

Vem aí o hidrogénio!
- BrunoAlves
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Re: Vem aí o hidrogénio!
Solar de noite onde? 

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Filipe
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Re: Vem aí o hidrogénio!
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Re: Vem aí o hidrogénio!
Quem falou de solar de noite? Não viste o grafico do mix de produção para o consumo? 1 GW de potência instalada não chega para cobrir a produção fossil se for injectada directamente na rede, que por acaso o consumo maximo diário coincide com a produção maxima solar, para quê fazer tanta transformação para hidrogénio se é para ficar com um terço da energia inicial?



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Re: Vem aí o hidrogénio!
Lobbies… com o hidrogénio podem manter um negócio equivalente ao usado na distribuição dos combustíveis fósseis.
O facto de OBRIGAREM o cliente a ter que ir à bomba se quiser abastecer é uma razão muito tentadora para defenderem o hidrogénio como se fosse a melhor maravilha do mundo.
Re: Vem aí o hidrogénio!
Certo, mas este projecto visa a exportação do hidrogénio, pelo que me parece, sinceramente acho que estamos a apostar no cavalo errado, mal temos excedentes para ligar a bombagem, temos problemas com as linhas de água principalmente no sul do pais, podia-se juntar as duas coisas e melhorar nestes aspectos em vez de se andar a falar em hidrogénio, que por enquanto não nos resolve qualquer problema, na minha opinião.
Um pouco como era com o TGV, temos uma ferrovia miserável e andava-se a pagar estudos para linhas de altas velocidade, acho que vai acontecer o mesmo com estes sonhos megalómanos.
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Re: Vem aí o hidrogénio!
[youtube]https://youtu.be/W_ZbO_OA7l0[/youtube]
Aí está a razão automóvel a desmistificar. Se calhar estes é que vão matar o carro a bateria! Densidade energética muito maior com o hidrogénio! Com apenas 5kg, energia para 600km, em apenas 3 minutos de abastecimento!
Aí está a razão automóvel a desmistificar. Se calhar estes é que vão matar o carro a bateria! Densidade energética muito maior com o hidrogénio! Com apenas 5kg, energia para 600km, em apenas 3 minutos de abastecimento!
- Nonnus
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Re: Vem aí o hidrogénio!
O único problema para já é arranjar sitio para abastecer. Ao contrario do carro elétrico sem carregadores conseguias carregar em casa, ou no trabalho, desde que tenhas uma tomada, não é o ideal, mas é certo que consegues carregar.
Neste caso vai ter que haver uma grande força de vontade ($) para se começar a instalar postos de hidrogénio. Neste momento alguém comprar esse carro em Portugal é o mesmo que depois não conseguir andar com ele. Tu que foste um dos pioneiros nos VE´s e mesmo sem carregadores conseguiste dar uso ao teu VE. Nem todos vivemos em Vila Nova de Gaia ou Lisboa. Quanto tempo vai levar até haver uma rede suficiente para se abastecer. Se for como na ME nem daqui a 10 anos, pronto tem de se começar por algum lado. E Portugal não é exemplo para ninguém na adoção de novas tecnologias. E é bom que não inventem uma Mobi.H senão é que nem daqui a 10 anos
Como alguém disse: "façam o lago que os patos aparecem".
Neste caso vai ter que haver uma grande força de vontade ($) para se começar a instalar postos de hidrogénio. Neste momento alguém comprar esse carro em Portugal é o mesmo que depois não conseguir andar com ele. Tu que foste um dos pioneiros nos VE´s e mesmo sem carregadores conseguiste dar uso ao teu VE. Nem todos vivemos em Vila Nova de Gaia ou Lisboa. Quanto tempo vai levar até haver uma rede suficiente para se abastecer. Se for como na ME nem daqui a 10 anos, pronto tem de se começar por algum lado. E Portugal não é exemplo para ninguém na adoção de novas tecnologias. E é bom que não inventem uma Mobi.H senão é que nem daqui a 10 anos

Como alguém disse: "façam o lago que os patos aparecem".
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- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
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Re: Vem aí o hidrogénio!
é como dizes....
os elétricos a bateria ainda dava para carregar em casa ligado à tomada da garagem ou com uma extensão...
estes não tens onde carregar!
enquanto não houver uns 50 postos espalhados pelo país não me vejo a comprar um carro a hidrogénio!
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Re: Vem aí o hidrogénio!
Para quem pode carregar em casa, com os BEVs conseguimos carregar a preços baixos e, no limite, carregar sem pagar (com recurso a produção própria).
Com os BEVs, a manutenção é mínima e o "grande" problema a nível de avaria é a bateria.
Nos elétricos a hidrogéneo, temos de ir à bomba e sujeitar a pagar o que eles pedem e o custo por km deverá ser maior que carregando em casa e pagando à nossa fornecedora de energia (o custo por km ao usar os postos públicos na volta até poderá ser mais caro).
A pilha de hidrogéneo tem quanto de durabilidade? O seu custo? Previsão de custos de manutenção?
Seja como for, é uma excelente opção não podendo ter um BEV.
Que tal um hibrido BEV/HEV?
Talvez fosse interessante em aumentar a bateria para uns 24kWh.. e um depósito mais pequeno para uma autonomia extra
Com os BEVs, a manutenção é mínima e o "grande" problema a nível de avaria é a bateria.
Nos elétricos a hidrogéneo, temos de ir à bomba e sujeitar a pagar o que eles pedem e o custo por km deverá ser maior que carregando em casa e pagando à nossa fornecedora de energia (o custo por km ao usar os postos públicos na volta até poderá ser mais caro).
A pilha de hidrogéneo tem quanto de durabilidade? O seu custo? Previsão de custos de manutenção?
Seja como for, é uma excelente opção não podendo ter um BEV.
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Talvez fosse interessante em aumentar a bateria para uns 24kWh.. e um depósito mais pequeno para uma autonomia extra

- mjr
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Re: Vem aí o hidrogénio!
Acrescento que os veículos a hidrogénio também têm de ter bateria para a regeneração e para absorver a eletricidade produzida pela célula de combustível (não dá para ligar diretamente ao barramento do motor por várias razões). O risco de falha da bateria é o mesmo ou maior em relação a um BEV pois são baterias mais pequenas, às quais são exigidas condições de funcionamento ao nível do C-rate muito superiores a um BEV.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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