Isto é para mim o maior problema do Leaf(seja o de 40 seja o de 62)... A nissan a saber que a europa está toda a aderir ao CCS(até a tesla) e até fabricam o carro no UK, porque raio teimam no Chademo? Pelo menos na europa adoptavam o CCS e deixavam o Chademo para Asia e eventualmente USBrunoAlves Escreveu: ↑03 set 2019, 11:07
Tem ainda o problema do Chademo e o não acesso às redes de alta potência.

Compra-Qual o melhor eléctrico?
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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
Só para deixar de chover no molhado, até porque o tópico não é sobre o Leaf de 62kWh, fica isto
https://youtu.be/OeAL5m_bsVI
Muito melhor desempenho do ioniq no teste dos 1000km, 28kWh, com 2 anos e 90.000km nas costas.
https://youtu.be/OeAL5m_bsVI
Muito melhor desempenho do ioniq no teste dos 1000km, 28kWh, com 2 anos e 90.000km nas costas.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
BrunoAlves Escreveu: ↑04 set 2019, 09:21Só para deixar de chover no molhado, até porque o tópico não é sobre o Leaf de 62kWh, fica isto
https://youtu.be/OeAL5m_bsVI
Muito melhor desempenho do ioniq no teste dos 1000km, 28kWh, com 2 anos e 90.000km nas costas.


Que diferença para um carro com metade da bateria e menos uns k€!
mais de 3h de atraso para o leaf, a conjugação de falta de arrefecimento (nem que fosse "apenas" uma ventoinha ao que parece) e o moribundo ChadeMo, fazem do leaf 62 um carro "citadino", que só anda decentemente no seu range (que são nem 58kWh na realidade, isto não pode ser considerado um kWhgate, anunciar 4kWh a mais do que realmente tem?)
Como diz o outro, "o tamanho as vezes não conta"


Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
No alçapão do tm3 cabe uma botija inteira:

Desde que o TM3 foi comprado, já teve um aumento de potencia, adicionadas inúmeras features, e a última que me deixou bastante impressionado foi o aumento de potencia nos SuC que já tive a oportunidade de experimentar. Que eu saiba não há nenhum carro no mercado que seja melhorado continuamente depois de sair do stand. Não e como a Nissan que nem a média de consumo foi capaz de corrigir nos primeiros leaf mk1. De resto pratica normal de todos os fabricantes fósseis.
O unico ponto negativo é mesmo o preço, no entanto uma fatia significativa das vendas do TM3 são pessoas normais com carros normais que olham para o TM3 como um produto em que vale a pena investir.
Desde que o TM3 foi comprado, já teve um aumento de potencia, adicionadas inúmeras features, e a última que me deixou bastante impressionado foi o aumento de potencia nos SuC que já tive a oportunidade de experimentar. Que eu saiba não há nenhum carro no mercado que seja melhorado continuamente depois de sair do stand. Não e como a Nissan que nem a média de consumo foi capaz de corrigir nos primeiros leaf mk1. De resto pratica normal de todos os fabricantes fósseis.
O unico ponto negativo é mesmo o preço, no entanto uma fatia significativa das vendas do TM3 são pessoas normais com carros normais que olham para o TM3 como um produto em que vale a pena investir.
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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
O meu S de Jan 2016 ainda hoje melhora, o AP1 foi melhorando, hoje está bem mais estável, o Nav tem também melhorado - ainda que às vezes ainda indique uns caminhos manhosos -, a gestão da carga em viagens com carga intermédia em superchargers também melhorou, e muito recentemente a travagem por regeneração aumentou sendo ainda menos necessário o uso dos travões.Apr Escreveu: ↑04 set 2019, 10:39...
Desde que o TM3 foi comprado, já teve um aumento de potencia, adicionadas inúmeras features, e a última que me deixou bastante impressionado foi o aumento de potencia nos SuC que já tive a oportunidade de experimentar. Que eu saiba não há nenhum carro no mercado que seja melhorado continuamente depois de sair do stand. Não e como a Nissan que nem a média de consumo foi capaz de corrigir nos primeiros leaf mk1. De resto pratica normal de todos os fabricantes fósseis.
O unico ponto negativo é mesmo o preço, no entanto uma fatia significativa das vendas do TM3 são pessoas normais com carros normais que olham para o TM3 como um produto em que vale a pena investir.
Do que não gostei foi de ter perdido o acesso às Apps na linha de cima no ecrã central que passaram para baixo no fundo do ecrã quando a interface foi uniformizada com o Model 3, no Model 3 acho a interface quase perfeita, da minha análise esta uniformização fez piorar a interface nos S e X.
OTA Tesla é outra coisa, nem sempre perfeita, mas muito à frente.
Há Model S hoje em 2.a mão pelo preço de um Model 3 novo, alguns até mais baratos e ainda em garantia.
O S é mais estradista que o 3 e a maioria destes S tem carga gratuita para toda a vida nos Superchargers
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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
Tenho feito múltiplas viagens pela Europa no S e já há tantos Superchargers por todo o lado, com número de stalls tipicamente de 8 a 40, que é difícil não haver supercharger num percurso.victormcpinto Escreveu: ↑03 set 2019, 10:48Na minha opinião, é um contra. Nas minhas viagens longas, não me parece que tenha de andar atrás dos SuC, mas sim encontrá-los no percurso que defini e que é do meu interesse.
Este Agosto fui à Escócia, sem ter que pensar onde carregar.
E para nao falar da rede complementar de DC Destination Chargers... Os vermelhos são locais de Superchargers, a densidade é enorme. Os cinza são DCs em carga AC, de 7 kW a 22 kW, desde hotéis a restaurantes a shoppings, por exemplo em Bilbao onde carreguei durante as compras no shopping
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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
Os mapas são verdadeiros e expressivos mas,
https://forococheselectricos.com/2019/0 ... pidos.html
https://forococheselectricos.com/2019/0 ... pidos.html
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
Fará nós com 1 PCR a cada 40km (pelo menos), muitas vezes fora de serviço 
Esse excesso de clientes na Noruega, combinado com um sistema de pagamento fácil de utilizar, faz com que os pontos de carregamento cresçam continuamente e em todo o lado.
SuC que tinham 16 stalls passaram a 20, depois 30.
3 e 4 PCR na mesma localização.
Verdadeiras estações de carregamento misto com SuC, PCR, HPC, PCN, tudo em grandes quantidades.

Esse excesso de clientes na Noruega, combinado com um sistema de pagamento fácil de utilizar, faz com que os pontos de carregamento cresçam continuamente e em todo o lado.
SuC que tinham 16 stalls passaram a 20, depois 30.
3 e 4 PCR na mesma localização.
Verdadeiras estações de carregamento misto com SuC, PCR, HPC, PCN, tudo em grandes quantidades.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
Todos os stalls passaram agora a 150 kW, quando estavam a 120 kW fiz 11 mil km em 24 dias na Alemanha, com Portugal - Espanha - França - Alemanha e regresso. Na Alemanha apanhei duas vezes situações de encontrar a localização de supercharger cheia, esperei zero, eu estava a chegar e alguém estava a sair, e no tempo que lá estive e com os stalls 100% ocupados quem vi chegar também esperou zero, alguém estava a sair.victormcpinto Escreveu: ↑04 set 2019, 12:05Os mapas são verdadeiros e expressivos mas,
https://forococheselectricos.com/2019/0 ... pidos.html
Agora com os stalls a 150 kW a espera será menor.
Na viagem à Escócia apanhei zero locais a 100% de ocupação. É verdade que o UK tem menos carros, o Model 3 começa a ser entregue agora, vi S e X, do Model 3 só nas stores.
É verdade que a Alemanha e a França não são a Noruega.
É verdade que locais de uso intenso levam com aumento de stalls. Não foi inocente ter destacado a localização dd 44 stalls.
Cá, Fátima foi ampliada. Outras localizações estão previstas ser ampliadas. Por enquanto haverá momentos em que se tenha q esperar 5 minutos num momento de maior tráfego pontual. Nada que me tire o sono ou me dê stress.
E há sempre a possibilidade de saltar uma localização de Supercharger, a densidade actual começa a permitir isso: o carro indica quantos stalls estão ocupados / livres, se não me apetecer esperar um pouco por um stall livre ao notar uma grande taxa de ocupação posso seguir para o próximo, até chego lá de bateria com menos % e a carga é mais rápida.
Ter que esperar 1 h 30 m pq 3 carros estão em linha num PCR, isso acho stressante.
Em Mealhada abrindo o potencial pontual stress em Fátima dilui-se, sendo que agora com 14 stalls a realidade é bem outra. Para não falar da entrada dos próximos locais de Superchargers.
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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?
Sim, é isso, facilidade de pagamento, rapidez, densidade, disponibilidade, expansão, e eu acrescentava a política das multas iddle fees: se um carro for deixado a ocupar um stall, se finalizar a carga sem ser retirado nos 5 minutos seguintes e os stalls da localização estiverem ocupados a mais de 50%, o dono do carro recebe uma senhora continha de multa iddle fees por ter deixado o carro sem estar a carregar a bloquear um stall.BrunoAlves Escreveu: ↑04 set 2019, 12:22Fará nós com 1 PCR a cada 40km (pelo menos), muitas vezes fora de serviço
Esse excesso de clientes na Noruega, combinado com um sistema de pagamento fácil de utilizar, faz com que os pontos de carregamento cresçam continuamente e em todo o lado.
SuC que tinham 16 stalls passaram a 20, depois 30.
3 e 4 PCR na mesma localização.
Verdadeiras estações de carregamento misto com SuC, PCR, HPC, PCN, tudo em grandes quantidades.
Um amigo achou que podia deixar o S ligado no stall durante a noite, estava sozinho.
Na manhã seguinte recebeu um email com a conta da multa por iddle fees.
- Eu estava sozinho, ninguém estava lá!
- Não sabes se durante a noite o supercharger ficou ocupado a mais de 50%...
E tinha sido isso, pela madrugada houve vários carros a chegar, ocupação a mais de 50%, levou uma senhora multa...