Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Aqui pode colocar as suas questões acerca do funcionamento do forum
Avatar do Utilizador
UVE
Mensagens: 630
Registado: 08 dez 2015, 17:06
Data de fabrico: 06 dez 2015

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por UVE » 14 mai 2020, 16:23

Presidente da UVE em entrevista no VOLT (Exame Informática)

https://www.uve.pt/page/presidente-da-u ... formatica/

Imagem

Avatar do Utilizador
UVE
Mensagens: 630
Registado: 08 dez 2015, 17:06
Data de fabrico: 06 dez 2015

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por UVE » 22 mai 2020, 20:23

A MOBI.E anunciou o fim do período transitório dos carregamentos gratuitos na rede de carregamento normal (PCN – Posto de Carregamento Normal). A fase comercial dos mesmos terá início a partir de 1 de julho de 2020.

https://www.uve.pt/page/fim-do-periodo- ... -rede-pcn/

Imagem

Avatar do Utilizador
UVE
Mensagens: 630
Registado: 08 dez 2015, 17:06
Data de fabrico: 06 dez 2015

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por UVE » 25 mai 2020, 21:09

A 2ª edição das Tertúlias Elétricas UVE, terá lugar dia 29 de maio às 21:00, transmitida em direto na página de Facebook da UVE, com a presença de Manuel Reis, membro do Conselho Diretivo da UVE, e da Profª Helena Braga, da FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

https://www.uve.pt/page/2a-tertulia-ele ... ena-braga/

Imagem

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por RJSC » 29 mai 2020, 00:47

Ainda não há nenhuma comunicação sobre a realização do ENVE 2020.
Está cancelado, adiado ou continua de pé?

Avatar do Utilizador
UVE
Mensagens: 630
Registado: 08 dez 2015, 17:06
Data de fabrico: 06 dez 2015

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por UVE » 01 jun 2020, 21:36

De 1 de junho a 1 de agosto, a UVE terá uma campanha para Novos Associados UVE, em que oferecemos a quota do ano de 2020 às primeiras 100 inscrições.
Conheça todas as vantagens em ser Associado da UVE e efetue a sua inscrição online, em:

https://www.uve.pt/page/campanha-novo-a ... -uve-2020/

Imagem

Avatar do Utilizador
UVE
Mensagens: 630
Registado: 08 dez 2015, 17:06
Data de fabrico: 06 dez 2015

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por UVE » 30 jun 2020, 00:09

A 3ª edição das Tertúlias Elétricas UVE, terá lugar esta terça-feira, dia 30 de junho, às 21:00, em direto na página de facebook da UVE, com a presença de Henrique Sánchez, Presidente da UVE, e Alexandre Videira, Administrador da MOBI.E.

https://www.uve.pt/page/3-tertulia-elet ... ra-mobi-e/

Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por BrunoAlves » 30 jun 2020, 23:50

É quase indescritível resumir esta conversa. Percebo que a UVE tenha de manter a conversa ao nível amigável, mas aquilo custa a ouvir, sem que o Henrique tenha saído do registo concordante.

Foi um belíssimo exercício de marketing, com todas as supostas vantagens repetidas até à exaustão, bem como todas as desvantagens rapidamente varridas para debaixo de tapete.

Não há nada, NADA, de errado com a rede pública de carregamento, NADA, que possa ser imputado à MobiE. Nada. É um passado e presente imaculados, e até o futuro se vislumbra risonho.
Quando o Alexandre foge à questão dos apagões como foge, é inenarrável. Quando o Henrique não calca a questão (aceitando implicitamente aquela aldrabice), pior. Continuamos na mesma, a mesma impunidade. Indescritível. São os operadores, são os utilizadores, nunca a MobiE. Referir o apagão de Julho como o último é tão indescritível que dói. Felizmente que esse apagão existiu, serviu-me bem.

Quando se fala na reparação dos postos existentes, como é que não se pergunta o que foi feito às centenas de milhar de euros e aos postos que ficaram fora de serviço, recusando-se a MobiE a aceitar que estavam mesmo fora de serviço?

É um discurso próprio de quem está naquela posição. Infelizmente precisaríamos mais de quem estivesse na nossa posição, pessoas "normais" e que não precisam de se escusar naquele "faz de conta". Ainda gostava mesmo, mesmo de saber se o Alexandre anda de VE no dia a dia, veículo único para todas as suas deslocações e que VE é esse. É que ele parece estar mesmo noutra realidade.

No que toca aos esclarecimentos sobre os pagamentos, parecem-me poucos e sobretudo com pouco alcance. A maior audiência que tiveram foram 140 pessoas, em que a maioria já estará bem consciente do funcionamento da rede daqui para a frente. Seria útil ter informação compilada num formato mais amigável, para que todos nós pudéssemos "colar um link" de cada vez que essa questão surge. Fica a dica ;)

Integração, blablabla... Continua a justificar-se esta bagunça com a legislação. Ao fim destes anos todos já não tivemos tempo de mudar a legislação obsoleta e castradora, para um modelo mais livre?

Finalmente, disse-o nos comentários, a concordância e defesa da UVE a este modelo e a esta entidade é para mim o seu maior erro. Respeito totalmente a linha do conselho directivo e se é essa a visão, têm todo o meu respeito. E a minha discordância.
Não consigo encontrar nada, nada daquela conversa, que não possa ser feito com vontade política num modelo como aliás existe em todo o lado lá fora.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
ljbmartins
Mensagens: 47
Registado: 09 abr 2020, 20:03
Data de fabrico: 10 mar 2020

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por ljbmartins » 01 jul 2020, 10:50

BrunoAlves Escreveu:
30 jun 2020, 23:50
É quase indescritível resumir esta conversa. Percebo que a UVE tenha de manter a conversa ao nível amigável, mas aquilo custa a ouvir, sem que o Henrique tenha saído do registo concordante.

Finalmente, disse-o nos comentários, a concordância e defesa da UVE a este modelo e a esta entidade é para mim o seu maior erro. Respeito totalmente a linha do conselho directivo e se é essa a visão, têm todo o meu respeito. E a minha discordância.
Não consigo encontrar nada, nada daquela conversa, que não possa ser feito com vontade política num modelo como aliás existe em todo o lado lá fora.
Ouvi com muito atenção o monólogo entre as duas entidades e fiquei estupefacto. Afinal está tudo bem.
Eu ainda sou novato nestas andanças, mas já sofri na pele os apagões que não existem, o último no sábado passado. Felizmente estava relativamente perto de casa e não foi um grande stress. Mas se não fosse o caso? Dói ouvir as histórias da carochinha que ontem foram contadas.
Ao inscrever-me como associado da UVE, tinha a esperança (serei ingénuo!?) que iria existir uma voz para defender os utilizadores dos VEs, no sentido de garantir uma verdadeira mobilidade elétrica. Mas não. A conversa de ontem mais pareceu que estávamos na presença de dois departamentos da “mobi-e”, esse colosso que nos deu um fantástico modelo super centralizado, super complexo e que não existe em mais nenhum país do mundo. Somos mesmo muito avançados.
Foi mau, muito mau mesmo, mas é o que temos.
Se por exemplo a Alemanha quer obrigar todos os postos de combustíveis a oferecer além dos combustíveis fósseis a eletricidade, porque é que não ouvimos uma palavra nesse sentido á UVE?
E porque é que se continua a insistir nos pagamentos “ad-hoc” como uma coisa “esquisita”, ainda para mais num país de grandes fluxos turísticos. A ideia será dizer, venham, venham, mas de ICE, s.f.f.? Porque de elétrico não queremos, ok? Então, mas não deveria ser ao contrário? Eu deveria poder aproximar-me de um posto de carregamento, abastecer e pagar com o MB ou Cartão de Crédito, como faço com os outros carros. A obrigação por fazer 6 contratos com vendedores de eletricidade deveria ser uma opção, não uma obrigação. Se a lei assim obriga, altere-se a lei. A UVE está cá para fazer lobby ou não? Não é para isso que serve?
A Mobilidade elétrica apenas será uma verdadeira alternativa quando, para além dos carregadores em casa e dos carregadores ao sol, eu me possa deslocar para qualquer ponto do país e nas bombas de abastecimento eu possa escolher o combustível que necessito e pague no momento com o cartão de Débito ou Crédito. Tudo o resto são aberrações que podem ajudar, mas que não resolvem nada.
Apenas a minha opinião. Posso estar errado, mas para vejo a coisa apenas como algo que é giro para os verdadeiros aficionados dos VEs, mas que a manter-se assim nunca será uma verdadeira alternativa de massas.
O meu VE é abastecido em kWh. O gajo não "pasta" minutos vá-se lá a saber porquê. :evil:

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por ruramos » 01 jul 2020, 11:14

O meu resumo para o que vi ontem foi "uma conversa de amigos muito cordeal".
Tanto a UVE como a Mobi.e a venderem o seu peixe.
Os utilizadores da rede, para ultimo claro! :snooty:

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE

Mensagem por Nonnus » 01 jul 2020, 11:31

ljbmartins Escreveu:
01 jul 2020, 10:50
Ouvi com muito atenção o monólogo entre as duas entidades e fiquei estupefacto. Afinal está tudo bem.
Eu ainda sou novato nestas andanças, mas já sofri na pele os apagões que não existem, o último no sábado passado. Felizmente estava relativamente perto de casa e não foi um grande stress. Mas se não fosse o caso? Dói ouvir as histórias da carochinha que ontem foram contadas.
Ao inscrever-me como associado da UVE, tinha a esperança (serei ingénuo!?) que iria existir uma voz para defender os utilizadores dos VEs, no sentido de garantir uma verdadeira mobilidade elétrica. Mas não. A conversa de ontem mais pareceu que estávamos na presença de dois departamentos da “mobi-e”, esse colosso que nos deu um fantástico modelo super centralizado, super complexo e que não existe em mais nenhum país do mundo. Somos mesmo muito avançados.
Foi mau, muito mau mesmo, mas é o que temos.
Se por exemplo a Alemanha quer obrigar todos os postos de combustíveis a oferecer além dos combustíveis fósseis a eletricidade, porque é que não ouvimos uma palavra nesse sentido á UVE?
E porque é que se continua a insistir nos pagamentos “ad-hoc” como uma coisa “esquisita”, ainda para mais num país de grandes fluxos turísticos. A ideia será dizer, venham, venham, mas de ICE, s.f.f.? Porque de elétrico não queremos, ok? Então, mas não deveria ser ao contrário? Eu deveria poder aproximar-me de um posto de carregamento, abastecer e pagar com o MB ou Cartão de Crédito, como faço com os outros carros. A obrigação por fazer 6 contratos com vendedores de eletricidade deveria ser uma opção, não uma obrigação. Se a lei assim obriga, altere-se a lei. A UVE está cá para fazer lobby ou não? Não é para isso que serve?
A Mobilidade elétrica apenas será uma verdadeira alternativa quando, para além dos carregadores em casa e dos carregadores ao sol, eu me possa deslocar para qualquer ponto do país e nas bombas de abastecimento eu possa escolher o combustível que necessito e pague no momento com o cartão de Débito ou Crédito. Tudo o resto são aberrações que podem ajudar, mas que não resolvem nada.
Apenas a minha opinião. Posso estar errado, mas para vejo a coisa apenas como algo que é giro para os verdadeiros aficionados dos VEs, mas que a manter-se assim nunca será uma verdadeira alternativa de massas.
Quem já me conhece sabe que eu defendo atitude da UVE já a muito tempo. Não tenho qualquer cargo dentro da UVE apenas sou um associado como tu. Conheço todos os membros com cargos na UVE pessoalmente devido aos vários encontros de VE´s e as assembleias gerais que já fui. São tudo pessoas muito acessíveis e cordiais que abdicam do seu tempo e da sua família movidos por um ideal que é os veículos eléctricos. Quando tiveres oportunidade e houver uma assembleia geral da UVE, vai, para veres o que eu estou a dizer inloco e assim perceberes o que realmente estas pessoas pensam sobre a ME em Portugal. Vais ver que estão em linha com o teu pensamento.

Para quem já anda nisto a muito tempo sabe que a posição da UVE neste tipo de "debate" de ideias é sempre cordial, muitos não concordam com essa maneira de estar da UVE e principalmente do Henrique. Quem o conhece pessoalmente sabe que ele é uma pessoa bastante acessível e bastante calma quando falamos com ele acerca destes assuntos, claro que ele como nós também não esta contente com que se passa. Eu compreendo atitude da UVE e do Henrique, entrar a disparar para todos os lados só vai fazer com que as entidades se afastem da UVE e no futuro vai ser mais difícil chegar a essas entidades para tentar resolver o que quer que seja. Visto de outra maneira, o Governo e as entidades publicas não precisam da UVE para decidir o que quer que seja, mas a UVE precisa de ser ouvida, e só com uma atitude pacifica é que pode continuar as boas relações com as entidades.

Precisamos que mais seja feito? Precisamos, e não é agora que falamos nisto pela primeira vez.

Para perceberes como já falamos sobre estes assuntos podes ver aqui: viewtopic.php?f=2&t=7514

Uma ideia mais abrangente do que falo: viewtopic.php?f=36&t=7057&p=114054#p114054
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Discussão sobre o Forum”