rimsilva Escreveu: ↑08 jun 2020, 10:25Há no entanto um pormenor muito importante, este "modelo" foi desvirtuado, ou seja, o que o distinguia (e dava a meu ver grande vantagem) em relação ao panorama estrangeiro era a sua simplicidade de teres um acesso tipo via verde (com ou sem aplicação, com ou sem cartão, pagamentos ad-hoc, etc...) em que poderiamos usar qualquer postos de carregamento (OPC) que iriamos fazer um pagamento mensal.frankesousa Escreveu: ↑05 jun 2020, 10:29Enquanto a TAR for este valor absurdo o Modelo OPC+CEME vai dar sempre um valor final por kWh muito elevado!
Eu que até era um "simpatizante" deste modelo por permitir o uso genérico de qualquer posto com um só cartão já cheguei à conclusão que afinal preferia ter 10 cartões e APPs (ou então um espectacular cartão visa contacless) e ter apenas os OPC que compram ou produzem a energia que precisam.
O modelo "OPC+CEME+TAR" foi uma invenção que só veio desvirtuar o "Modelo" incial, que seria um passo à frente do resto da Europa e mundo, como é reconhecidamente o modelo da via verde, mas em vez disso devem ter prevalecido os lobbies da energia.
Com o "modelo via verde" deveriamos ter apenas os OPC a comprar/produzir energia, a estabelecerem tarifas plenas por posto (por tempo ou kWh) e nada mais.
Mesmo que quisesem andar entretidos com taxas e taxinhas fariam isso fora do esquema com os utilizadores de VEs, como acontece em certos setores de actividade.
Evitariamos logo à partida andar com estas brincadeiras de OPC tornarem-se CEMEs ou vice versa e de ouvirmos utilizadores de VEs dzerem que a ME é uma fraude, que o preço que pagam não é o que está afixado no postos etc... Por muito que se diga a essas pessoas que deveriam estar melhor informadas, não deixa de ser um sinal de que algo está mal.
Totalmente de acordo. Esta multiplicação de entidades apenas vai ter um resultado. O adiar de muitas compras de veículos.
Além disso não entendo como para cliente final os valores anunciados não são claros já com TAR IVA e afins incluídos