A mesma que todos os dias ligar o adaptador obd, ligar o telemovel, abrir o LS, tirar printscreen?, etc...
Poupei tempo e a cabeça.
Quando tinhas um CI fazias testes de potência regularmente para aferir o desgaste do motor?

A mesma que todos os dias ligar o adaptador obd, ligar o telemovel, abrir o LS, tirar printscreen?, etc...
Não ligo o OBD todos os dias porque nunca a desligo.
O que eu quis dizer é que o cálculo da degradação é isso mesmo, um cálculo, e por norma (podes ver pelos relatos de vários utilizadores) os VEs são pessimistas nesse aspeto, basta fazer um teste de tomada para verificar que esses valores de degradação não são reais...frankesousa Escreveu: ↑07 nov 2019, 10:41"Notar" diferença é subjectivo.hmendes Escreveu: ↑07 nov 2019, 02:27Essa questão da degradação “visível” é muito subjetiva. O meu 30 de 05.2017 com 45000kms conta com uma degradação de 5% e não noto rigorosamente diferença nenhuma em termos de autonomia. O meu 40 de 05.2019 com 22000km tem uma degradação de 6% (weird) e também não noto diferença. No Zoe (09.2014) tem uma degradação de 9% e noto zero na diferença de autonomia... acho que está tudo dito.
A bateria armazena menos 5% de energia a ponto final, é uma medida fácil de fazer.
Agora, 5% de 150km, são apenas 7.5km de perda de autonomia, muito mais perdemos nós com uma pequena alteração de condução ou condições atmosféricas, por isso não notas nada.
Agora o meu Leaf 30 está com uma perda de 15% em relação aos 28kWh iniciais (se calculares em relação ao aos anunciados 30kWh então até doi) e isso já se nota bastante. Neste momento não consigo utilizar nem 24kWh!
Continuo contente com o carro (foi o que me fez virar completamente as ideias para a ME), mas que é um carro genericamente mau e caro isso não tenho duvidas. A "única" coisa que tem de bom é mesmo a fiabilidade e simplicidade de funcionamento.
Isso do teste de tomada também é um calculo, já que a eficiência do onboard charger muda as contas!hmendes Escreveu: ↑07 nov 2019, 12:45O que eu quis dizer é que o cálculo da degradação é isso mesmo, um cálculo, e por norma (podes ver pelos relatos de vários utilizadores) os VEs são pessimistas nesse aspeto, basta fazer um teste de tomada para verificar que esses valores de degradação não são reais...
Não é 80%?frankesousa Escreveu: ↑07 nov 2019, 13:05
Não há dúvida que as baterias da Nissan são para chegar aos 8anos/160.000km com 70%, parecem calculadas mesmo para isso, o que é mau, já que confirma que 200.000km são o fim de vida para elas
não, até na verdade é menos de 70%, mas vamos arredondar para 70% para não saber tão malkony76 Escreveu: ↑07 nov 2019, 13:58Não é 80%?frankesousa Escreveu: ↑07 nov 2019, 13:05
Não há dúvida que as baterias da Nissan são para chegar aos 8anos/160.000km com 70%, parecem calculadas mesmo para isso, o que é mau, já que confirma que 200.000km são o fim de vida para elas
Para todos.
Logicamente que a eficiencia do carregador faz toda a diferença no teste da tomada, mas é um teste relativamente fiável (embora eu nunca tenha feito) até porque existe por aí um relatório de eficiência do carregador interno do Leaf (já foi aqui publicado mais do que uma vez).frankesousa Escreveu: ↑07 nov 2019, 13:05Isso do teste de tomada também é um calculo, já que a eficiência do onboard charger muda as contas!hmendes Escreveu: ↑07 nov 2019, 12:45O que eu quis dizer é que o cálculo da degradação é isso mesmo, um cálculo, e por norma (podes ver pelos relatos de vários utilizadores) os VEs são pessimistas nesse aspeto, basta fazer um teste de tomada para verificar que esses valores de degradação não são reais...
Eu já meti 24kWh, dentro do carro, e não foram os 24 para a bateria, como já carreguei a mesma percentagem com apenas 22kWh ou até menos só porque usei mais potência.
Eu não tenho grandes evidências para desconfiar das contas do BMS, se fosse pessimista, a Nissan já tinha corrigido (como fez no meu por exemplo) para não ter problemas em garantia.