Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

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rnlcarlov
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por rnlcarlov » 20 jun 2020, 17:46

ljbmartins Escreveu:
19 jun 2020, 11:24

Fiz ainda mais 2 cálculos, considerando:
1) que 100% dos carregamentos efectuados seriam em casa (~0,108€/kWh)
2) que 100% dos carregamentos efectuados seriam em postos públicos pagos (~0,30€/kWh)

Mesmo assim o VE compensa!
Para sermos justos, ao dizer que o VE compensa teriamos que incluir o valor de ambos os carros no momento da aquisição. Porque o grande problema passa pelo tempo de amortização (ou km) da diferença de custo.

Por exemplo, no meu caso, a comparação do 208 a gasolina de 100Cv com o e208 com 15.000 km/ano demora quase 9 anos a amortizar a diferença de preço. Simulação feita com carregamentos exclusivos em casa bi-horário (0,124€/Kwh). Aquisição por empresas (meu caso) baixa para 6 anos devido às ajudas fiscais. Para quem fizer menos km anuais o problema ainda será maior (p.e. 10.000 km/ano leva 12 anos a amortizar.

Apenas no caso das empresas o retorno acontece antes do fim da garantia das baterias. Convenhamos que não é muito bom cartão de visita.
0,124 no bi-horário não é um grande preço. É fácil arranjar mais barato e reduzir assim o tempo para amortizar.
Também há aqui outra possibilidade para alguns empresários em nome individual que podem deduzir parte dos gastos da electricidade de casa/sede (onde carregam o carro).

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migle
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por migle » 20 jun 2020, 21:39

BrunoFonseca Escreveu:
19 jun 2020, 20:59
E o prazer de condução?
E a consciência ambiental?
Há tantas variáveis que podem ser consideradas.
Pois. Precisamente, eu já deixei de fazer quaisquer contas comparativas porque não voltava atrás.
A questão é simples: consegui adquirir, foi caro, fiz um esforço, mas deu e não se põe mais a questão.

Hoje, com o covid, pude optar por uma situação que seria muito complicada a combustível. Família separada durante a semana e viagens todos os fins de semana. São 400km nos dias de semana no trajecto pendular e 550km no fim de semana, mais uns picos, 1000km/semana que seriam mais de 400€/mês de gasolina e que de elétrico nem vou ver quanto foi.
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoAlves » 20 jun 2020, 23:07

migle Escreveu:
20 jun 2020, 21:39
eu já deixei de fazer quaisquer contas comparativas porque não voltava atrás.
Isto. É muito isto.

O "problema" (e ponho problema entre aspas porque o problema é para quem não tem VE) é quando estás a falar com alguém sobre VEs, vantagens, desvantagens, economia e comodidade, etc e tal, e a maioria só ouve "xxx mil €", "150-300km de autonomia".
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 20 jun 2020, 23:14

Pois o pessoal que conheço já aceita que os VE são o futuro, mas que existem alguns incovinientes nomeadamente o investimento inicial elevado.

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 21 jun 2020, 12:50

MRider Escreveu:
21 jun 2020, 02:16
BrunoFonseca Escreveu:
20 jun 2020, 23:14
Pois o pessoal que conheço já aceita que os VE são o futuro, mas que existem alguns incovinientes nomeadamente o investimento inicial elevado.
Não necessariamente . Os usados ainda tem muita vida pela frente. E as vezes são quase metade do preço.
Hoje em dia com tantas opções não tem um VE quem não quer.
Em certa medida concordo.
Acho que falta ali aquele incentivo adicional, como fazer um test drive à séria.
Já lhes falei o ENVE em Lisboa lá para Setembro que poderá ser uma boa oportunidade de experimentar VEs

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoAlves » 21 jun 2020, 15:06

Eu por acaso discordo... Isso pode ser verdade para uma franja da população, da classe média que não vive à rasca para cima.
Conheço bastantes pessoas que quando trocam de carro só conseguem comprar um xaço de 5000€ ou menos, alguns muito (muito!) menos.
E sim, vão gastar muito dinheiro em gasolina e na oficina até o carro morrer e terem de o trocar por outro. Mas façam a ginástica que fizerem não conseguem comprar um carro muito mais caro.

O meu Clio, que vendi para comprar o Leaf, foi vendido por menos de 2000€ para um rapazote que estava em início de vida independente. Ainda hoje rola sem quaisquer problemas a registar. É impossível fazeres uma compra dessas num VE. Totalmente impossível.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por cfvp » 21 jun 2020, 16:48

É verdade, BrunoAlves. Também conheço pelo menos um caso de alguém que não tem mesmo hipóteses de comprar um VE, mesmo usado e dos mais baratos que há à venda. Mesmo que ele decidisse fazer o esforço inicial para ter o VE, depois para amortizar basicamente não compensaria porque os kms que faz não são assim muitos. Além de que ficaria com um único carro com uma autonomia muito limitada.

No entanto por outro lado, acho que quem tem todas as condições para ter um, deveria pensar seriamente nisso. Aliás eu não vejo razão para não optarem por um. Só que enfim, há sempre aqueles que gostam de barulho e de perder tempo a por mudanças para trás e para a frente e não pensam em mais nada. :lol:
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por migle » 21 jun 2020, 17:19

O problema é estarmos a comparar a versão base do 208 com o e208 e são carros incomparáveis. Nada como experimentar.

Mas 12000€ em combustível faz-se rapidamente. Pensando em consumos reais, não nos consumos de ficção, com bom preço de eletricidade, a poupança são 1000€ por cada 10000km, portanto faz-se em 120 mil.

Não é um bom cartão de visita? O carro não se esgota em 120 mil km. Um elétrico com 120 mil km está novo, mas a versão base do 208 já não estará. E a partir daí, o que fizer a mais é lucro.

Mudando apenas a atitude com que se olha para o número, eu diria que é espantoso que um carro tão bom, da categoria do e208, se torna ao preço do carrinho pequeno a gasolina ao fim de apenas 120 mil km.

O meu está com 95 mil. Já amortizei 9500€...
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por BrunoFonseca » 19 jul 2020, 22:36

Mais um stress: quadro da WB ardeu.
Fica o antes e o depois...
Anexos
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Re: Diários de Bordo BrunoFonseca - ZOE

Mensagem por frankesousa » 19 jul 2020, 22:56

Isso quem instalou a wallbox podia ter verificado os 2 disjuntores do séc passado.

Em princípio isso foi parafusos mal apertados ou fios muito mal dimensionados.

Estavas a carregar a quantos A?
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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