
DB Leaf 40 PeMiFer
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Não, eles cortam a chapa a volta com uma tesoura hidráulica. Recentemente falei com um comandante dos bombeiros e eles já tem formação de como proceder nos carros eléctricos. Penso que não tenham conhecimento de como é em todos os carros, mas sabem que existe um corta-corrente e se esse corta-corrente for de difícil acesso (que não devia) eles tem as ferramentas necessárias para lá chegar. Também sabem que é na parte inferior do carro onde esta as baterias e os cabos, e uma tesoura de corte tem dificuldade em cortar a blindagem da bateria.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Mas faria mais sentido aquela chapa aparafusada não existir, certo?Nonnus Escreveu: ↑11 fev 2020, 11:59Não, eles cortam a chapa a volta com uma tesoura hidráulica. Recentemente falei com um comandante dos bombeiros e eles já tem formação de como proceder nos carros eléctricos. Penso que não tenham conhecimento de como é em todos os carros, mas sabem que existe um corta-corrente e se esse corta-corrente for de difícil acesso (que não devia) eles tem as ferramentas necessárias para lá chegar. Também sabem que é na parte inferior do carro onde esta as baterias e os cabos, e uma tesoura de corte tem dificuldade em cortar a blindagem da bateria.
(imagino eu

- filipeoliv
- Mensagens: 673
- Registado: 15 dez 2017, 12:14
- Data de fabrico: 14 abr 2013
- Capacidade bateria: 24 Kw
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Não, aqui serve também para desmontar a bateria de tracção.
Antes de desligares os cabos que ligam ao pack, esse fusível deve ser retirado
Antes de desligares os cabos que ligam ao pack, esse fusível deve ser retirado

- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Fico sempre com os cabelos em pé, os poucos que tenho, quando vejo afirmações do tipo "não sei se consigo fazer uma viagem porque não sei se os carregadores estão em funcionamento", ou outra "consigo viajar porque telefono para a Mobi.e a perguntar o estados de todos os carregadores que penso utilizar".
É conhecida a minha má opinião acerca da Mobi.e mas vamos a números em vez de "achismos"! A Mobi.e é má?
Sim!
A Mobi.e tem gente competente?
Duvido!
Pode-se viajar sem medo usando a rede de carregamentos rápidos?
SIM!
É conhecida a minha má opinião acerca da Mobi.e mas vamos a números em vez de "achismos"! A Mobi.e é má?
Sim!
A Mobi.e tem gente competente?
Duvido!
Pode-se viajar sem medo usando a rede de carregamentos rápidos?
SIM!
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Sim... e depois fazes viagens a 50km/h na AE, andas a mudar de sentido para poder carregar, esperar que outros terminem, etc... é mesmo assim que se vai convencer as pessoas! 

- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Lembro-me de desde longa data afirmar isto mesmo, no entanto sempre fiz a ressalva dos PCR's nas cidades (muito por culpa da falta de cuidado dos utilizadores, do uso excessivo, etc...), mas desde a altura dos famosos "apagões" que perdi muita da confiança que tinha.
Quanto à gente competente, já apanhei um ou outro, mas sempre foram uma minoria...
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Toda. Uso quando preciso e tenho hipótese de usar, mas nunca mais fiz uma viagem em que dependesse exclusivamente da rede pública, tem de haver sempre um plano B.

Mas de preferência é não depender dessa malta.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Por acaso estava em Monte Gordo quando foi noticiado um apagão!
Como tinha de voltar para Lisboa, que remédio tive eu senão meter-me à estrada mesmo sem ter a certeza que conseguiria carregar.
Cheguei ao PCR de Loulé e carreguei normalmente.
A vossa falta de confiança é baseada no número de vezes que não conseguiram carregar?
Quantas foram as vezes que não conseguiram carregar?
Quantas foram as vezes que conseguiram carregar?
A única vez que não consegui carregar foi falada na altura, foi uma dia que houve apagão, disseram que tinha sido por causa de uma tempestade, depois disseram que foi porque havia fichas chademo danificadas, depois disseram que foi para substituir as fichas, isto num domingo à tarde. Depois ainda houve o comunicado da Mobi.e na segunda-feira seguinte com data da sexta-feira anterior a avisar que os PCRs iam ser desligados, enfim... só trapalhadas de quem não sabe o que anda a fazer...
Como tinha de voltar para Lisboa, que remédio tive eu senão meter-me à estrada mesmo sem ter a certeza que conseguiria carregar.
Cheguei ao PCR de Loulé e carreguei normalmente.
A vossa falta de confiança é baseada no número de vezes que não conseguiram carregar?
Quantas foram as vezes que não conseguiram carregar?
Quantas foram as vezes que conseguiram carregar?
A única vez que não consegui carregar foi falada na altura, foi uma dia que houve apagão, disseram que tinha sido por causa de uma tempestade, depois disseram que foi porque havia fichas chademo danificadas, depois disseram que foi para substituir as fichas, isto num domingo à tarde. Depois ainda houve o comunicado da Mobi.e na segunda-feira seguinte com data da sexta-feira anterior a avisar que os PCRs iam ser desligados, enfim... só trapalhadas de quem não sabe o que anda a fazer...
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Não, é com base nos vossos relatos.
Quando fazia Porto - Lisboa com regularidade (inicialmente só com os PCR de Pombal e Aveiras), nunca tive problemas de maior (quando não funcionava num lado, carregava no outro), depois deixei de precisar de fazer este tipo de deslocações.
Uma vez (talvez se recordem) aconteceu-me uma situação complicada em Antuã.
No sentido Sul/norte, o posto estava desligado e depois de saber que no outro sentido estava igual, comecei a ficar preocupado, o problema estava na linha que abastecia ambos os PCR's.
Ao fim de 30min e de chatear meio mundo, inclusive o piquete da EDP Distribuição, lá se resolveu com ajuda de um funcionário da estação de serviço que ligou para o electricista, que por telefone foi dando indicações.
Esta conversa toda para dizer que duvido que alguém tenha pensado nesta situação e num plano de contingência.
Sim, foi esse o primeiro apagão que me recordo e salvo erro, também foi uma trapalhada com a informação da disponibilidade da aplicação a mitica "mobie checker"
Quando fazia Porto - Lisboa com regularidade (inicialmente só com os PCR de Pombal e Aveiras), nunca tive problemas de maior (quando não funcionava num lado, carregava no outro), depois deixei de precisar de fazer este tipo de deslocações.
Uma vez (talvez se recordem) aconteceu-me uma situação complicada em Antuã.
No sentido Sul/norte, o posto estava desligado e depois de saber que no outro sentido estava igual, comecei a ficar preocupado, o problema estava na linha que abastecia ambos os PCR's.
Ao fim de 30min e de chatear meio mundo, inclusive o piquete da EDP Distribuição, lá se resolveu com ajuda de um funcionário da estação de serviço que ligou para o electricista, que por telefone foi dando indicações.
Esta conversa toda para dizer que duvido que alguém tenha pensado nesta situação e num plano de contingência.
Sim, foi esse o primeiro apagão que me recordo e salvo erro, também foi uma trapalhada com a informação da disponibilidade da aplicação a mitica "mobie checker"

- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Cá está a referência à única vez que não carreguei em PCR...
Parece que é "perigoso" carregar... enfim...
viewtopic.php?f=29&t=7125
Parece que é "perigoso" carregar... enfim...
viewtopic.php?f=29&t=7125