PCN explode e um carro pega fogo

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por BrunoFonseca » 04 dez 2019, 14:26

Não era suposto os postos terem uma barreira de proteção? Caso essa existisse neste posto, o carro não teria ficado danificado pois estaria mais longe do posto.

Postos entrarem em combustão espontânea até podem acontecer e a qualquer hora do dia, com ou sem pessoas a assistir, logo para o vulgo utilizador dos postos o importante não é quem filmou, quem ficou a ver ou quem apagou o fogo, mas sim as questões de segurança e responsabilidades.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por Erbium » 04 dez 2019, 14:45

BrunoFonseca Escreveu:
04 dez 2019, 14:26
Postos entrarem em combustão espontânea até podem acontecer e a qualquer hora do dia, com ou sem pessoas a assistir, logo para o vulgo utilizador dos postos o importante não é quem filmou, quem ficou a ver ou quem apagou o fogo, mas sim as questões de segurança e responsabilidades.
Ai é? Agora o dono daquele Zoe pega nas responsabilidades e vai nelas até casa... :roll:
Eu se fosse o dono do Zoe preferia que tivesse pegado num extintor e apagado o fogo para agora não ter que ir perceber de quem é a responsabilidade, quem vai pagar e quando tem novamente o carro!

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por Nonnus » 04 dez 2019, 15:58

BrunoFonseca Escreveu:
04 dez 2019, 14:26
Não era suposto os postos terem uma barreira de proteção? Caso essa existisse neste posto, o carro não teria ficado danificado pois estaria mais longe do posto.

Postos entrarem em combustão espontânea até podem acontecer e a qualquer hora do dia, com ou sem pessoas a assistir, logo para o vulgo utilizador dos postos o importante não é quem filmou, quem ficou a ver ou quem apagou o fogo, mas sim as questões de segurança e responsabilidades.
Se não estou a interpretar mal as tuas palavras, o que estas a dizer é normal um posto entrar em combustão (não é, porque parece que é o primeiro caso em Portugal), e o que se tem de fazer é arranjar maneira dos carros ficarem mais longe. Então vamos ver isso por outro lado. O posto começa arder tem uma barreira que faz com que o carro esteja longe, não há ninguém por perto, tens uma extensão de 5 metros que liga o carro ao posto inevitavelmente o cabo vai começar arder e vai pegar fogo ao carro, pois é o ponto de ligação. Para que é que serve a barreira mesmo?

Como tu referes o que se tem de ver é as questões de segurança, que para mim não passa por estacionar o carro a 10 metros do posto, passa por usar equipamentos de qualidade e é por isso que existem a certificações. As responsabilidades penso que já estão mais que atribuídas. Se és o dono do equipamento tu és o responsável. Se tu tiveres uma árvore no teu quintal e essa árvore cair em cima da minha casa tu és o responsável, tu é que tens de assumir os estragos.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por mafgod » 04 dez 2019, 16:02

Como já disse acima algures, há pelo menos mais um que ardeu/chamuscou :-)

Afinal "quem é o pai da criança"?

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por pemifer » 04 dez 2019, 19:28

Peço imensa desculpa, tenho andado distraído...

Fotos deste Zoe queimado, tiradas por outras pessoas, já foram partilhadas com comentários insinuando que o fogo teria começado no Zoe.
Por isso agradeço a existência destes filmes e fotos para poder desmentir essas insinuações.

A dona do Zoe não teria possibilidade de provar que o fogo começou no posto e não no carro.
Tenho a certeza que ela agradece a existência destes filmes e fotos.

Acerca do fogo: o fogo não começou espontaneamente, terá sido sabotagem ou não, não sei, a testemunha que filmou estava no carro quando ouviu um estrondo vindo do posto. A porta terá sido aberta pela força de um rebentamento de origem elétrica.

Parece que muitos concordam que a testemunha deveria ter pedido um extintor num café, apesar de a testemunha ter pedido ajuda a motoristas da Carris.
No café qual seria o extintor correto?
Todos os extintores presentes num café darão para um fogo de origem elétrica?
Suponho que num café existem extintores adequados a fogos com origem na cozinha e talvez outros, desconheço o assunto.

Apesar de estar no meio de cidade, se houvesse acesso a um balde de areia ou terra, teria sido util?
Poderia ter sido utilizado?

Acerca do incidente: a quem pedir responsabilidades? Será à Mobi.e? Será à KLC? Será à EDP?
Teremos de ter um auto passado pela PSP?
No auto, com certeza, não constará a causa do incêndio.
Eventualmente uma peritagem dos bombeiros, sem acesso aos videos e imagens, conseguirá identificar se a origem do fogo foi no carro ou no posto.
É feita alguma peritagem pelos bombeiros ou PSP? Poderemos pedir essa peritagem?
Poderemos exigir responsabilidades através do seguro do nosso carro? Será só no caso de termos seguro com danos próprios?

Acerca do incidente: aparentemente o fogo terá começado por um problema no posto antes das proteções do posto uma vez que o posto continuava ligado no inicio do fogo. Ou será que as proteções não funcionaram ou não existiam?
Terá sido má instalação?
O fato do Zoe queimado ter carregado até 100% com o cabo enrolado tão perto do posto poderá ser a causa do incidente? Ou ter influenciado?
A dona do Zoe poderá ser responsabilizada?

De facto a primeira ideia que me ocorreu foi "para que raio serve uma certificação em papel que demora mais de 6 meses a ser passada?".
Depois lembrei-me, como escrevi no Facebook, que este tipo de incidentes não é novo, nem único.
Basta fazerem uma busca no google verão que quase todos os anos houve uma caixa de eletricidade que explodiu.
Pior, quase todas essas explosões tiveram feridos.
Será que este incidente estará mesmo relacionado com o posto de carregamento ou terá sido só mais uma explosão de uma caixa de eletricidade que por acaso é num posto de carregamento?

As perguntas que faço não são retóricas.
Respondendo a estas perguntas, e outras que não me ocorreram, poderíamos tirar algum proveito deste incidente em vez de andarmos distraídos a comentar sobre as 786435 atitudes diferentes que a testemunha podia ter tomado, e não tomou, apesar de ter tomado a medida mais correta, acima de qualquer critica, que foi chamar o 112.

A mais valia deste forum sempre foi a informação especializada, da qual eu beneficiei e beneficio muito!
Para fofocas há o Facebook!

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por caz » 04 dez 2019, 20:31

Deixa-me contribuir com informação.

Na parte de baixo do posto está uma caixa P100 (que é uma caixa de fusíveis) e um contador da EDP (a regra é a mesma para os armários de rua e Mupis).

Se os fusíveis ou o contador estourassem é altamente improvável que a energia passasse para cima (carregador). Como se vê no filme o carregador continua a funcionar durante muito tempo...

Adicionalmente, o material combustível dentro do posto é muito reduzido, não estou a ver como aquele fogo tão prolongado e com chamas tão altas possa acontecer...

Para além disso, se reparares na fechadura da porta, vê-se que está direita. Se tivesse rebentado estaria torcida...

Por isso acho isto tudo muito estranho... será que o artista do video, também é o "realizador" ???? Fica a dúvida...

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por BrunoFonseca » 04 dez 2019, 23:12

Erbium Escreveu:
04 dez 2019, 14:45
BrunoFonseca Escreveu:
04 dez 2019, 14:26
Postos entrarem em combustão espontânea até podem acontecer e a qualquer hora do dia, com ou sem pessoas a assistir, logo para o vulgo utilizador dos postos o importante não é quem filmou, quem ficou a ver ou quem apagou o fogo, mas sim as questões de segurança e responsabilidades.
Ai é? Agora o dono daquele Zoe pega nas responsabilidades e vai nelas até casa... :roll:
Eu se fosse o dono do Zoe preferia que tivesse pegado num extintor e apagado o fogo para agora não ter que ir perceber de quem é a responsabilidade, quem vai pagar e quando tem novamente o carro!
Ou estamos perante um caso de ileteracia ou os animos estão muito inflamados por aqui. Até parece que eu estou a culpar o dono do Zoe...
Há que aprender com as adversidades. Estamos perante uma situação e há que aprender com ela.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por BrunoFonseca » 04 dez 2019, 23:15

Nonnus Escreveu:
04 dez 2019, 15:58
BrunoFonseca Escreveu:
04 dez 2019, 14:26
Não era suposto os postos terem uma barreira de proteção? Caso essa existisse neste posto, o carro não teria ficado danificado pois estaria mais longe do posto.

Postos entrarem em combustão espontânea até podem acontecer e a qualquer hora do dia, com ou sem pessoas a assistir, logo para o vulgo utilizador dos postos o importante não é quem filmou, quem ficou a ver ou quem apagou o fogo, mas sim as questões de segurança e responsabilidades.
Se não estou a interpretar mal as tuas palavras, o que estas a dizer é normal um posto entrar em combustão (não é, porque parece que é o primeiro caso em Portugal), e o que se tem de fazer é arranjar maneira dos carros ficarem mais longe. Então vamos ver isso por outro lado. O posto começa arder tem uma barreira que faz com que o carro esteja longe, não há ninguém por perto, tens uma extensão de 5 metros que liga o carro ao posto inevitavelmente o cabo vai começar arder e vai pegar fogo ao carro, pois é o ponto de ligação. Para que é que serve a barreira mesmo?

Como tu referes o que se tem de ver é as questões de segurança, que para mim não passa por estacionar o carro a 10 metros do posto, passa por usar equipamentos de qualidade e é por isso que existem a certificações. As responsabilidades penso que já estão mais que atribuídas. Se és o dono do equipamento tu és o responsável. Se tu tiveres uma árvore no teu quintal e essa árvore cair em cima da minha casa tu és o responsável, tu é que tens de assumir os estragos.
Sim, interpretaste mal. Eu não disse que é normal, nas sim que, caso ocorra, pode acontecer numa hora que não esteja ninguem por perto.

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por marcopns » 05 dez 2019, 01:44

Depende do café, mas é provável que se encontre o extintor de CO2, de pó químico e uma manta anti-fogo.

Há uns tempos, eu e mais 4 indivíduos arrastamos um carro alguns metros numa situação de emergência.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: PCN explode e um carro pega fogo

Mensagem por Nonnus » 05 dez 2019, 04:39

Não ė provável, vais mesmo encontrar os dois tipos de extintor. Isto assim parece uma conversa de malucos. De duas em duas páginas estamos sempre a repetir o mesmo.

Eu já referi isso mais atrás nesta discussão, os estabelecimentos comerciais são obrigados a ter esse tipo equipamentos. Por norma os de CO2 estão junto ao quadro eléctrico que tem de ser de fácil acesso e os de pó químico seco espalhados pelo estabelecimento. Os de pó químico seco podem ser usados até 1000 volts.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Bloqueado

Voltar para “Carregamento”