White Atlantic Pearl - 30kW.h

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por pemifer » 04 out 2019, 22:44

Já falei disto noutro tópico.
Quando falam de ruídos parasitas penso que não estão a falar do Leaf.
Quer o de 24, quer o de 40, ruídos parasitas: zero!
Será que a quantidade de ruídos parasitas é proporcional à qualidade das estradas?
Não ando frequentemente em estradas em mau estado, se calhar é por isso que os meus nunca fizeram ruídos parasitas.
Mesmo quando ando, esporadicamente, em estradas em mau estado ou estradas de paralelos, não tem ruídos parasitas.

Em relação ao SOH o recomendado é que uma vez por semana se faça um carregamento até 100%.
O carregamento a 100% vai balancear as células e atualizar a informação do BMS.
Fazer um carregamento rápido uma vez por semana também lhe faz bem!

clay
Mensagens: 102
Registado: 25 jan 2018, 18:04
Data de fabrico: 24 jan 2017
Capacidade bateria: 69,78AHr 12 barras
Localização: Caniço - Ilha da Madeira

Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por clay » 11 jan 2020, 22:18

Boas,

10 de Janeiro, 1 ano de mobilidade elétrica, 1 ano de Leaf para mim. :dance:

Extremamente satisfeito com a opção pela mobilidade elétrica, aposta mais que ganha por variadíssimos aspetos. Fantástico, é um luxo conduzir um elétrico todos os dias. Eficiente, prático, tranquilo, um prazer de condução imenso e claro, ainda que o investimento seja grande, é uma poupança anual brutal. Passei de uma média de 2500€ do antigo diesel em manutenção e diesel para cerca de 250€ em eletricidade 98% das vezes em casa.

Na escolha de carro/modelo, já não estou tão convencido, sabendo o que sei hoje, (Obviamente que sabendo o que se sabe hoje muitas decisões seriam diferentes) não optava decididamente pelo nissan leaf.

Relativamente ao estado da bateria sinceramente não é coisa que me chateie muito para já, a garantia está lá por mais 5 anos por isso ainda estou tranquilo. Desde que ficou desdentado pela primeira vez (Em outubro passado) que deixei de controlar o SOH, mas hoje, já que fez 1 ano nas minhas mãos e cerca de 22 mil km percorridos, (Está com cerca de 82mil km atualmente) dei uma vista de olhos e confesso-me altamente surpreendido.

Portanto vamos a valores:
Janeiro 2019: 93,65% SOH, 81,87% HX, 75,83AHr
Janeiro 2020: 81,99% SOH, 69,56%HX, 66,39AHr

Diferenças:
-11,66% SOH
-12,31% HX
-9,44AHr

1 ano, uma perda de 11,66% de SOH. :think:

Os cuidados são vários e teoricamente acho que são os mínimos, não estão é a resultar em grande coisa.
Em 1 ano dei 13 cargas rápidas, normalmente dos 30% aos 80%, nada de grandes esquentamentos. De resto cargas lentas, na maior parte das vezes, de amplitudes curtas, entre 30-70%. Por dia uso cerca de 30-40% de carga, portanto nunca faz grandes descargas. Carregamentos a 100%, pelo menos uma vez por mês. Como carro a minha opinião continua a mesma, fraquinho! Como veiculo elétrico é bom, mas meio sofrível se olharmos à degradação da bateria e aos indicadores do leaf spy. Mas continua-me a servir perfeitamente para o meu dia-a-dia e quanto a isso fá-lo extremamente bem. Perca de autonomia já se nota qualquer coisa no GOM. Quando a 100% em tempos conseguia ver 170km no gom (faço cerca de 4 km sempre a subir até casa) agora nunca vejo mais de 150km.

De resto é carregar e andar! Que venham mais anos e mais kms, elétricos de preferência.

cheers
Nissan Leaf Acenta 30kWh 01/2017

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por corrisi » 12 jan 2020, 09:00

clay Escreveu:
11 jan 2020, 22:18
Boas,

10 de Janeiro, 1 ano de mobilidade elétrica, 1 ano de Leaf para mim. :dance:

Extremamente satisfeito com a opção pela mobilidade elétrica, aposta mais que ganha por variadíssimos aspetos. Fantástico, é um luxo conduzir um elétrico todos os dias. Eficiente, prático, tranquilo, um prazer de condução imenso e claro, ainda que o investimento seja grande, é uma poupança anual brutal. Passei de uma média de 2500€ do antigo diesel em manutenção e diesel para cerca de 250€ em eletricidade 98% das vezes em casa.

Na escolha de carro/modelo, já não estou tão convencido, sabendo o que sei hoje, (Obviamente que sabendo o que se sabe hoje muitas decisões seriam diferentes) não optava decididamente pelo nissan leaf.

Relativamente ao estado da bateria sinceramente não é coisa que me chateie muito para já, a garantia está lá por mais 5 anos por isso ainda estou tranquilo. Desde que ficou desdentado pela primeira vez (Em outubro passado) que deixei de controlar o SOH, mas hoje, já que fez 1 ano nas minhas mãos e cerca de 22 mil km percorridos, (Está com cerca de 82mil km atualmente) dei uma vista de olhos e confesso-me altamente surpreendido.

Portanto vamos a valores:
Janeiro 2019: 93,65% SOH, 81,87% HX, 75,83AHr
Janeiro 2020: 81,99% SOH, 69,56%HX, 66,39AHr

Diferenças:
-11,66% SOH
-12,31% HX
-9,44AHr

1 ano, uma perda de 11,66% de SOH. :think:

Os cuidados são vários e teoricamente acho que são os mínimos, não estão é a resultar em grande coisa.
Em 1 ano dei 13 cargas rápidas, normalmente dos 30% aos 80%, nada de grandes esquentamentos. De resto cargas lentas, na maior parte das vezes, de amplitudes curtas, entre 30-70%. Por dia uso cerca de 30-40% de carga, portanto nunca faz grandes descargas. Carregamentos a 100%, pelo menos uma vez por mês. Como carro a minha opinião continua a mesma, fraquinho! Como veiculo elétrico é bom, mas meio sofrível se olharmos à degradação da bateria e aos indicadores do leaf spy. Mas continua-me a servir perfeitamente para o meu dia-a-dia e quanto a isso fá-lo extremamente bem. Perca de autonomia já se nota qualquer coisa no GOM. Quando a 100% em tempos conseguia ver 170km no gom (faço cerca de 4 km sempre a subir até casa) agora nunca vejo mais de 150km.

De resto é carregar e andar! Que venham mais anos e mais kms, elétricos de preferência.

cheers
Parabéns pela passagem do primeiro aniversário de mobilidade elétrica! 🎉🎉🎉
Relativamente ao padrão de carregamentos que praticas não tenho dúvidas que são os melhores na perspetiva de travar a degradação da bateria ao longo do tempo. No entanto, na prática já todos sabemos que o BMS da Nissan não gosta mesmo de ciclos curtos e parciais de carregamento daí essa triste perda de 11% de SOH num ano.
Tens a garantia do teu lado, por isso deixa andar. Continuação de muitos kms percorridos pelas estradas da nossa bela ilha. Abraço.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por Nonnus » 13 jan 2020, 13:44

Ontem fiz uma viagem de 100km no meu com temperaturas exteriores de 3º com aquecimento ligado com consumo perto dos 1.5kWh constantes, gastei para fazer 100km 79% da bateria. O tempo frio não é nada amigo dos VE´s. Aproveitei para ligar o Leafspy e desde que ficou desdentado continua a manter-se nos 79% de SOH, conta agora com 96000km.

79% de SOH em dois anos faz uma media dá 10.5% por ano de degradação. O que quer dizer que tenho a +/- mesma degradação que tu. Ter em atenção que eu não faço carregamentos incompletos (80%).
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

clay
Mensagens: 102
Registado: 25 jan 2018, 18:04
Data de fabrico: 24 jan 2017
Capacidade bateria: 69,78AHr 12 barras
Localização: Caniço - Ilha da Madeira

Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por clay » 14 jan 2020, 10:15

Pois, são valores equivalentes sim.

Quer-me parecer que a nissan vai entrar em grandes despesas com estes carros, faltam-nos cerca de 5 anos de garantia e menos 10%-15% de SOH até podermos acionar a troca em garantia das baterias. Acham que em 5 anos o soh não desce 10%-15% ao ritmo que o temos visto isto tenhamos X ou Y cuidados? Acho que nem preciso de tanto tempo!
Nissan Leaf Acenta 30kWh 01/2017

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por corrisi » 14 jan 2020, 10:43

clay Escreveu:
14 jan 2020, 10:15
Pois, são valores equivalentes sim.

Quer-me parecer que a nissan vai entrar em grandes despesas com estes carros, faltam-nos cerca de 5 anos de garantia e menos 10%-15% de SOH até podermos acionar a troca em garantia das baterias. Acham que em 5 anos o soh não desce 10%-15% ao ritmo que o temos visto isto tenhamos X ou Y cuidados? Acho que nem preciso de tanto tempo!
Depende Carlos. Tanto quanto já li pela web, chega a um ponto que o SOH estabiliza e deixa de descer de forma acentuada. Isso depende de carro para carro e possivelmente ainda não chegaste a esse ponto de inflexão. No entanto, aguarda opiniões dos mais entendidos.

Abraço.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por Nonnus » 14 jan 2020, 11:31

Provavelmente vai acontecer o contrário. Vai acabar a garantia e vamos ficar com um SOH perto mas não o suficiente para accionar a garantia.

O SOH tem tendência a cair a pique nos primeiros anos e depois estabiliza, pelo menos é essa a experiência nos Leaf´s de 24, onde a química era diferente, mas era o que acontecia.

É esperar para ver e não sofrer por antecipação. 8-)
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

clay
Mensagens: 102
Registado: 25 jan 2018, 18:04
Data de fabrico: 24 jan 2017
Capacidade bateria: 69,78AHr 12 barras
Localização: Caniço - Ilha da Madeira

Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por clay » 14 jan 2020, 11:58

Nonnus Escreveu:
14 jan 2020, 11:31


É esperar para ver e não sofrer por antecipação. 8-)
Vou sofrer por antecipação é se o SOH decidir parar de descer desta forma!! :lol: :lol:

Facto para mim é que mesmo com 70% de SOH e se as minhas contas não me falharem, o carro continuará a servir perfeitamente para o meu uso diário e enquanto assim for estou tranquilo que o investimento continuará a ser altamente válido.

Este ano em 22mil km e por comparação com o meu antigo diesel o carro “pagou-se” em cerca de 1500€! Que outro veículo no imediato permitiria tal poupança?
Nissan Leaf Acenta 30kWh 01/2017

zykon
Proprietário Leaf
Mensagens: 63
Registado: 27 fev 2017, 13:27
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por zykon » 23 jan 2020, 15:10

A mim está a preocupar-me muito a degradação da bateria.

o meu é de Maio 2017, tem 82 mil km e já cairam 2 barras...

Faço 100 km/ dia sem possibiliade de carregamentos intermédios.

Preocupa-me já o proximo inverno...

clay
Mensagens: 102
Registado: 25 jan 2018, 18:04
Data de fabrico: 24 jan 2017
Capacidade bateria: 69,78AHr 12 barras
Localização: Caniço - Ilha da Madeira

Re: White Atlantic Pearl - 30kW.h

Mensagem por clay » 23 jan 2020, 16:56

zykon Escreveu:
23 jan 2020, 15:10
A mim está a preocupar-me muito a degradação da bateria.

o meu é de Maio 2017, tem 82 mil km e já cairam 2 barras...

Faço 100 km/ dia sem possibiliade de carregamentos intermédios.

Preocupa-me já o proximo inverno...
Não se deve preocupar, ainda tem muito tempo de garantia e fazer 100km mesmo com degradação não será grande problema.

Como é que estão os valores da bateria vistos no leafspy?
Quais são os seus hábitos de uso da bateria? Muita carga rápida/lenta?
Nissan Leaf Acenta 30kWh 01/2017

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”