Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
- migle
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
A velocidade média não é muito boa para relacionar com consumos. Se eu andar a 140 e depois estiver uns minutos parados ou a muito baixa velocidade, estes não vão alterar os números do consumo, mas vão alterar brutalmente a velocidade média.
O que interessa é a velocidade de cruzeiro, uma moda seria uma medida melhor, à falta disso, a máxima aqui é a melhor indicação.
Posto isto, comparando com o Ioniq, a 126km/h, 24kWh/100km é bastante alto.
EDIT: devia apagar o meu post inútil, os comentários foram sobre o gráfico que ainda informa mais do que qualquer número.
O que interessa é a velocidade de cruzeiro, uma moda seria uma medida melhor, à falta disso, a máxima aqui é a melhor indicação.
Posto isto, comparando com o Ioniq, a 126km/h, 24kWh/100km é bastante alto.
EDIT: devia apagar o meu post inútil, os comentários foram sobre o gráfico que ainda informa mais do que qualquer número.
- BrunoFonseca
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Se fosse a 126 km/h iria gastar uns 30 kWh/100 km..migle Escreveu: ↑13 set 2019, 19:25A velocidade média não é muito boa para relacionar com consumos. Se eu andar a 140 e depois estiver uns minutos parados ou a muito baixa velocidade, estes não vão alterar os números do consumo, mas vão alterar brutalmente a velocidade média.
O que interessa é a velocidade de cruzeiro, uma moda seria uma medida melhor, à falta disso, a máxima aqui é a melhor indicação.
Posto isto, comparando com o Ioniq, a 126km/h, 24kWh/100km é bastante alto.
EDIT: devia apagar o meu post inútil, os comentários foram sobre o gráfico que ainda informa mais do que qualquer número.
Mas estes numeros levam-me a crer que não será fácil fazer Lisboa Coimbra com estas velocidades...
- mjr
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Parece muito exagerado o consumo indicado face ao gráfico da velocidade. Ou tinha bastante vento contra o sentido de deslocação ou então o carro anda a estimar mal a variação de SOC e depois indica uma quantidade de energia demasiado grande.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- BrunoFonseca
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
É mesmo assim. O Zoe é um glutão quando tiramos o ECO.
Repara neste zoom do gráfico do consumo médio. Está quase sempre acima dos 20 kWh.
- Anexos
-
- consumo.jpg (36.47 KiB) Visto 2742 vezes
- mjr
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Sugiro uma coisa:
- Carregar o carro a 100%.
- Andar uns 50km fazendo o log dos consumos.
- Calcular com base nesse log a energia gasta.
. Carregar novamente a 100% medindo a energia gasta para isso.
- Comparar os dois valores. Sugiro que a carga seja realizada a 22kW e nunca a menos de 3.7kW (O Zoe fica terrivelmente ineficiente abaixo disso).
Se a diferença for maior que 10-15% há algo de errado na medição do carro.
- Carregar o carro a 100%.
- Andar uns 50km fazendo o log dos consumos.
- Calcular com base nesse log a energia gasta.
. Carregar novamente a 100% medindo a energia gasta para isso.
- Comparar os dois valores. Sugiro que a carga seja realizada a 22kW e nunca a menos de 3.7kW (O Zoe fica terrivelmente ineficiente abaixo disso).
Se a diferença for maior que 10-15% há algo de errado na medição do carro.
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Acho que era mais ou menos aceite que o Zoe, a velocidades de auto estrada, é muito pouco eficiente. Já não me lembro de números (que comprovem estes dados ou não) mas, se o Leaf faz facilmente 20-22, estes valores não me surpreendem muito.
A sugestão do mjr para aferir o consumo efectivo é muito boa, mas não esperaria resultados muito melhores
A sugestão do mjr para aferir o consumo efectivo é muito boa, mas não esperaria resultados muito melhores
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- BrunoFonseca
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Note-se que não adquiri um VE para andar a 120 km/h na AE.
Alias, é raro utilizar AE, mas como surgiu a oportunidade e até estava com pressa, aproveitei para ver os consumos.
A última vez que tinha feito tal, foi pelo ENVE 2019, nos sprints de Sintra para Torres, também com velocidade a rondar os 100 km/h. Aí o consumo andava perto dos 17 kWh/100 km, e caramba, como esta vento no dia do ENVE!
Alias, é raro utilizar AE, mas como surgiu a oportunidade e até estava com pressa, aproveitei para ver os consumos.
A última vez que tinha feito tal, foi pelo ENVE 2019, nos sprints de Sintra para Torres, também com velocidade a rondar os 100 km/h. Aí o consumo andava perto dos 17 kWh/100 km, e caramba, como esta vento no dia do ENVE!
- BrunoFonseca
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Pois, de facto esteve a carregar durante a noite (entre a meia noite e picos e as 7 e tal da manhã) até aos 92% numa Green Up e que carregava a cerca de 2,8kW.mjr Escreveu: ↑14 set 2019, 00:15Sugiro uma coisa:
- Carregar o carro a 100%.
- Andar uns 50km fazendo o log dos consumos.
- Calcular com base nesse log a energia gasta.
. Carregar novamente a 100% medindo a energia gasta para isso.
- Comparar os dois valores. Sugiro que a carga seja realizada a 22kW e nunca a menos de 3.7kW (O Zoe fica terrivelmente ineficiente abaixo disso).
Se a diferença for maior que 10-15% há algo de errado na medição do carro.
Quando cheguei Lisboa voltei a deixar o carro à carga no posto velhinho da mobie (que está em baixo dia sim dia não) e pela 1ª vez os resultados da medição pareceram-me totalmente desajustados:
Em 1h43 carregou dos 15% aos 36% que significa 8,61 kWh (sem as perdas), o que dava 5kW quando o posto é de 3,68...
- LuisMendes
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
As minhas médias em autoestrada baseiam-se nas poucas vezes que vou a minha Aldeia e são as seguintes.
Percurso de ida e volta 280Km:
220 Km em Autoestrada (média 80-90Km/h ida e a 100-110 Km/h regresso)
60Km em Estrada (média 60 a 70 Km/h)
Soc Inicial 100%
+PCR 5Kw (15 minutos) e um café
Soc Final 20% no carro
Consumo Total 37-38 Kw
Media 13.5 Kw / 100Km
Recebi á poucos dias o Konnwei KW902 pelo que brevemente terei dados melhores com a App CanZE.
Percurso de ida e volta 280Km:
220 Km em Autoestrada (média 80-90Km/h ida e a 100-110 Km/h regresso)
60Km em Estrada (média 60 a 70 Km/h)
Soc Inicial 100%
+PCR 5Kw (15 minutos) e um café
Soc Final 20% no carro
Consumo Total 37-38 Kw
Media 13.5 Kw / 100Km
Recebi á poucos dias o Konnwei KW902 pelo que brevemente terei dados melhores com a App CanZE.
BrunoFonseca Escreveu: ↑13 set 2019, 01:38No passado dia 11, como estava com alguma pressa, fiz a A2 (nó Sines) até à Pt 25 de Abril (até ao inicio da descida para Almada, onde o transito estava parado) sem o modo Eco.
Obtive da App CanZE os dados que constam nas imagens abaixo, mas acima de tudo, os seguintes dados a reter:
SoC Inicial = 79%
SoC Final = 22%
Energia consumida ~23,37 kWh
Distância percorrida = 97 Km
Tempo = 56m30s
Velocidade média 103 Km/h
Consumo médio ~24,09 kWh/100 Km
Velocidade máxima 126 km/h
Puxadote, certo?
- BrunoFonseca
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE
Hoje tive pela primeira vez uma mensagem do tipo "STOP: Avaria do Sistema Eléctrico".
Tal aconteceu no parque de estacionamento do ALDI em Alfragide, mas reparei que no momento em que tentei ligar o carro e deu esse erro, os postes de iluminação pública do parque de estacionamento estavam intermitentes.
Acham possível a existência de alguma influência electromagnética exterior ter gerado este comportamento?
Nota: aguardei alguns minutos e voltei a tentar ligar o carro e não deu problema (nessa altura também os postes de iluminação já estavam ok)
Tal aconteceu no parque de estacionamento do ALDI em Alfragide, mas reparei que no momento em que tentei ligar o carro e deu esse erro, os postes de iluminação pública do parque de estacionamento estavam intermitentes.
Acham possível a existência de alguma influência electromagnética exterior ter gerado este comportamento?
Nota: aguardei alguns minutos e voltei a tentar ligar o carro e não deu problema (nessa altura também os postes de iluminação já estavam ok)