
Carregamentos e EVSE
- pemifer
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Carregamentos e EVSE
Antes demais perdoem-me se as minhas perguntas parecerem muito parvas.
Para que serve o EVSE? Transforma a energia duma tomada em energia para o carro, certo?
Isto quer dizer o quê? Transforma tensão alterna em tensão continua?
Na entrada do EVSE temos 220V alternos, 10A a 32A quais são os valores de saída (tensão e corrente)?
Nos postos de carregamento não é preciso EVSE, certo? Porquê? Já fornece tensão continua?
Quais são os valores de saída da tensão e da corrente dos postos de carregamento?
Quais as caraterísticas dos PCR? Quais são os valores também para os PCR (tensão e corrente)?
Para que serve o EVSE? Transforma a energia duma tomada em energia para o carro, certo?
Isto quer dizer o quê? Transforma tensão alterna em tensão continua?
Na entrada do EVSE temos 220V alternos, 10A a 32A quais são os valores de saída (tensão e corrente)?
Nos postos de carregamento não é preciso EVSE, certo? Porquê? Já fornece tensão continua?
Quais são os valores de saída da tensão e da corrente dos postos de carregamento?
Quais as caraterísticas dos PCR? Quais são os valores também para os PCR (tensão e corrente)?
- pemifer
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Re: Carregamentos e EVSE
Aparentemente o EVSE portátil é um estabilizador de tensão e corrente.pemifer Escreveu:Antes demais perdoem-me se as minhas perguntas parecerem muito parvas.
Para que serve o EVSE? Transforma a energia duma tomada em energia para o carro, certo?
Isto quer dizer o quê? Transforma tensão alterna em tensão continua?
Na entrada do EVSE temos 220V alternos, 10A a 32A quais são os valores de saída (tensão e corrente)?
Nos postos de carregamento não é preciso EVSE, certo? Porquê? Já fornece tensão continua?
Quais são os valores de saída da tensão e da corrente dos postos de carregamento?
Quais as caraterísticas dos PCR? Quais são os valores também para os PCR (tensão e corrente)?
Os veículos carregam em tensão alterna pois têm um carregador interno que transforma tensão alterna em continua.
Já os carregamentos rápidos são feitos em tensão continua diretamente às baterias.
Junto uma tabela de tempos de carga, potencia, tensão e intensidade
- Charging time for 100 km of BEV range - - | - - Power supply - - | - - Power - | - - - Voltage - - - -| - - Max. current
- - - - - - - - - - 6–8 hours - - - - - - - - - - - - | - - Single phase - - | - - 3.3 kW - | - - - 230 V AC - - - | - - - - 16 A
- - - - - - - - - - 3–4 hours - - - - - - - - - - - - | - - Single phase - - | - - 7.4 kW - | - - - 230 V AC - - - | - - - - 32 A
- - - - - - - - - - 2–3 hours - - - - - - - - - - - - | - - Three phase - - | - - 10 kW - -| - - - 400 V AC - - - | - - - - 16 A
- - - - - - - - - - 1–2 hours - - - - - - - - - - - - | - - Three phase - - | - - 22 kW - -| - - - 400 V AC - - - | - - - - 32 A
- - - - - - - - - 20–30 minutes - - - - - - - - - -| - - Three phase - - | - - 43 kW - -| - - - 400 V AC - - - | - - - - 63 A
- - - - - - - - - 20–30 minutes - - - - - - - - - -| - - Direct current - | - - 50 kW - -| - - 400–500 V DC - | - - 100–125 A
- - - - - - - - - 10 minutes - - - - - - - - - - - - | - - Direct current - | - -120 kW - | - - 300–500 V DC - | - - 300–350 A
- VETL
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Re: Carregamentos e EVSE
Eu não sou da área e por isso não me queria pronunciar.pemifer Escreveu:...Aparentemente o EVSE portátil é um estabilizador de tensão e corrente...
No entanto, antes que alguém seja induzido em erro, o EVSE não é um estabilizador de tensão e corrente.
É um dispositivo que comunica com o carregador que está no carro, dizendo-lhe qual a corrente que tem à disposição para poder gerir/utilizar.
Os postos públicos já possuem EVSE a informar qual a corrente disponível, razão pela qual não existe aquele sabonete nos cabos mennekes.
Não sei de onde vem esta tabela mas eu a carregar a 16A, não necessito sequer de 5h para encher 100Km.pemifer Escreveu:...
- Charging time for 100 km of BEV range - - | - - Power supply - - | - - Power - | - - - Voltage - - - -| - - Max. current
- - - - - - - - - - 6–8 hours - - - - - - - - - - - - | - - Single phase - - | - - 3.3 kW - | - - - 230 V AC - - - | - - - - 16 A
...
Mas lá está, tudo é relativo. Basta carregar mais ou menos no pedal ou ter diferentes tipos de carros e de consumo para esta tabela ter desvios significativos para ambos os lados.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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Re: Carregamentos e EVSE
Um bom EVSE é sempre cego.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
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- pemifer
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Re: Carregamentos e EVSE
Obrigado pelo esclarecimento, faltava-me essa informação.VETL Escreveu:Eu não sou da área e por isso não me queria pronunciar.pemifer Escreveu:...Aparentemente o EVSE portátil é um estabilizador de tensão e corrente...
No entanto, antes que alguém seja induzido em erro, o EVSE não é um estabilizador de tensão e corrente.
É um dispositivo que comunica com o carregador que está no carro, dizendo-lhe qual a corrente que tem à disposição para poder gerir/utilizar.
Os postos públicos já possuem EVSE a informar qual a corrente disponível, razão pela qual não existe aquele sabonete nos cabos mennekes.
Não sei de onde vem esta tabela mas eu a carregar a 16A, não necessito sequer de 5h para encher 100Km.pemifer Escreveu:...
- Charging time for 100 km of BEV range - - | - - Power supply - - | - - Power - | - - - Voltage - - - -| - - Max. current
- - - - - - - - - - 6–8 hours - - - - - - - - - - - - | - - Single phase - - | - - 3.3 kW - | - - - 230 V AC - - - | - - - - 16 A
...
Mas lá está, tudo é relativo. Basta carregar mais ou menos no pedal ou ter diferentes tipos de carros e de consumo para esta tabela ter desvios significativos para ambos os lados.
A tabela tirei da wikipedia. https://en.wikipedia.org/wiki/Charging_station
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Re: Carregamentos e EVSE
Aqui 16 A a 230 V carregam aprox. 18 km/h, dá aprox. 5.6 h de carga p 100 km. Este bicho come. Estes valores dependem do terreno, inclinação, chuva/seco, peso do pé, carga/ocupação/n.passageiros, ...VETL Escreveu: Não sei de onde vem esta tabela mas eu a carregar a 16A, não necessito sequer de 5h para encher 100Km.
Mas lá está, tudo é relativo. Basta carregar mais ou menos no pedal ou ter diferentes tipos de carros e de consumo para esta tabela ter desvios significativos para ambos os lados.
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Re: Carregamentos e EVSE
Aproveitando este post, venho fazer uma pergunta burra
Então é assim, os postos de 22kw (que por acaso o posto que me estou a referir, pelos comentários no Miio, está a carregar a 7kw), são de carga rápida ou normal?
Como é que os distingo?Apenas porque os de carga rápida têm cabos e os de carga lenta não têm?
Como sei se o meu Nissan Leaf 30 kw de 2016, pode carregar nesses postos de 22kw?
Se for de carregamento lento, apenas quer dizer que o carregamento vai ser mais rápido, comparativamente com um posto de 3,7kw.
Isto tudo, porque queria evitar ao máximo carregamentos rápidos para poupar a bateria.
Ha alguma maneira de limitar o carregamento numa carregador de 22 ou de 50?
Desculpem a ignorância

Então é assim, os postos de 22kw (que por acaso o posto que me estou a referir, pelos comentários no Miio, está a carregar a 7kw), são de carga rápida ou normal?
Como é que os distingo?Apenas porque os de carga rápida têm cabos e os de carga lenta não têm?
Como sei se o meu Nissan Leaf 30 kw de 2016, pode carregar nesses postos de 22kw?
Se for de carregamento lento, apenas quer dizer que o carregamento vai ser mais rápido, comparativamente com um posto de 3,7kw.
Isto tudo, porque queria evitar ao máximo carregamentos rápidos para poupar a bateria.
Ha alguma maneira de limitar o carregamento numa carregador de 22 ou de 50?
Desculpem a ignorância

- BrunoAlves
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Re: Carregamentos e EVSE
22kW são 32A em 3 fases. O Leaf só suporta 1 fase, por isso só tens os tais 7kW 
Os PCR têm tomadas CCS e Chademo), os PCN só têm as type2 normalmente sem cabo (tens de usar o teu)

Os PCR têm tomadas CCS e Chademo), os PCN só têm as type2 normalmente sem cabo (tens de usar o teu)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- pemifer
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Re: Carregamentos e EVSE
Ui!
Como eu era ignorante...
Agora já sou um bocadinho menos ignorante...
A quantidade de coisas que entretanto já aprendi aqui no forum desde esse post...
Os postos de 22kW, tal como os de 11kW, só carregam a essa potência carros com carregadores internos trifásicos.
O carregador interno do Leaf é monofásico.
Penso que haverá postos de carregamento Tesla, chamados "Tesla Destination Charger" que também têm cabos mas pode-se considerar que são PCN.
Mas os "Tesla Destination Charger" encontram-se apenas em hotéis e restaurantes.
Os "Tesla Destination Charger" que têm cabo têm ficha menekes que não dá no Leaf 30 porque estes têm entrada j1772.
De qualquer maneira só há 2 maneiras de carregar o Leaf:
Em qualquer posto com potência acima dos 6,5kW o Nissan Leaf irá carregar sempre a 6,5kW.
Portanto a resposta é: sim, pode carregar mas vai carregar a 6,5kW.
Só dá para alterar a potência de carregamento utilizando um EVSE configurável. Nunca dá para ultrapassar a potência máxima do carregador interno do carro.


Agora já sou um bocadinho menos ignorante...
A quantidade de coisas que entretanto já aprendi aqui no forum desde esse post...
Os postos de 22kW são considerados PCN (postos de carregamento normal). Há quem lhes chame semi-rápidos.
Os postos de 22kW, tal como os de 11kW, só carregam a essa potência carros com carregadores internos trifásicos.
O carregador interno do Leaf é monofásico.
É uma boa maneira de os distinguir: com cabos pendurados é de certeza um PCR.
Penso que haverá postos de carregamento Tesla, chamados "Tesla Destination Charger" que também têm cabos mas pode-se considerar que são PCN.
Mas os "Tesla Destination Charger" encontram-se apenas em hotéis e restaurantes.
Os "Tesla Destination Charger" que têm cabo têm ficha menekes que não dá no Leaf 30 porque estes têm entrada j1772.
De qualquer maneira só há 2 maneiras de carregar o Leaf:
- utilizando a entrada chademo que requer o cabo próprio que só se encontra nos PCRs
- utilizando a entrada j1772 para a qual temos de ter cabo. Esse cabo só se consegue ligar a fichas apropriadas.
O Nissan Leaf pode carregar nos locais que tenham a tomada apropriada mas o carregador interno do Leaf está limitado a cerca de 6,5kW.
Em qualquer posto com potência acima dos 6,5kW o Nissan Leaf irá carregar sempre a 6,5kW.
Portanto a resposta é: sim, pode carregar mas vai carregar a 6,5kW.
Como já respondi, num posto mais rápido que 3,7 só carregará até 6,5kW.
Utilizando um cabo simples ligado a um PCN não há maneira de alterar a potência de carregamento.
Só dá para alterar a potência de carregamento utilizando um EVSE configurável. Nunca dá para ultrapassar a potência máxima do carregador interno do carro.
-
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Re: Carregamentos e EVSE
pemifer, daqui a uns anos, espero estar igual. A saber tudinho e a ajudar aqueles que andam por aqui às aranhas!!!
Excelente explicação. Mais pormenorizada, penso eu, ser dificil.
E o mais giro, é que fiquei a perceber mais um bocadinho
Mais uma vez obrigada, pela excelente ajuda!!
Excelente explicação. Mais pormenorizada, penso eu, ser dificil.
E o mais giro, é que fiquei a perceber mais um bocadinho


Mais uma vez obrigada, pela excelente ajuda!!