Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto
Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto
O preço de 1 ou 2 cent por min para carregar a 6.6kW no Leaf ainda é aceitável. Mais que isso já fica muito caro... Se chegarmos a um preço nos PCNs de mais de 2cent/min fica mais barato comprar uma garagem para mim.
Já agora essa ideia de colocar tomadas nos postes de luz é viável? Já vi postes inteligentes, como o Smart Lamp Post da Magnum Cap, mas isso aplica-se a qualquer poste luz? Ou é um poste completamente novo? Se fosse um extra que se pudesse aplicar em qualquer poste seria óptimo. Além disso também é preciso saber o custo...
Já agora essa ideia de colocar tomadas nos postes de luz é viável? Já vi postes inteligentes, como o Smart Lamp Post da Magnum Cap, mas isso aplica-se a qualquer poste luz? Ou é um poste completamente novo? Se fosse um extra que se pudesse aplicar em qualquer poste seria óptimo. Além disso também é preciso saber o custo...
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
- mjr
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Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto
Não dá para aplicar em todos porque as instalações estão preparadas para iluminação e não carga de veículos. Estamos a falar de um fator de 10 ao nível da potência!
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto
Para além de todas as questões regulamentares... de proteção, contagem,...
a lei teria de mudar consideravelmente para isso acontecer.
É muito mais simples colocar os postos no passeio
a lei teria de mudar consideravelmente para isso acontecer.
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Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto
Com os custos de colocar um posto de carregamento na rua, mais vale logo colocar a 2x22 kWh, pois a parte de construção é mais cara que o posto de carregamento.mjr Escreveu: ↑06 out 2019, 18:04Caz, estou a falar de carregadores de baixa potência, tipo 16A ou menos. São muito difíceis de rentabilizar pois o custo pela sua utilização para ser competitivo com a restante rede pública ou um carregamento em casa tem de ser muito baixo por minuto. 0,005€/mim já dá quase 0,10€/kW.h numa carga a 16A, ao que é preciso somar a parte CEME. E depois ninguém vai a meio da noite tirar o carro, pelo que terá de pagar o resto do tempo em que o posto está ocupado. 10 horas de estacionamento noturno custariam neste caso 3€. É muito dinheiro ao fim do mês para uma pessoa e muito pouco dinheiro para um OPC justificar o investimento. Por isso é que digo que se calhar mais vale ser gratuito a parte OPC (pagando obviamente a energia, parte CEME!), financiado pela autarquia.
A economia não funciona com borlas... Se queremos ter muitos carregadores deixem o mercado funcionar e o preço ajusta à procura e oferta
Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto
E se estivéssemos a falar de uma simples tomada para carregar a 10A?
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- migle
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Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto
Não vale nada. Não acho.
A parte da construção é o menos. Faz-se uma vez a instalação e está feita. Ao fim de umas décadas, esperamos, terá de ter manutenção.
A parte da potência é que é o pior. Essa parte fica.
Com a mesma reserva de potência com que pões 2 tomadas de 22 kW pões 6 de 7 kW ou 12 tomadas de 3.7 kW.
12 tomadas! Muitíssimo mais útil!
Borlas é andar a gastar os recursos todos em postos semi-rápidos que só servem alguns (não apenas porque poucos tiram proveito dos 22 kW, mas porque são menos postos e ficam ocupados mais facilmente).
O que é necessário são soluções para as nossas cidades, principalmente Lisboa, onde as pessoas não têm garagem para carregar o carro. Digo principalmente Lisboa porque o Porto é mais espalhado, as casas são mais baixas, há logradouros, etc.
Mesmo com os tais diferenciais de protecção caríssimos, o custo dos PCNs são peanuts no meio de toda a infraestrutura...
Temos estradas alcatroadas (quanto custam?), condutas disto e daquilo, etc...
Não me venham falar no custo dos PCNs...
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Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto
No início havia muito disso, mas fica tudo avariado. Por isso é que todos os PCN têm a mesma tomada
Relativamente às borlas acho um péssimo modelo. Não consigo entender porque temos todos de pagar a energia dos TVDE e drive now
- mjr
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Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto
Mas que borlas? A eletricidade deverá ser sempre paga.
Concordo com o Migle, 20 postos de 3.7kW são muito mais úteis que 3 de 22kW, grosso modo!
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- BrunoFonseca
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Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto
Não sei se concordo com essas contas. E o Migle não referiu 20 postos de 3.7 mas sim 6 ou 7 tomadas de 3.7 kW.
Mas veremos...
Com as 12 tomadas de 3.7 kw carregas 12 VE durante 8 horas (ou horário de trabalho ou período nocturno)
Com 2 tomadas de 22 kw podes carregar até 16 VE nas mesmas 8 horas, e note-se que nem todos necessitarão de carregar dos 0% aos 100%.
Certamente não há uma solução única.
Defendo que os locais de carga possam ter potências diferentes, desde PCR >=50 kW, passando por PCN de 22, 7,4 ou 3,7 kW, possibilitando o utilizador de escolher de acordo com as suas necessidades.
Mais uma vez estamos a discutir este temas por falta de pontos de carga.
- mjr
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Re: Pagamento dos PCN e cobranças ao minuto
Bruno, a proposta era para carregamento noturno de baixo custo para permitir que pessoas sem garagem tenham uma experiência semelhante às pessoas que têm garagem. Não estou a ver as pessoas durante a noite a irem trocar os carros, não faz sentido.
As contas são simples um posto de 22kW tem 3x32A, logo dá para separar em 2x16 x 3, ou seja 6 postos de 16A por cada posto de 3x32A. Para os 3 postos de 22kW que indiquei dá então para 18 posto, que eu arredondei para 20.
As contas são simples um posto de 22kW tem 3x32A, logo dá para separar em 2x16 x 3, ou seja 6 postos de 16A por cada posto de 3x32A. Para os 3 postos de 22kW que indiquei dá então para 18 posto, que eu arredondei para 20.
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