Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
Tem início hoje, dia 1 de julho de 2020, a fase comercial de toda a Rede Pública de Carregamento, marcando assim o fim do Projeto Piloto da Rede MOBI.E.
A concessão de 663 PCN – Postos de Carregamento Normal, instalados em espaços públicos de acesso público, foi entregue a privados, que serão revelados nos próximos dias.
Com o início desta nova fase da Mobilidade Elétrica em Portugal, a UVE redigiu o seguinte comunicado, onde são enumeradas as alterações que terão efeito a partir de hoje, e as condições que se esperam ver cumpridas.
https://www.uve.pt/page/comunicado-n-o3-2020/
A concessão de 663 PCN – Postos de Carregamento Normal, instalados em espaços públicos de acesso público, foi entregue a privados, que serão revelados nos próximos dias.
Com o início desta nova fase da Mobilidade Elétrica em Portugal, a UVE redigiu o seguinte comunicado, onde são enumeradas as alterações que terão efeito a partir de hoje, e as condições que se esperam ver cumpridas.
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
Sim.. continuem com falinhas mansas e cordialidades e comunicadinhos que é assim que vamos lá...
Enquanto isso, os apagões sucedem-se, postos avariados ou desligados há meses continuam na mesma e com preços e tudo...
Mas já sabemos do que a casa gasta. Afinal de contas os sr. Cordiais andam de Tesla, por isso nem são afectados por isso
Enquanto isso os inscritos incautos vão pagando 25€ por ano para cordialidades e umas palmadinhas nas costas, que isto vai tudo correr bem. Temos o melhor modelo do mundo.. animem-se
Enquanto isso, os apagões sucedem-se, postos avariados ou desligados há meses continuam na mesma e com preços e tudo...
Mas já sabemos do que a casa gasta. Afinal de contas os sr. Cordiais andam de Tesla, por isso nem são afectados por isso
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- Nonnus
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
Da mesma maneira que tu continuas com a critica fácil e continuas sem nada fazer para mudar o que achas que esta mal. Estas a ver, continua tudo na mesma desde a última vez que tivemos esta discussão.
Agora é porque andam de Tesla quando andavam de Leaf era porquê? Essas palavras só te ficam mal.
Agora é porque andam de Tesla quando andavam de Leaf era porquê? Essas palavras só te ficam mal.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
Pois é.. as verdades magoam
Para receber 25€ por ano por sócio e fazer uns comunicados teambem eu faço. Até faço melhor, com letrinha toda bonita
Podes ir dizer esses comunicados ou que está tudo bem a um conhecido meu que está neste preciso momento pendurado em Viseu, sem nenhuma alternativa funcional...
Ou.. Espera... Vai ser o comunicado da UVE que o vai salvar
Com o comunicado e a atitude passiva deles, vai já ficar tudo bem
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Podes ir dizer esses comunicados ou que está tudo bem a um conhecido meu que está neste preciso momento pendurado em Viseu, sem nenhuma alternativa funcional...
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- ljbmartins
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
Boa tardeNonnus Escreveu: ↑01 jul 2020, 11:31
Precisamos que mais seja feito? Precisamos, e não é agora que falamos nisto pela primeira vez.
Para perceberes como já falamos sobre estes assuntos podes ver aqui: viewtopic.php?f=2&t=7514
Uma ideia mais abrangente do que falo: viewtopic.php?f=36&t=7057&p=114054#p114054
Da leitura dos links indicados, verifico que em 2018 os problemas atuais já se faziam sentir. Afinal pouco mudou.
Relativamente aos elementos da UVE, dos poucos contactos que tive com eles, posso afirmar que sempre foram de uma simpatia extrema. Nada a apontar a ninguém.
Por aqui igualmente. Só tenho a dizer bem pois existem neste forum, uns "carolas" que adoram ajudar e ajudam mesmo. Um grande bem-haja.
Mas como referi no meu "desabafo" ao evento de ontem, a UVE deveria ser mais combativa na defesa da mobilidade elétrica. Se a mobi.e se descarta e se escuda na "legislação", a UVE deveria contrastar com uma atitude diferente.
O meu VE é abastecido em kWh. O gajo não "pasta" minutos vá-se lá a saber porquê.
- BrunoAlves
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
Não é esse o modo de "operação", nunca foi e provavelmente não será. O Nonnus explicou atrás porquê. Eu também gostaria que fosse, mas não é, e está tudo bem.ljbmartins Escreveu: ↑01 jul 2020, 16:49Mas como referi no meu "desabafo" ao evento de ontem, a UVE deveria ser mais combativa
A questão não é escudar-se na legislação, isso eu entendo que faça. É mentir e sacudir responsabilidades em TUDO.ljbmartins Escreveu: ↑01 jul 2020, 16:49Se a mobi.e se descarta e se escuda na "legislação", a UVE deveria contrastar com uma atitude diferente.
Então se a legislação prevê que os postos tenham de permitir carregar, se as pessoas não conseguem carregar em postos da rede piloto cujo operador é a MobiE, então não há apagões mas a responsabilidade é do operador. Mas o operador é a MobiE. Só que como no dia seguinte entram os pagamentos, é uma excelente forma de sacudir a água do capote.
Não tem culpa de nada. Nada. O Henrique diz que houve um apagão de 1h este fds, um de 3h no fds passado. Resposta "ah o apagão em Julho passado e isso está largamente ultrapassado". Como é que se deixa passar isto, é incrível.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- mjr
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
Este tópico é para a UVE apresentar notícias da sua atividade e uma breve discussão das mesmas.jfr2006 Escreveu: ↑01 jul 2020, 16:14Pois é.. as verdades magoam
Para receber 25€ por ano por sócio e fazer uns comunicados teambem eu faço. Até faço melhor, com letrinha toda bonita
Podes ir dizer esses comunicados ou que está tudo bem a um conhecido meu que está neste preciso momento pendurado em Viseu, sem nenhuma alternativa funcional...
Ou.. Espera... Vai ser o comunicado da UVE que o vai salvar
Com o comunicado e a atitude passiva deles, vai já ficar tudo bem
Não é certamente para avaliar se 25€ por ano de cota é muito ou pouco, se os membros dos corpos sociais fizeram bem ou mal em comprar viaturas da marca A ou B ou C, ou se a sua atividade se resume, pasme-se, a mandar alguns comunicados por ano.
Caso isto não aconteça o tópico ficará bloqueado temporariamente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
Sobre a Tertúlia de ontem, foi muito agradável de assistir (bem mais fácil que preparar e participar!).
Foi realizado um bom apanhado da evolução da rede de carregamentos da ME, do modelo usado em Portugal, os problemas a resolver, a concessão da rede piloto e o futuro (esperemos que) próximo.
O Alexandre já é um conhecido nosso desde o ENVE de Coimbra, tendo participado em quase todos os ENVE nas Tertúlias, e notou-se que a conversa se desenrolou com à vontade entre os dois.
O Henrique, a meu ver, apontou todos os pontos positivos e negativos deste percurso até agora, e o Alexandre ignorou convenientemente alguns pontos negativos e justificou outros de maneira melhor ou pior. Claramente a EGME não está a cumprir com algumas disposições do RME, nomeadamente o artigo 67. A justificação de falhas gerais da rede com perdas de comunicação de alguns postos ultrapassou o limite da razoabilidade.
Por outro lado, o Alexandre teve razão quando disse que na impossibilidade de comunicação os postos devem permitir o carregamento, conforme indica o artigo 70. No entanto o OPC pode considerar que este artigo é de certa maneira dúbio e que pode levar facilmente a fraude por parte de utilizadores mal intencionados (não vou escrever aqui, mas conceptualmente é trivial fazer este tipo de fraude), e assim apenas permite a carga a cartões conhecidos pelo posto. Eu acho que a interpretação do OPC é a mais correta e por isso fica a bola do lado da EGME em garantir que o sistema funcione. É um pouco como o MB permitir levantar dinheiro sem verificar se a conta tem provisão.
Tecnicamente estas tertúlias têm sido muito bem conduzidas e evoluindo constantemente, parece que não mas dá mesmo muito trabalho preparar tecnicamente e graficamente as tertúlias. Parabéns à equipa da UVE responsável pelas tertúlias.
Foi realizado um bom apanhado da evolução da rede de carregamentos da ME, do modelo usado em Portugal, os problemas a resolver, a concessão da rede piloto e o futuro (esperemos que) próximo.
O Alexandre já é um conhecido nosso desde o ENVE de Coimbra, tendo participado em quase todos os ENVE nas Tertúlias, e notou-se que a conversa se desenrolou com à vontade entre os dois.
O Henrique, a meu ver, apontou todos os pontos positivos e negativos deste percurso até agora, e o Alexandre ignorou convenientemente alguns pontos negativos e justificou outros de maneira melhor ou pior. Claramente a EGME não está a cumprir com algumas disposições do RME, nomeadamente o artigo 67. A justificação de falhas gerais da rede com perdas de comunicação de alguns postos ultrapassou o limite da razoabilidade.
Por outro lado, o Alexandre teve razão quando disse que na impossibilidade de comunicação os postos devem permitir o carregamento, conforme indica o artigo 70. No entanto o OPC pode considerar que este artigo é de certa maneira dúbio e que pode levar facilmente a fraude por parte de utilizadores mal intencionados (não vou escrever aqui, mas conceptualmente é trivial fazer este tipo de fraude), e assim apenas permite a carga a cartões conhecidos pelo posto. Eu acho que a interpretação do OPC é a mais correta e por isso fica a bola do lado da EGME em garantir que o sistema funcione. É um pouco como o MB permitir levantar dinheiro sem verificar se a conta tem provisão.
Tecnicamente estas tertúlias têm sido muito bem conduzidas e evoluindo constantemente, parece que não mas dá mesmo muito trabalho preparar tecnicamente e graficamente as tertúlias. Parabéns à equipa da UVE responsável pelas tertúlias.
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
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Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
É aqui que eu acho que não se pode aceitar aquele tipo de justificação. É a desresponsabilização total.mjr Escreveu: ↑01 jul 2020, 18:58Por outro lado, o Alexandre teve razão quando disse que na impossibilidade de comunicação os postos devem permitir o carregamento, conforme indica o artigo 70. No entanto o OPC pode considerar que este artigo é de certa maneira dúbio e que pode levar facilmente a fraude por parte de utilizadores mal intencionados (não vou escrever aqui, mas conceptualmente é trivial fazer este tipo de fraude), e assim apenas permite a carga a cartões conhecidos pelo posto. Eu acho que a interpretação do OPC é a mais correta e por isso fica a bola do lado da EGME em garantir que o sistema funcione. É um pouco como o MB permitir levantar dinheiro sem verificar se a conta tem provisão.
Quando a rede cai, a maioria dos postos já pagos até permitem que se carregue, nomeadamente e sobretudo os PCR como já aqui discutimos várias vezes. Portanto os operadores até estão a fazer exactamente o que diz o regulamento.
Os "cartões não autorizados" aconteceram, pelo menos num passado mais recente em postos gratuitos, ou seja da rede piloto, ou seja operados pela MobiE. E foram confirmadas indisponibilidades dos serviços pelo help desk. Dê-se as voltas que se derem estes apagões existiram, seja central ou local é responsabilidade da MobiE e o que foi dito é que de Julho para cá não houve qualquer apagão, quando todos sabemos que não é verdade. Acho isto de uma gravidade indescritível.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!