t3lmo Escreveu: ↑21 jun 2020, 22:15
O mais engraçado é que nenhum dos OPC se queixa da sua relação ou posição neste modelo, ao contrário do que muitos 'escrevem por eles' por aqui.
Não duvido. Ali há umas páginas trocava umas ideias com o mjr sobre o fornecimento em MT/BT e as diferenças nomeadamente da TAR e eventual custo da energia e julgo que concluímos que não sabem bem as diferenças.
Considerando um sistema que lhes é apresentado nos moldes existentes, sem quaisquer alternativas, eventualmente pouco sensibilizados para outros modelos e quiçá outras possibilidades para operar como há noutros locais, acredito que não se queixem.
E eu não escrevo por eles. Escrevo por mim, que considero o modelo uma aberração. E lamento, certamente limitação minha, mas não consigo entender a suposta riqueza por trás.
Edit: isto é o que eu imagino como ideal, e já existe.
viewtopic.php?f=29&t=7854&p=126099#p126093
Sem confusões, sem MobiE, sem não sei quantas entidades, sem...
Não consigo entender que se considere mais complicado isto do que a bagunça que é o RME.
t3lmo Escreveu: ↑21 jun 2020, 22:15
Isto porque se não fosse este modelo os OPC não tinham forma sequer de participar senão fazendo redes privadas, e os grandes CEME teriam as suas redes de alto a baixo em formato de oligópolio sem deixar espaço para que pequenas empresas pudessem fazer parte da ME nacional.
Isso é uma forma de olhar para o caso. Na minha opinião, inquinada pela forma como o modelo foi enraizado naquilo que se conhece. Primeiro porque OPC e CEME são coisas que só existem porque existe o modelo.
Em todos os concursos sempre poderiam ter concorrido empresas pequenas, como concorreram. A mobiletric não existia antes da ME e ganhou a maior parte dos PCR do primeiro concurso. Em que medida é que haver ou não haver CEME muda alguma coisa? Os "grandes" ficaram todos a nanar...
Backoffices para sistemas de autenticação destes já existem prontos a "assar e pôr ao fumeiro", parece-me que há muito a tendência a dar à MobiE uma importância muito maior do que tem (e competência então nem é bom falar).
Alguém sabe qual seria a situação sem este modelo aberrante? E com alteração à legislação obsoleta, que permitisse dar verdadeiramente controlo sobre todo o circuito do carregamento ao dono do posto? Não, e a minha convicção é que seria melhor para toda a gente.
mjr Escreveu: ↑21 jun 2020, 22:37
E já agora perceber melhor o que é preciso fazer para ser CEME e os riscos envolvidos. Estas análises de que o CEME não tem risco nenhum são demasiado simplistas.
Gostava mesmo que me conseguissem explicar. Ainda esta semana fiquei a saber que uma malta que fez uma excelente app gratuita (e sem publicidade, por isso sem receitas) vai ser CEME, terão assim um "arcaboiço" para se meter numa actividade assim arriscada?
Ninguém diz que não tem riscos, mas são ridículos em comparação com os OPC. O que não tem é de investir NADA para ter mais e mais fonte de receita. A possibilidade que se abre de dia 1 os CEME começarem receber e os OPC não, depois de os últimos terem investido muitos milhares e os primeiros zero, ultrapassa-me...
E sim, gostava de falar com um OPC.