Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por jfr2006 » 10 jun 2020, 10:02

Não...não pagas nada ;)

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2580
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 21 jun 2020, 13:43

Já se sabem alguns preços?
Já se sabe o que vai acontecer aos postos da rede piloto?

Ou só vamos saber no dia 1?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 862
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por t3lmo » 21 jun 2020, 13:53

Nada foi comunicado ainda pela EGME (Mobi.E).
Caso não venham a ser comunicados e publicados tarifários pelos 4 novos operadores dos postos (grande probabilidade) a taxa OPC destes será zero sendo cobrada a energia consumida dos carregamentos ao CEME do cartão utilizado.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 21 jun 2020, 13:58

t3lmo Escreveu:
21 jun 2020, 13:53
Nada foi comunicado ainda pela EGME (Mobi.E).
Caso não venham a ser comunicados e publicados tarifários pelos 4 novos operadores dos postos (grande probabilidade) a taxa OPC destes será zero sendo cobrada a energia consumida dos carregamentos ao CEME do cartão utilizado.
Lei da Selva. Estes postos que foram concessionados têm a identificação do OPC? Caso não seja anunciados os preços, e os OPC cobrem valores a quem nos podemos queixar? Teremos que aceder aos sites de cada OPC para saber os preços? Da última vez que fiz isso no site do OPC Mobilectric, os preços anunciados no site deles não eram os mesmos que constavam na publicação da Mobie

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 862
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por t3lmo » 21 jun 2020, 14:57

Se/quando os OPC aceitarem os postos dos lotes de concessão (pelos N problemas ainda por resolver), estes terão que afixar fisicamente as tarifas nos postos como hoje já acontece com que estão em fase comercial (dados do OPC, contactos de suporte, tarifas, etc). Se algum não o fizer, é simples: apresentar queixa à ENSE.
Só depois desse passo poderão iniciar a cobrança da taxa de operador e até lá só o CEME pode cobrar a energia consumida pelos carregamentos, sem acrescentar na fatura dessa fase, as taxas OPC.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por beme83 » 21 jun 2020, 15:18

t3lmo Escreveu:
21 jun 2020, 14:57
Se/quando os OPC aceitarem os postos dos lotes de concessão (pelos N problemas ainda por resolver), estes terão que afixar fisicamente as tarifas nos postos como hoje já acontece com que estão em fase comercial (dados do OPC, contactos de suporte, tarifas, etc). Se algum não o fizer, é simples: apresentar queixa à ENSE.
Só depois desse passo poderão iniciar a cobrança da taxa de operador e até lá só o CEME pode cobrar a energia consumida pelos carregamentos, sem acrescentar na fatura dessa fase, as taxas OPC.
Mais uma vez se prova que a parte que menos investimento faz é a que mais lucros gera e mais ganha com toda a novela da mobilidade elétrica. Não faz sentido nenhum este esquema. Espero sinceramente que abram os olhos rapidamente os opc e os utilizadores a contestar o modelo. Pelo menos permitam redes alternativas e estruturadas

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2580
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 21 jun 2020, 18:16

t3lmo Escreveu:
21 jun 2020, 14:57
afixar fisicamente as tarifas nos postos como hoje já acontece com que estão em fase comercial (dados do OPC, contactos de suporte, tarifas, etc).
E têm mesmo as tarifas afixadas no posto? Nos PCR eu já vi os restantes dados mas tarifas nunca vi. Alguém tem uma foto de exemplo?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por mjr » 21 jun 2020, 18:20

Não tem que estar afixado, tem de estar visível. Em postos com display normalmente optam, e bem, por apresentar o preço no ecrã.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por frankesousa » 21 jun 2020, 19:58

alexmol Escreveu:
21 jun 2020, 18:16
t3lmo Escreveu:
21 jun 2020, 14:57
afixar fisicamente as tarifas nos postos como hoje já acontece com que estão em fase comercial (dados do OPC, contactos de suporte, tarifas, etc).
E têm mesmo as tarifas afixadas no posto? Nos PCR eu já vi os restantes dados mas tarifas nunca vi. Alguém tem uma foto de exemplo?
Eu acho que mais de 90% dos postos pagos que vi tinham o preço afixado em papel ou no ecrã.

Já fui a 1 ou 2 que não tinham mas acho que é raro esse erro.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por frankesousa » 21 jun 2020, 20:03

t3lmo Escreveu:
21 jun 2020, 14:57
Se/quando os OPC aceitarem os postos dos lotes de concessão (pelos N problemas ainda por resolver), estes terão que afixar fisicamente as tarifas nos postos como hoje já acontece com que estão em fase comercial (dados do OPC, contactos de suporte, tarifas, etc). Se algum não o fizer, é simples: apresentar queixa à ENSE.
Só depois desse passo poderão iniciar a cobrança da taxa de operador e até lá só o CEME pode cobrar a energia consumida pelos carregamentos, sem acrescentar na fatura dessa fase, as taxas OPC.
Quando é que o resultado do concurso PÚBLICO fica público para podermos consultar?
Pensei que isso era obrigatório e a 10 dias da entrada em vigor devia ser mais que sabido!

Certo que concessionar os postos e pagar são 2 coisas +- distintas, mas eu posso garantir que sempre que carregar num postos daqueles todos queimados com ecrãs partidos e com contadores muito provavelmente "pouco fiáveis" ou reclamar sempre para ver a certificação dos mesmos!

Pagar sim, mas em equipamentos +- confiáveis.

Ainda tenho 2 cargas ativas nesses postos velhos desde o início do ano, ainda me vão cobrar as mesmas a partir de dia 1 :lol: :lol:
Devia ser obrigatório a manutenção mínima antes de iniciar os pagamentos nesses postos
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Responder

Voltar para “Carregamento”