Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!
-
- Mensagens: 34
- Registado: 09 fev 2020, 16:45
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Lisboa
Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!
Bom dia a todos.
O meu nome é Natacha e vou comprar um Leaf, apesar de algumas opiniões contra
Vi um Leaf Acenta de 30kw, de 2016, com 33.000 kms, por 16.500€.
Não acho que esteja caro, pelas pesquisas que vi, no entanto, gostaria de aferir o estado da bateria, e o Sr do Stand diz que não tem como o fazer, nem como adquirir o leafspy. Isto deixa-me um pouco receosa... Não seria normal os stands de carros eletricos, terem como garantir o estado das baterias?
Ele disse-me que o carro é importado...
Outra coisa que também estranhei, foi o facto de apenas vir com o cabo de carregar em casa...
Da vossa experiência o que acham destes 2 pontos que referi?
Optei, ou vou optar, pelo de 30kw, pela garantia ser mais longa, e pelos kms que poderei fazer sem ter que me preocupar em carregar, visto que apenas o vou fazer na rua.
E por favor, não me mandem andar de autocarro (moro em Lisboa), como num outro Fórum fizeram!!
Obrigada desde já, pela ajuda que possam dar
O meu nome é Natacha e vou comprar um Leaf, apesar de algumas opiniões contra
Vi um Leaf Acenta de 30kw, de 2016, com 33.000 kms, por 16.500€.
Não acho que esteja caro, pelas pesquisas que vi, no entanto, gostaria de aferir o estado da bateria, e o Sr do Stand diz que não tem como o fazer, nem como adquirir o leafspy. Isto deixa-me um pouco receosa... Não seria normal os stands de carros eletricos, terem como garantir o estado das baterias?
Ele disse-me que o carro é importado...
Outra coisa que também estranhei, foi o facto de apenas vir com o cabo de carregar em casa...
Da vossa experiência o que acham destes 2 pontos que referi?
Optei, ou vou optar, pelo de 30kw, pela garantia ser mais longa, e pelos kms que poderei fazer sem ter que me preocupar em carregar, visto que apenas o vou fazer na rua.
E por favor, não me mandem andar de autocarro (moro em Lisboa), como num outro Fórum fizeram!!
Obrigada desde já, pela ajuda que possam dar
-
- Mensagens: 34
- Registado: 09 fev 2020, 16:45
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Lisboa
Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!
Entretanto o vendedor mandou-me a seguinte leitura que está em anexo.
Entretanto também diz, que arranja o cabo de carregar na rua. É verdade que os cabos, podem estar viciados???????
Ajudem-me a interpretá-la, pois ainda sou muito naba nestes assuntos
Entretanto também diz, que arranja o cabo de carregar na rua. É verdade que os cabos, podem estar viciados???????
Ajudem-me a interpretá-la, pois ainda sou muito naba nestes assuntos
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1266
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!
1º Parabéns pela escolha na mobilidade elétrica no geral, e na escolha do Leaf em particular
2º que opiniões invocaram contra o Leaf?
3º Há stands e stands.... como em tudo. Dever? Talvez sim, talvez não. Quem vende CIs também não indicam o estado da FAP por exemplo e de outros acessórios....
4º Mesmo assim esse stand conseguiu obter esses dados, óptimo
5º Esses dados, SOH=85%, quer dizer que já perdeu 15% de novo. Grosso modo uns 30km de autonomia inicial. Ou por outras palavras, em vez da bateria ser de 30kHw de em novo, agora terá uns 25kWh..... apontaria mais para uns 24kWh... ou seja, ainda permite fazer uns 160/170km... dependendo do pé e traçado
6º os importados normalmente vem apenas com o cabo doméstico. O outro, para a rua, arranja-se com facilidade pro cá - podes falar comigo por ex.
7º os cabos não viciam nem a bateria... a bateria, vai é perdendo capacidades de retenção
8º começa por tratar dos cartões CEME: GALP, EDP; eVAZ, Prio....
Qq coisa, pergunta.
Entretanto, abre um diário de bordo.
2º que opiniões invocaram contra o Leaf?
3º Há stands e stands.... como em tudo. Dever? Talvez sim, talvez não. Quem vende CIs também não indicam o estado da FAP por exemplo e de outros acessórios....
4º Mesmo assim esse stand conseguiu obter esses dados, óptimo
5º Esses dados, SOH=85%, quer dizer que já perdeu 15% de novo. Grosso modo uns 30km de autonomia inicial. Ou por outras palavras, em vez da bateria ser de 30kHw de em novo, agora terá uns 25kWh..... apontaria mais para uns 24kWh... ou seja, ainda permite fazer uns 160/170km... dependendo do pé e traçado
6º os importados normalmente vem apenas com o cabo doméstico. O outro, para a rua, arranja-se com facilidade pro cá - podes falar comigo por ex.
7º os cabos não viciam nem a bateria... a bateria, vai é perdendo capacidades de retenção
8º começa por tratar dos cartões CEME: GALP, EDP; eVAZ, Prio....
Qq coisa, pergunta.
Entretanto, abre um diário de bordo.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1266
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!
Sobre a imagem:
- odométro do carro tem 18,639 milhas ~= 29,822km
- 5 QC, 5 cargas rápidas (Quick Charge)
- 973 L1/L2 973 cargas normais
- SOH 85%, state of health, estado da bateria... nova =100%
- AHr e Hx irrelevante
Tendo quase 4 anos, diria que está bonzinho.
Na volta ainda falta o update dos Leaf30, o que poderá ainda estar melhor.
Se a imagem que tens aqui for a do carro, ou foi tirada há uns dias atrás.... ou ainda não tem 30.000kms
- odométro do carro tem 18,639 milhas ~= 29,822km
- 5 QC, 5 cargas rápidas (Quick Charge)
- 973 L1/L2 973 cargas normais
- SOH 85%, state of health, estado da bateria... nova =100%
- AHr e Hx irrelevante
Tendo quase 4 anos, diria que está bonzinho.
Na volta ainda falta o update dos Leaf30, o que poderá ainda estar melhor.
Se a imagem que tens aqui for a do carro, ou foi tirada há uns dias atrás.... ou ainda não tem 30.000kms
- Nonnus
- Mensagens: 3001
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!
Antes demais bem vinda ao fórum e parabéns pela iniciativa de comprar um VE.
Em relação a primeira questão deve ter em atenção que muitos vendedores que vendem carros eléctricos na realidade são vendedores de carros, não de carros eléctricos, e só vendem carros eléctricos porque acharam um "bom negocio" lá fora e querem ganhar umas massas com pouco trabalho. Na realidade muitos desses vendedores não percebem nada de VE´s, ou não tem interesse em mostrar o que você quer ver. Ter atenção que não estou a dizer que é o caso, mas todo o cuidado é pouco.
Em relação a segunda questão, uns trazem o cabo, outros não, depende se o antigo dono ficou com ele ou pode nunca ter comprado.
O que tem de fazer agora é verificar se o nº de chassi que aparece no Leafspy é o mesmo do carro (o nº grande que começa por SJNFAA...) se você souber a matricula do carro existem sites que lhe dão essa informação, senão pode ver quando tiver ao pé do carro.
O carro por acaso não é este: https://www.standvirtual.com/anuncio/ni ... Od2Nj.html
Em relação a primeira questão deve ter em atenção que muitos vendedores que vendem carros eléctricos na realidade são vendedores de carros, não de carros eléctricos, e só vendem carros eléctricos porque acharam um "bom negocio" lá fora e querem ganhar umas massas com pouco trabalho. Na realidade muitos desses vendedores não percebem nada de VE´s, ou não tem interesse em mostrar o que você quer ver. Ter atenção que não estou a dizer que é o caso, mas todo o cuidado é pouco.
Em relação a segunda questão, uns trazem o cabo, outros não, depende se o antigo dono ficou com ele ou pode nunca ter comprado.
O que tem de fazer agora é verificar se o nº de chassi que aparece no Leafspy é o mesmo do carro (o nº grande que começa por SJNFAA...) se você souber a matricula do carro existem sites que lhe dão essa informação, senão pode ver quando tiver ao pé do carro.
O carro por acaso não é este: https://www.standvirtual.com/anuncio/ni ... Od2Nj.html
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
-
- Mensagens: 266
- Registado: 25 out 2018, 10:04
- Data de fabrico: 22 jan 2019
- Capacidade bateria: 120 Ah
Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!
Bem vinda e parabéns pela escolha.
Da imagem do LeafSpy só acho uma coisa estranha, é o SOH não apresentar as duas casas decimais. No meu nunca tive um valor percentual exacto mas mesmo quando as centésimas são zero, o valor é sempre apresentado nesse formato, por ex. 85.30%.
85% ou já perdeu uma barra ou deve estar na iminência de a perder. Consegue verificar isso no painel do carro.
Da imagem do LeafSpy só acho uma coisa estranha, é o SOH não apresentar as duas casas decimais. No meu nunca tive um valor percentual exacto mas mesmo quando as centésimas são zero, o valor é sempre apresentado nesse formato, por ex. 85.30%.
85% ou já perdeu uma barra ou deve estar na iminência de a perder. Consegue verificar isso no painel do carro.
-
- Mensagens: 34
- Registado: 09 fev 2020, 16:45
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Lisboa
Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!
Antes de mais, obrigada a todos pela ajuda!!!
mafgod:
As opiniões são acima de tudo sobre o aquecimento das baterias.
Se me diz que está a 24kw, porque não comprar um de 24kw... porque também já deve ter menos autonomia, certo?
Em relação ao cabo, vi que custam cerca de 200€. Mas pelo que o vendedor, diz, parace que mo vai "facultar" na venda
Em relação aos cartões... aiiii... dizem que edp, tenho 20% de desconto, visto ter EDP em casa. É o que comepnsa mais?
Esses cartões pagam-se?
Desculpem tanta ignorância
Diário de bordo... ups... o que é e onde faço??
Portanto, se me diz, que está bonzinho, será de não ter medo
Nonnus:
Este é um stand apenas de eletricos. Estou em crer que deverão perceber algo sobre o assunto... Digo eu, que não percebo nada!!!
Eles não tinham a matrícula visivel, mas deram-me o VIN e é identico à imagem que ele envia.
Quanto ao carro, é esse mesmo.... Algum apontamento sobre o mesmo?
Estou mesmo muito verde nestas andanças, como tal, toda a ajuda é bem vinda
mafgod:
As opiniões são acima de tudo sobre o aquecimento das baterias.
Se me diz que está a 24kw, porque não comprar um de 24kw... porque também já deve ter menos autonomia, certo?
Em relação ao cabo, vi que custam cerca de 200€. Mas pelo que o vendedor, diz, parace que mo vai "facultar" na venda
Em relação aos cartões... aiiii... dizem que edp, tenho 20% de desconto, visto ter EDP em casa. É o que comepnsa mais?
Esses cartões pagam-se?
Desculpem tanta ignorância
Diário de bordo... ups... o que é e onde faço??
Portanto, se me diz, que está bonzinho, será de não ter medo
Nonnus:
Este é um stand apenas de eletricos. Estou em crer que deverão perceber algo sobre o assunto... Digo eu, que não percebo nada!!!
Eles não tinham a matrícula visivel, mas deram-me o VIN e é identico à imagem que ele envia.
Quanto ao carro, é esse mesmo.... Algum apontamento sobre o mesmo?
Estou mesmo muito verde nestas andanças, como tal, toda a ajuda é bem vinda
- Nonnus
- Mensagens: 3001
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!
O aquecimento das baterias só é provocado se fizer muitos km seguidos e com vários carregamentos num curto espaço de tempo. Por exemplo já fiz viagens com três carregamentos rápidos e nunca atingi as barras vermelhas. Estamos a falar de viagens de mais de 400km.
Os leaf de 30kWh na realidade só tem 28kWh utilizáveis quando são novos. Com cerca de 15% de degradação ainda faz no verão os 200km a velocidades de estrada nacional, pelo menos o meu fazia quando apresentava essa degradação.
Um Leaf de 24kWh por esta altura terá certamente uma degradação igual (15%) ou superior, dependendo dos casos, o que quer dizer que já não vai ter os 24kWh tanto pode ter 20 como 18, logo vai fazer menos km. Isto não quer dizer que não seja uma opção, depende do nº de km que você faz por dia.
Em relação ao carro, quem vê caras não vê corações. Se os dados apresentados forem os reais, parece-me que é um bom negocio.
Última edição por Nonnus em 10 fev 2020, 16:27, editado 1 vez no total.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1266
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!
Entre este e um de 24 pelo mesmo preço, mais vale este em questões de bateria/autonomia
Arranja-se cabos mais baratos.... pouco mais de 100€, fala comigo
O que queres dizer com facultar a venda do cabo?
Se for oferta do cabo aceita, se for dares mais 200€ pelo cabo, ele que faça um desconto de 200€ e depois fala comigo e ainda vais a uma marisqueira com a diferença
Cartões, se tens EDP pede um deles.
Opta também o da eVAZ, são rápidos a enviar e pouca burocracia e o preço em certas condições até é mais vantajoso que a EDP mesmo com o desconto.
Se tens EDP, depois de comprares o VE, e teres o DUA dele com a morada de casa, podes pedir tarifário mobilidade elétrica, o melhor creio que eles tem
Sobre a percentagem do SOH não aparecer na APP, depende da versão da APP.
Sem stress...
Arranja-se cabos mais baratos.... pouco mais de 100€, fala comigo
O que queres dizer com facultar a venda do cabo?
Se for oferta do cabo aceita, se for dares mais 200€ pelo cabo, ele que faça um desconto de 200€ e depois fala comigo e ainda vais a uma marisqueira com a diferença
Cartões, se tens EDP pede um deles.
Opta também o da eVAZ, são rápidos a enviar e pouca burocracia e o preço em certas condições até é mais vantajoso que a EDP mesmo com o desconto.
Se tens EDP, depois de comprares o VE, e teres o DUA dele com a morada de casa, podes pedir tarifário mobilidade elétrica, o melhor creio que eles tem
Sobre a percentagem do SOH não aparecer na APP, depende da versão da APP.
Sem stress...
-
- Mensagens: 34
- Registado: 09 fev 2020, 16:45
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Lisboa
Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!
Nonnus:
Acredito que agora no início, vá gastar mais... sou muito acelera e faço tudo (quase) em Lisboa.
Acredito que terei que voltar a "tirar a carta de condução" para que realmente valha a pena
E sim, em relação ao carro, quem vê caras não vê corações logo se vê
mafgod:
em relação ao cabo, pelo que ele disse no ultimo email, irá dar o mesmo. Como tal, por aí penso que não me tenho que preocupar.
No entanto, já sei a quem chatear, caso algo corra mal!!!
Vou então ver se consigo pedir já o cartão da EDP e vou informar-me sobre esse da eVAZ!!
Com a vossa ajuda, já me decidi, e vou então comprar Leaf Acenta 30kw
Espero que corra tudo bem!!
Entretanto, e como sou uma naba nestas andanças, ainda virei cá muitas vezes pedir ajuda!!!!
Obrigadaaaa
Acredito que agora no início, vá gastar mais... sou muito acelera e faço tudo (quase) em Lisboa.
Acredito que terei que voltar a "tirar a carta de condução" para que realmente valha a pena
E sim, em relação ao carro, quem vê caras não vê corações logo se vê
mafgod:
em relação ao cabo, pelo que ele disse no ultimo email, irá dar o mesmo. Como tal, por aí penso que não me tenho que preocupar.
No entanto, já sei a quem chatear, caso algo corra mal!!!
Vou então ver se consigo pedir já o cartão da EDP e vou informar-me sobre esse da eVAZ!!
Com a vossa ajuda, já me decidi, e vou então comprar Leaf Acenta 30kw
Espero que corra tudo bem!!
Entretanto, e como sou uma naba nestas andanças, ainda virei cá muitas vezes pedir ajuda!!!!
Obrigadaaaa