Leaf 40 2020

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
ricardojoaocmatos
Mensagens: 11
Registado: 02 jun 2020, 16:51
Data de fabrico: 01 fev 2020
Capacidade bateria: 40,00

Leaf 40 2020

Mensagem por ricardojoaocmatos » 17 jun 2020, 16:17

Bom dia.

Sou o proprietário de um Leaf 40 que comprei novo em Fevereiro de 2020 na Nissan VFX.

Já à uns bons anos que queria fazer a troca por um veículo elétrico.

Até à data tem feitos pouco mais de 8000km maioritariamente em circuito urbano.

Fez nos últimos 15 dias 2 viagens ao Algarve, que se revelaram uma aventura, desde a carga no PCR de Aljezur (utilizadores que interrompem a minha carga ou eu que interrompi a carga de outros por desconhecimento) até à manutenção da temperatura que se tem revelado preocupante.

Neste momento optei por agendar um diagnóstico na Nissan para verificar se está tudo ok.

Bom apresentação longa.

Espero fazer muitos km sem problemas.

Bem haja a todos.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Leaf 40 2020

Mensagem por BrunoAlves » 17 jun 2020, 18:51

Bem vindo ;)
A questão da temperatura nos Leaf e com muitos kms e carregamento rápido é incontornável, mas se não for uma constante não é problema nenhum que te deva preocupar.

Os diagnósticos na Nissan costumam ser risíveis no mínimo, o ideal era comprares um OBD adequado e a aplicação LeafSpy.

Venham de esses relatos de viagem. E fotos, sem fotos não aconteceu :mrgreen: Abre um DB para a tua máquina ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Leaf 40 2020

Mensagem por ruramos » 17 jun 2020, 20:47

Não te preocupes com a temperatura, não é defeito é feitio. É saber viver com isso.
De resto boas viagens e coloca fotos :D

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Leaf 40 2020

Mensagem por kony76 » 17 jun 2020, 21:06

Bem-vindo ao mundo dos carros elétricos. Vais ver que não te arrependerás. Eu também tenho um leaf40 já com mais de 40k kms e satisfeitíssimo.

As dúvidas que tens sobre aquecimento é normal. Outras também surgirão.

Como diz o ruraramos, não é defeito, é feitio. O
Facto de ir ao vermelho, não significa que já está a estragar. Não é como a temperatura dos ICe que quando
Chega ao vermelho já estragou.

A proteção que o Leaf tem contra o aquecimento das baterias é cortar potência de carga e, se necessário, potência do carro. Mas tudo isso é feito dentro da margem de segurança.

Portanto, quando chegas ao vermelho, ainda estás dentro da margem de segurança, o carro não deixa chegar o aquecimento das baterias ao ponto de estragar.

Pelo menos entendo eu que assim seja.

Desfruta do carro e abre uma dB para contares as aventuras.
Última edição por kony76 em 17 jun 2020, 21:07, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Leaf 40 2020

Mensagem por migle » 17 jun 2020, 21:07

Curioso... A minha mulher, que está com o meu Ioniq preto, tinha acabado de meter o carro a carregar em Aljustrel quando um Leaf a desligou, aparentemente sem querer...

Eu não sabia que isso era possível, e parece-me que só por defeito do posto....

Não é o mesmo caso, não?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

ricardojoaocmatos
Mensagens: 11
Registado: 02 jun 2020, 16:51
Data de fabrico: 01 fev 2020
Capacidade bateria: 40,00

Re: Leaf 40 2020

Mensagem por ricardojoaocmatos » 18 jun 2020, 16:03

Viva.

Aposto que sim.

Bom primeira experiência de PCR na AE e faço logo porcaria. :doh:

Bem na verdade quando fiz N-S em Aljustrel não encontrei esse dilema e quase no fim um Sr com um Model X colou à carga sem interromper a minha.

Na vinda para Lisboa é que quando vou a ligar meu carro a Sra. lá me disse que lhe tinha interrompido a carga...

15 dias depois volto ao Algarve e fiquei apreensivo, apelando a quem chegava que ao ligarem iriam interromper a minha carga (tendo eu aprendido da pior maneira). Até que um Sr. com um Model 3 pediu se podia experimentar na ficha tipo2 e certinho o meu carregamento foi abaixo.

Na volta para Lisboa estavam 3 Leafs na fila...lol. Mas o Sr. que estava a carregar já tinha bastante experiência e explicou que as fichas CCS e Chademo são DC e não podem estar ao mesmo tempo da Menekkes que é AC...penso que foi isto.

Contudo a impressão que deixa é que o investimento é parco na infraestrutura e parece ridículo numa AE existir apenas um PCR quando nos supermercados chegam a ter mais (Auchan de Alverca tem 2 PCR e 4 PCN sendo que o último cada um carrega 2 carros).

Já mais me passaria pela cabeça que o PCR com 3 "mangueiras" não permitisse a carga de 3 veículos...ou pelo menos 2 que são os espaços de estacionamento disponíveis. E pelos valores que combram...

Enfim... peço mais uma vez desculpas à sua esposa mas foi mesmo por desconhecimento.

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1298
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leaf 40 2020

Mensagem por frankesousa » 18 jun 2020, 17:08

O PCR pode carregar 2 carros ao mesmo tempo, 1 na chademo OU CCS (DC) + 1 no type 2 (AC).

Se vai abaixo é um problema do PCR ou da instalação.

No entanto apenas o zoe carrega rápido em AC type 2, todos os outros apenas devem usar a carga rápida DC.

Existem PCR configurados para não deixar usar a AC e DC ao mesmo porque o ramal da EDP não tem potencial suficiente no local, mas nesse caso não deixa escolher a ficha, nunca deve interromper a carga do outro.

Se usar o botão de emergência vermelho no PCR obviamente que vai interromper a carga, mas isso é para usar em cada de emergência como o nome indica 😜
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Leaf 40 2020

Mensagem por migle » 18 jun 2020, 18:55

ricardojoaocmatos Escreveu:
18 jun 2020, 16:03
Enfim... peço mais uma vez desculpas à sua esposa mas foi mesmo por desconhecimento.
Pronto, foi mesmo.
Bem, nada disso! A primeira coisa que tenho a dizer é que fico muito contente de saber que foi sem querer! É que a minha mulher ganhou um bocado receio, e agora evita afastar-se do carro. Cheguei a pensar em falar disso aqui no fórum. Ter agora a certeza que foi sem querer deixa-nos de novo em paz com a humanidade... :D

É que à partida, isso nunca devia ter acontecido.
Para fazer um carregamento rápido no Leaf, vai usar a ficha Chademo, não é? Ora, o posto nem deixa usá-la uma vez que a outra ficha DC, a CCS, está em uso. A opção Chademo nem aparece no ecrã.

Se calhar o que aconteceu foi como não lhe apareceu a ficha Chademo no ecrã, optou pela AC43, não foi? E o posto foi abaixo, terá sido isto? Nesse caso, nenhum dos dois carros ficou a carregar?
O posto ir abaixo também nunca deverá acontecer se estiver correctamente instalado (embora hajam alguns postos que são conhecidos por isso, e eu não tenho essa informação daquele)... Ainda para mais, o Leaf na tomada AC43 só vai puxar 6.6kW... são feijões... tipicamente em viagem não vale a pena usar essa ficha.
Aliás, já muitas vezes ali carreguei com um Zoe ao lado a carregar também.

A outra hipótese é aquele botão de emergência (vermelho, grande, vê-se bem, não há confusão)... que também desliga o posto...

E depois quando voltou para o Algarve cruzou-se outra vez com a minha mulher, não foi? Só que desta vez foi ela que teve de esperar.

Bom, a infraestrutura é uma desgraça, com a quantidade de carros eléctricos que já existem. Existem vários postos pendentes de certificação já instalados. Há muitos postos planeados. Porém, dá-me a sensação de que quando esses estiverem a funcionar também já serão também insuficientes. Isto está a precisar mesmo de dar um salto grande.

A primeira coisa que lhe digo, é o que digo à minha mulher. É mais importante do que nunca escolher uma hora para fazer a viagem que tenha pouca gente. Voltar do Algarve para Lisboa domingo ao final da tarde... já era de prever.

Depois, tenho ideia de que quando a encontrou a primeira vez, o lado de lá da auto estrada estava livre. Nestes casos, trânsito pendular para o Algarve, dirija-se à bomba de gasolina e peça para passar para o lado de lá. Leva o carro para o pé dos contentores do lixo, umas construções brancas, passa, depois tem um portão que é comandado à distância pela bomba de gasolina, há uma estradinha que passa por cima da auto estrada e do lado de lá é a mesma coisa. Eles têm é de estar avisados. Há sítios onde não deixam, ou parece que lhes custa, mas ali em Aljustrel são simpáticos.

Depois, há as hipóteses mais alternativas, ir pelo interior, devagar, evitar carregamentos... Afinal o Leaf de 40 ainda tem muita bateria. Uma vez fui com o Ioniq de Alcochete a Faro sem carregar (265km a 75km/h).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

ZEdaCaparica55
Mensagens: 118
Registado: 25 jun 2018, 22:03
Data de fabrico: 01 dez 2016
Capacidade bateria: 57 Ah

Re: Leaf 40 2020

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 20 jun 2020, 11:35

Bem-vindo ao mundo da mobilidade elétrica!
desde a carga no PCR de Aljezur
Felizmente que vão aparecendo novos PCRs fora das AEs, senão as grandes deslocações em VE transformavam-se numa autêntica selva.

ricardojoaocmatos
Mensagens: 11
Registado: 02 jun 2020, 16:51
Data de fabrico: 01 fev 2020
Capacidade bateria: 40,00

Re: Leaf 40 2020

Mensagem por ricardojoaocmatos » 20 jun 2020, 13:37

migle Escreveu:
18 jun 2020, 18:55
ricardojoaocmatos Escreveu:
18 jun 2020, 16:03
Enfim... peço mais uma vez desculpas à sua esposa mas foi mesmo por desconhecimento.
Pronto, foi mesmo.
Bem, nada disso! A primeira coisa que tenho a dizer é que fico muito contente de saber que foi sem querer! É que a minha mulher ganhou um bocado receio, e agora evita afastar-se do carro. Cheguei a pensar em falar disso aqui no fórum. Ter agora a certeza que foi sem querer deixa-nos de novo em paz com a humanidade... :D

É que à partida, isso nunca devia ter acontecido.
Para fazer um carregamento rápido no Leaf, vai usar a ficha Chademo, não é? Ora, o posto nem deixa usá-la uma vez que a outra ficha DC, a CCS, está em uso. A opção Chademo nem aparece no ecrã.

Se calhar o que aconteceu foi como não lhe apareceu a ficha Chademo no ecrã, optou pela AC43, não foi? E o posto foi abaixo, terá sido isto? Nesse caso, nenhum dos dois carros ficou a carregar?
O posto ir abaixo também nunca deverá acontecer se estiver correctamente instalado (embora hajam alguns postos que são conhecidos por isso, e eu não tenho essa informação daquele)... Ainda para mais, o Leaf na tomada AC43 só vai puxar 6.6kW... são feijões... tipicamente em viagem não vale a pena usar essa ficha.
Aliás, já muitas vezes ali carreguei com um Zoe ao lado a carregar também.

A outra hipótese é aquele botão de emergência (vermelho, grande, vê-se bem, não há confusão)... que também desliga o posto...

E depois quando voltou para o Algarve cruzou-se outra vez com a minha mulher, não foi? Só que desta vez foi ela que teve de esperar.

Bom, a infraestrutura é uma desgraça, com a quantidade de carros eléctricos que já existem. Existem vários postos pendentes de certificação já instalados. Há muitos postos planeados. Porém, dá-me a sensação de que quando esses estiverem a funcionar também já serão também insuficientes. Isto está a precisar mesmo de dar um salto grande.

A primeira coisa que lhe digo, é o que digo à minha mulher. É mais importante do que nunca escolher uma hora para fazer a viagem que tenha pouca gente. Voltar do Algarve para Lisboa domingo ao final da tarde... já era de prever.

Depois, tenho ideia de que quando a encontrou a primeira vez, o lado de lá da auto estrada estava livre. Nestes casos, trânsito pendular para o Algarve, dirija-se à bomba de gasolina e peça para passar para o lado de lá. Leva o carro para o pé dos contentores do lixo, umas construções brancas, passa, depois tem um portão que é comandado à distância pela bomba de gasolina, há uma estradinha que passa por cima da auto estrada e do lado de lá é a mesma coisa. Eles têm é de estar avisados. Há sítios onde não deixam, ou parece que lhes custa, mas ali em Aljustrel são simpáticos.

Depois, há as hipóteses mais alternativas, ir pelo interior, devagar, evitar carregamentos... Afinal o Leaf de 40 ainda tem muita bateria. Uma vez fui com o Ioniq de Alcochete a Faro sem carregar (265km a 75km/h).
Só posso querer que o PCR estava avariado, pois apenas liguei a ficha chademo, passei o meu cartão e dei início à carga.
Após nos termos apercebido que a minha acção (de alguma forma) teria interrompido a carga do ioniq, a máquina já nem deixava interromper a minha carga, nem com o cartão, nem nada.., então ai teve de ser mesmo com o botão vermelho.

No passado fim-de-semana teremos cruzado outra vez, mas não me apercebi, foi a minha esposa que reparou, já à saida. Combinado, não acontecia, lol.

Obrigado pela dica da AE em Aljustrel, nunca pensei que fosse possível.

Se me aventurar outra vez a ir ao Algarve com o Leaf, irei tentar ir pelo interior.

Abraço

Responder

Voltar para “Apresentações”