precisar disto
Certo que hoje (novamente e expectavelmente) houve fila no SuC de Alcácer por volta da hora de almoço.
PCR, nada de filas e espera.
Para mim, a única justificação é que a MobiE finalmente ganhou. A malta desistiu e os eléctricos ficaram em casa.
Não vejo outra hipótese quando, na Páscoa, as filas eram imensas. Agora resolveu-se sem novos postos?
Fizeram como eu e ganharam sanidade mental. Não é pior, não...
Edit: sanidade mental é não precisar disto
migle Escreveu: 10 ago 2019, 19:38 O que é que aconteceu ao pessoal dos eléctricos? Tiveram medo? Estão escaldados com os apagões da Mobi.e?
Última edição por BrunoAlves em 11 ago 2019, 09:03, editado 2 vezes no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
-
leogrova
- Registado: 08 out 2018, 19:58
- Data de Aquisicao: 01 set 2018
- Capacidade bateria: 28 kwh
...eu estou a uma viagem das 10 viagens estivais que faço para o Algarve - a de regresso.
Dos 18 carregamentos que fiz, tive stress em 3 - 2 vezes o posto estava ocupado, uma vez estava com erro. Importa dizer que viajo em horário off peak - à noite, depois de jantar. Nestas três vezes carreguei na área de serviço do sentido contrário. Neste processo, uma paragem de 30 minutos, transforma-se numa paragem de 60 minutos, ou perto.
Adoro o meu carro,( sobretudo os seus bancos), mas também me conheço muito bem. Sei bem como vou lidar com a situação, a primeira vez que ficar apeado...
Infelizmente acho que o Bruno tem razão - as pessoas desistiram, ou estão a desistir de usar os seus VEs fora da autonomia, em períodos críticos. Foram escaldados, agora até da água fria têm medo...
Só para acrescentar - desde que se passou o fenómeno do Entroncamento comigo (ver fórum) a tal paragem de 30m que eu tanto apreciava, passou a ser uma paragem de 30m de stress, sempre a policiar o carregamento...
Dos 18 carregamentos que fiz, tive stress em 3 - 2 vezes o posto estava ocupado, uma vez estava com erro. Importa dizer que viajo em horário off peak - à noite, depois de jantar. Nestas três vezes carreguei na área de serviço do sentido contrário. Neste processo, uma paragem de 30 minutos, transforma-se numa paragem de 60 minutos, ou perto.
Adoro o meu carro,( sobretudo os seus bancos), mas também me conheço muito bem. Sei bem como vou lidar com a situação, a primeira vez que ficar apeado...
Infelizmente acho que o Bruno tem razão - as pessoas desistiram, ou estão a desistir de usar os seus VEs fora da autonomia, em períodos críticos. Foram escaldados, agora até da água fria têm medo...
Só para acrescentar - desde que se passou o fenómeno do Entroncamento comigo (ver fórum) a tal paragem de 30m que eu tanto apreciava, passou a ser uma paragem de 30m de stress, sempre a policiar o carregamento...
-
kony76
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de Aquisicao: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Também andei pelos caminhos de Portugal, este dias, e eu e a minha esposa também comentamos os poucos avistamentos de VE's. Mas como andamos pelo interior, julgamos ser disso.
Quanto à ocupação dos PCR, na ida apanhei um Tesla S na AS de Abrantes (Esta AS estava especialmente concorrida, com staff da volta a Portugal), mas coloquei o meu também à carga. Pelos vistos dava para os 2 ao mesmo tempo.
No regresso apanhei um Leaf na Mealhada, mas apenas esperei uns 15m.
Em 50% (2/4) dos meus CR's, tinha lá um.
Quanto à ocupação dos PCR, na ida apanhei um Tesla S na AS de Abrantes (Esta AS estava especialmente concorrida, com staff da volta a Portugal), mas coloquei o meu também à carga. Pelos vistos dava para os 2 ao mesmo tempo.
No regresso apanhei um Leaf na Mealhada, mas apenas esperei uns 15m.
Em 50% (2/4) dos meus CR's, tinha lá um.