Vão por um contador a parte e a empresa vai reportar o consumo usado no(s) veiculo(s) eléctrico(s)? Já estou a imaginar... trabalhei numa empresa que pagava de electricidade entre os 50000€ e os 70000€ por mês de electricidade. Imaginem uma empresa destas comprar um veiculo eléctrico e não haver um controlo apertado do que o carro consome de energia. Até podem ter o carro parado a chuva apodrecer que em pouco tempo ta mais que pago e dar um lucro brutal.As empresas, PME ou não, que tenham carros elétricos, vão passar a descontar o IVA sobre a eletricidade. “Já podem abater 50% do IVA com o gasóleo, mas agora passam a deduzir 100% do IVA com a eletricidade” gasta no carregamento das baterias.

1º Ministro quer IVA variável na Eletricidade
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Re: 1º Ministro quer IVA variável na Eletricidade
A noticia é vaga.
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Re: 1º Ministro quer IVA variável na Eletricidade
Imagino que seja primeiro sobre os carregamentos nos postos publicos, que vêm discriminados na factura.
Mais una ideia bem sacada da parte de fora do cérebro. Deusmalivre...
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Re: 1º Ministro quer IVA variável na Eletricidade
Parece que há então duas propostas para o IVA na eletricidade:
1 - Taxa progressiva de IVA conforme o consumo.
2 - Permitir a dedução do IVA no carregamento dos VE.
A primeira para mim não faz qualquer sentido: tem pouco efeito prático nas faturas (sim, depende dos detalhes da progressividade), complica a faturação por parte dos CE (mais umas centenas de milhar de Euros que o consumidor acaba por pagar), é de difícil aproveitamento pelo consumidor por não ter uma medição em tempo real dos consumos e finalmente porque prejudica os proprietários de VE e aqueles que investiram em sistemas de aquecimento elétrico, como bombas de calor em detrimento do gás natural ou outros ainda piores do ponto de vista ambiental.
A segunda faz TODO o sentido, obviamente. Como estava antes é que era uma complicação, pois como sabem o IVA da eletricidade já é normalmente duduzido, só o IVA usado para carregar os VEs é que não o era. Isto era uma complicação grande para as empresas que naturalmente acabavam por não declarar nada como eletriicidade para carregar os VEs, exceto a gasta nos postos públicos.
1 - Taxa progressiva de IVA conforme o consumo.
2 - Permitir a dedução do IVA no carregamento dos VE.
A primeira para mim não faz qualquer sentido: tem pouco efeito prático nas faturas (sim, depende dos detalhes da progressividade), complica a faturação por parte dos CE (mais umas centenas de milhar de Euros que o consumidor acaba por pagar), é de difícil aproveitamento pelo consumidor por não ter uma medição em tempo real dos consumos e finalmente porque prejudica os proprietários de VE e aqueles que investiram em sistemas de aquecimento elétrico, como bombas de calor em detrimento do gás natural ou outros ainda piores do ponto de vista ambiental.
A segunda faz TODO o sentido, obviamente. Como estava antes é que era uma complicação, pois como sabem o IVA da eletricidade já é normalmente duduzido, só o IVA usado para carregar os VEs é que não o era. Isto era uma complicação grande para as empresas que naturalmente acabavam por não declarar nada como eletriicidade para carregar os VEs, exceto a gasta nos postos públicos.
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Re: 1º Ministro quer IVA variável na Eletricidade
mjr,mjr Escreveu: ↑15 dez 2019, 15:40A segunda faz TODO o sentido, obviamente. Como estava antes é que era uma complicação, pois como sabem o IVA da eletricidade já é normalmente duduzido, só o IVA usado para carregar os VEs é que não o era. Isto era uma complicação grande para as empresas que naturalmente acabavam por não declarar nada como eletriicidade para carregar os VEs, exceto a gasta nos postos públicos.
Não estou a perceber! Se a electricidade de uma empresa já é deduzida e nos postos de carregamento também já usado para efeitos de despesa... o que é que esta alteração vem fazer?
Se carregares os teus carros na tua empresa e esse consumo esta associado ao gasto geral da empresa, onde já deduzes o iva, esta alteração não vem trazer nada de novo. Esta-me a escapar qualquer coisa. Vais ter um contador a parte onde vais dizer este consumo é relativo a um VE?
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Re: 1º Ministro quer IVA variável na Eletricidade
Até agora a eletricidade usada para carregar os VE não podia deduzir o IVA, simples. Quem estava a carregar o carro na empresa sem contabilizar essa eletricidade e separar contabilisticamente do resto da eletricidade da empresa estava a cometer, potencialmente, fraude fiscal, pois estava a deduzir o IVA ilegalmente. Ou seja até agora é que seria necessário ter um contador para separar o consumo de eletricidade da ME do consumo do resto da empresa.
Deduzir o IVA usado nos postos de carregamento ainda seria mais grave e não teria desculpa nenhuma para isso pois essa eletricidade já é separada da restante da empresa.
O que esta medida trás é tornar a eletricidade para a ME IGUAL à restante eletricidade, logo com IVA dedutível. Tanto nos carregamentos na empresa como nos carregamentos na rede pública (ou outros locais).
Não sei explicar melhor que isto até porque fiscalidade não é a minha especialidade. Mas já ouvi pareceres de TOC neste sentido.
Deduzir o IVA usado nos postos de carregamento ainda seria mais grave e não teria desculpa nenhuma para isso pois essa eletricidade já é separada da restante da empresa.
O que esta medida trás é tornar a eletricidade para a ME IGUAL à restante eletricidade, logo com IVA dedutível. Tanto nos carregamentos na empresa como nos carregamentos na rede pública (ou outros locais).
Não sei explicar melhor que isto até porque fiscalidade não é a minha especialidade. Mas já ouvi pareceres de TOC neste sentido.
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Re: 1º Ministro quer IVA variável na Eletricidade
Esta compreendido, obrigado pela explicação.
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Re: 1º Ministro quer IVA variável na Eletricidade
E não é preciso melhor, claro como água

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Re: 1º Ministro quer IVA variável na Eletricidade
Parece que vai mesmo avançar, há luz verde de Bruxelas.
https://m.radiocomercial.iol.pt/noticia ... de-consumo
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Re: 1º Ministro quer IVA variável na Eletricidade
E o que eu retenho dessa noticia é: porra levaram 6 meses a dar luz verde a um pedido que é meramente consultivo. Imagino se fosse para ser legislado. Esse gajos fartam-se com trabalhar.
ups, esqueci-me que o convid atrasou o mundo inteiro.
Depois vem falar que é preciso repor a economia o mais rápido possível, com exemplos destes...


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Re: 1º Ministro quer IVA variável na Eletricidade
O mais engraçado é que o objetivo do Governo parece ser IVA variável em função do consumo – https://www.publico.pt/2020/06/12/econo ... de-1920387.
Assim, quem tiver VE e carregar em casa, paga um IVA um pouco mais alto. Quem tiver substituído o aquecimento de águas sanitárias a gás por uma bomba de calor, paga um IVA um pouco mais alto. Quem tiver substituído o aquecimento central a gás por ar condicionado, paga um IVA um pouco mais alto.
No fundo, todas as decisões que substituem o uso de energias não renováveis e/ou poluentes por eletricidade, possivelmente até com contratos de fornecimento de eletricidade vinda de fontes 100% renováveis, paga mais IVA porque consome mais eletricidade. Excelente medida esta que penaliza quem tenta poluir menos.
Assim, quem tiver VE e carregar em casa, paga um IVA um pouco mais alto. Quem tiver substituído o aquecimento de águas sanitárias a gás por uma bomba de calor, paga um IVA um pouco mais alto. Quem tiver substituído o aquecimento central a gás por ar condicionado, paga um IVA um pouco mais alto.
No fundo, todas as decisões que substituem o uso de energias não renováveis e/ou poluentes por eletricidade, possivelmente até com contratos de fornecimento de eletricidade vinda de fontes 100% renováveis, paga mais IVA porque consome mais eletricidade. Excelente medida esta que penaliza quem tenta poluir menos.