
Leaf não "pega"
- mjr
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Re: Leaf não "pega"
A minha do mk1 andou uns 2 anos fraquinha até que um dia já não aguentou mais sequer arrancar com o contactor principal e tive de à pressa passar no Continente para comprar a primeira que apareceu e que cabia. Isto foi há dois anos atrás. Ainda está a bombar, recentemente aguentou quase 2 meses sem o carro andar (os meus sogros estão em confinamento).
Se cabe e é de 12V então serve.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Leaf não "pega"
Pelo preço e as características, eu escolhia a VARTA.Jfsmoreira Escreveu: ↑16 jun 2020, 21:41A bateria do meu não tem manutenção. Logo não posso verificar o nivel de eletrolitico.
Estive a ver e encontrei 2 com as medidas exatas:
Uma de marca branca (APL) de 45Ah/360A por 40€ e uma VARTA Blue Dynamic C22 com 52Ah/470A por 67,5€...
Também vou ver as do Eleclerc... dizem que têm uma boa relação preço/qualidade.
- mjr
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Re: Leaf não "pega"
Já agora, como achega, as baterias de 12V dos VE deveriam ser de ciclo profundo e não baterias de arranque. As baterias de arranque portam-se muito mal quando são descarregadas mais que 50%, degradando rapidamente.
Como nos VEs não é necessário nenhum pico de corrente digno desse nome, uma bateria de ciclo profundo seria mais adequada. Além de que a densidade energética seria superior.
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Re: Leaf não "pega"
E o que são essas baterias de ciclo profundo?
Existe alguma específica para o LEAF?
A original é a mesma usada nos CI...
Existe alguma específica para o LEAF?
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- migle
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Re: Leaf não "pega"
Pois, um VE não requer grande bateria. Tanto assim é que eu ando há ano e meio com uma bateria que só pode estar nas últimas, uma vez que de vez em quando falha. Além de ser óbvio que o conversor DC-DC está quase sempre a trabalhar quando antigamente se via ligar 20 minutos e depois ficar desligado bastante tempo.
Que bateria? O Ioniq PHEV tem uma LiFePo.
Nos CI há quem ponha condensadores, mas isso parece fazer mais sentido quando é para fazer rodar o motor.
Que bateria? O Ioniq PHEV tem uma LiFePo.
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- mjr
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Re: Leaf não "pega"
Não há baterias de ciclo profundo nas dimensões normais dos carros, infelizmente. Teria de ser um hack.Jfsmoreira Escreveu: ↑17 jun 2020, 17:55E o que são essas baterias de ciclo profundo?
Existe alguma específica para o LEAF?
A original é a mesma usada nos CI...
Se fosse hoje e com tempo teria colocado talvez esta: https://www.castroelectronica.pt/produc ... ltracell-1
São baterias para fazer muitos ciclos e profundos. O tempo de vida projetado nessas condições é de 12 anos:
https://ultracell.co.uk/www.ultracell.c ... s/12v.html
Claro que não é capaz de fornecer 200A para arrancar um motor de combustão... mas isso é irrelevante para um VE.
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Re: Leaf não "pega"
Essas baterias são coisa para não cumprir com nenhuma norma/ teste para instalação em automóvel.mjr Escreveu: ↑17 jun 2020, 23:56Não há baterias de ciclo profundo nas dimensões normais dos carros, infelizmente. Teria de ser um hack.Jfsmoreira Escreveu: ↑17 jun 2020, 17:55E o que são essas baterias de ciclo profundo?
Existe alguma específica para o LEAF?
A original é a mesma usada nos CI...
Se fosse hoje e com tempo teria colocado talvez esta: https://www.castroelectronica.pt/produc ... ltracell-1
São baterias para fazer muitos ciclos e profundos. O tempo de vida projetado nessas condições é de 12 anos:
https://ultracell.co.uk/www.ultracell.c ... s/12v.html
Claro que não é capaz de fornecer 200A para arrancar um motor de combustão... mas isso é irrelevante para um VE.
Vibrações e assim não sei se não as fazia desintegrar

Deve haver algum motivo para além do "estarem habituados" para os VE trazerem baterias "normais" de carro não?
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10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: Leaf não "pega"
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Re: Leaf não "pega"
Só me preocuparia com a corrente de carga. Não sei qual é a corrente máxima que o DC/DC coloca a carregar a bateria, mas estas baterias não gostam de ser carregadas muito rapidamente pois são seladas.
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Re: Leaf não "pega"
Já tive um diesel com uma bateria dessas como auxiliar. Além da de acido comum na mala, tinha uma dessas de gel no compartimento do motor. Durou 13 anosfrankesousa Escreveu: ↑18 jun 2020, 01:32Essas baterias são coisa para não cumprir com nenhuma norma/ teste para instalação em automóvel.mjr Escreveu: ↑17 jun 2020, 23:56Não há baterias de ciclo profundo nas dimensões normais dos carros, infelizmente. Teria de ser um hack.Jfsmoreira Escreveu: ↑17 jun 2020, 17:55E o que são essas baterias de ciclo profundo?
Existe alguma específica para o LEAF?
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