Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
nmr76
Mensagens: 34
Registado: 09 fev 2020, 16:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por nmr76 » 10 fev 2020, 13:09

Bom dia a todos.
O meu nome é Natacha e vou comprar um Leaf, apesar de algumas opiniões contra :lol:
Vi um Leaf Acenta de 30kw, de 2016, com 33.000 kms, por 16.500€.
Não acho que esteja caro, pelas pesquisas que vi, no entanto, gostaria de aferir o estado da bateria, e o Sr do Stand diz que não tem como o fazer, nem como adquirir o leafspy. Isto deixa-me um pouco receosa... Não seria normal os stands de carros eletricos, terem como garantir o estado das baterias?
Ele disse-me que o carro é importado...
Outra coisa que também estranhei, foi o facto de apenas vir com o cabo de carregar em casa...
Da vossa experiência o que acham destes 2 pontos que referi?
Optei, ou vou optar, pelo de 30kw, pela garantia ser mais longa, e pelos kms que poderei fazer sem ter que me preocupar em carregar, visto que apenas o vou fazer na rua.
E por favor, não me mandem andar de autocarro (moro em Lisboa), como num outro Fórum fizeram!! :whistle:
Obrigada desde já, pela ajuda que possam dar :dance:

nmr76
Mensagens: 34
Registado: 09 fev 2020, 16:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por nmr76 » 10 fev 2020, 13:23

Entretanto o vendedor mandou-me a seguinte leitura que está em anexo.
Entretanto também diz, que arranja o cabo de carregar na rua. É verdade que os cabos, podem estar viciados???????
Ajudem-me a interpretá-la, pois ainda sou muito naba nestes assuntos :oops:
IMG-20200210-WA0001.jpg
leitura da bateria

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por mafgod » 10 fev 2020, 13:45

1º Parabéns pela escolha na mobilidade elétrica no geral, e na escolha do Leaf em particular
2º que opiniões invocaram contra o Leaf? ;-)
3º Há stands e stands.... como em tudo. Dever? Talvez sim, talvez não. Quem vende CIs também não indicam o estado da FAP por exemplo :-) e de outros acessórios....
4º Mesmo assim esse stand conseguiu obter esses dados, óptimo
5º Esses dados, SOH=85%, quer dizer que já perdeu 15% de novo. Grosso modo uns 30km de autonomia inicial. Ou por outras palavras, em vez da bateria ser de 30kHw de em novo, agora terá uns 25kWh..... apontaria mais para uns 24kWh... ou seja, ainda permite fazer uns 160/170km... dependendo do pé e traçado
6º os importados normalmente vem apenas com o cabo doméstico. O outro, para a rua, arranja-se com facilidade pro cá :-) - podes falar comigo por ex.
7º os cabos não viciam :-) nem a bateria... a bateria, vai é perdendo capacidades de retenção
8º começa por tratar dos cartões CEME: GALP, EDP; eVAZ, Prio....

Qq coisa, pergunta.
Entretanto, abre um diário de bordo.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por mafgod » 10 fev 2020, 13:50

Sobre a imagem:
- odométro do carro tem 18,639 milhas ~= 29,822km
- 5 QC, 5 cargas rápidas (Quick Charge)
- 973 L1/L2 973 cargas normais
- SOH 85%, state of health, estado da bateria... nova =100%
- AHr e Hx irrelevante

Tendo quase 4 anos, diria que está bonzinho.
Na volta ainda falta o update dos Leaf30, o que poderá ainda estar melhor.
Se a imagem que tens aqui for a do carro, ou foi tirada há uns dias atrás.... ou ainda não tem 30.000kms

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por Nonnus » 10 fev 2020, 13:53

Antes demais bem vinda ao fórum e parabéns pela iniciativa de comprar um VE.

Em relação a primeira questão deve ter em atenção que muitos vendedores que vendem carros eléctricos na realidade são vendedores de carros, não de carros eléctricos, e só vendem carros eléctricos porque acharam um "bom negocio" lá fora e querem ganhar umas massas com pouco trabalho. Na realidade muitos desses vendedores não percebem nada de VE´s, ou não tem interesse em mostrar o que você quer ver. Ter atenção que não estou a dizer que é o caso, mas todo o cuidado é pouco.

Em relação a segunda questão, uns trazem o cabo, outros não, depende se o antigo dono ficou com ele ou pode nunca ter comprado.

O que tem de fazer agora é verificar se o nº de chassi que aparece no Leafspy é o mesmo do carro (o nº grande que começa por SJNFAA...) se você souber a matricula do carro existem sites que lhe dão essa informação, senão pode ver quando tiver ao pé do carro.

O carro por acaso não é este: https://www.standvirtual.com/anuncio/ni ... Od2Nj.html
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por bpedrosa » 10 fev 2020, 15:20

Bem vinda e parabéns pela escolha.
Da imagem do LeafSpy só acho uma coisa estranha, é o SOH não apresentar as duas casas decimais. No meu nunca tive um valor percentual exacto mas mesmo quando as centésimas são zero, o valor é sempre apresentado nesse formato, por ex. 85.30%.
85% ou já perdeu uma barra ou deve estar na iminência de a perder. Consegue verificar isso no painel do carro.

nmr76
Mensagens: 34
Registado: 09 fev 2020, 16:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por nmr76 » 10 fev 2020, 15:34

Antes de mais, obrigada a todos pela ajuda!!!

mafgod:
As opiniões são acima de tudo sobre o aquecimento das baterias.
Se me diz que está a 24kw, porque não comprar um de 24kw... porque também já deve ter menos autonomia, certo?
Em relação ao cabo, vi que custam cerca de 200€. Mas pelo que o vendedor, diz, parace que mo vai "facultar" na venda :dance:
Em relação aos cartões... aiiii... dizem que edp, tenho 20% de desconto, visto ter EDP em casa. É o que comepnsa mais?
Esses cartões pagam-se?
Desculpem tanta ignorância :oops:
Diário de bordo... ups... o que é e onde faço??
Portanto, se me diz, que está bonzinho, será de não ter medo :doh:

Nonnus:
Este é um stand apenas de eletricos. Estou em crer que deverão perceber algo sobre o assunto... Digo eu, que não percebo nada!!! :lol: :lol:
Eles não tinham a matrícula visivel, mas deram-me o VIN e é identico à imagem que ele envia.
Quanto ao carro, é esse mesmo.... Algum apontamento sobre o mesmo? :think:

Estou mesmo muito verde nestas andanças, como tal, toda a ajuda é bem vinda :)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por Nonnus » 10 fev 2020, 16:24

nmr76 Escreveu:
10 fev 2020, 15:34
Antes de mais, obrigada a todos pela ajuda!!!

As opiniões são acima de tudo sobre o aquecimento das baterias.
Se me diz que está a 24kw, porque não comprar um de 24kw... porque também já deve ter menos autonomia, certo?
O aquecimento das baterias só é provocado se fizer muitos km seguidos e com vários carregamentos num curto espaço de tempo. Por exemplo já fiz viagens com três carregamentos rápidos e nunca atingi as barras vermelhas. Estamos a falar de viagens de mais de 400km.

Os leaf de 30kWh na realidade só tem 28kWh utilizáveis quando são novos. Com cerca de 15% de degradação ainda faz no verão os 200km a velocidades de estrada nacional, pelo menos o meu fazia quando apresentava essa degradação.

Um Leaf de 24kWh por esta altura terá certamente uma degradação igual (15%) ou superior, dependendo dos casos, o que quer dizer que já não vai ter os 24kWh tanto pode ter 20 como 18, logo vai fazer menos km. Isto não quer dizer que não seja uma opção, depende do nº de km que você faz por dia.

Em relação ao carro, quem vê caras não vê corações. Se os dados apresentados forem os reais, parece-me que é um bom negocio.
Última edição por Nonnus em 10 fev 2020, 16:27, editado 1 vez no total.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por mafgod » 10 fev 2020, 16:26

Entre este e um de 24 pelo mesmo preço, mais vale este em questões de bateria/autonomia :-)
Arranja-se cabos mais baratos.... pouco mais de 100€, fala comigo :-)
O que queres dizer com facultar a venda do cabo? :-)
Se for oferta do cabo aceita, se for dares mais 200€ pelo cabo, ele que faça um desconto de 200€ e depois fala comigo e ainda vais a uma marisqueira com a diferença ;-)
Cartões, se tens EDP pede um deles.
Opta também o da eVAZ, são rápidos a enviar e pouca burocracia e o preço em certas condições até é mais vantajoso que a EDP mesmo com o desconto.
Se tens EDP, depois de comprares o VE, e teres o DUA dele com a morada de casa, podes pedir tarifário mobilidade elétrica, o melhor creio que eles tem :-)

Sobre a percentagem do SOH não aparecer na APP, depende da versão da APP.
Sem stress...

nmr76
Mensagens: 34
Registado: 09 fev 2020, 16:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Apresentação - Vou comprar um Leaf!!!

Mensagem por nmr76 » 10 fev 2020, 16:36

Nonnus:
Acredito que agora no início, vá gastar mais... sou muito acelera e faço tudo (quase) em Lisboa.
Acredito que terei que voltar a "tirar a carta de condução" para que realmente valha a pena :lol: :lol:
E sim, em relação ao carro, quem vê caras não vê corações :( logo se vê

mafgod:
em relação ao cabo, pelo que ele disse no ultimo email, irá dar o mesmo. Como tal, por aí penso que não me tenho que preocupar.
No entanto, já sei a quem chatear, caso algo corra mal!!! ;)
Vou então ver se consigo pedir já o cartão da EDP e vou informar-me sobre esse da eVAZ!!

Com a vossa ajuda, já me decidi, e vou então comprar Leaf Acenta 30kw :dance:
Espero que corra tudo bem!!

Entretanto, e como sou uma naba nestas andanças, ainda virei cá muitas vezes pedir ajuda!!!!

Obrigadaaaa

Responder

Voltar para “Apresentações”