
Início do pagamento total da rede de carregamento
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2674
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Postos 22kW da Powerdot no Centro Comercial La Vie nas Caldas da Rainha, preço de 5 cêntimos por minuto.
VE's com carregador de 6.6kW fica a cerca de 80 cêntimos por kWh - preço de Ionity
Se por um lado percebo que num Centro Comercial todo o espaço é precioso e os preços de aluguer ao metro quadrado são muito altos,
por outro lado o próprio Centro Comercial teria interesse em chamar clientes com VE ao "subsidiar" postos de carregamento.
VE's com carregador de 6.6kW fica a cerca de 80 cêntimos por kWh - preço de Ionity
Se por um lado percebo que num Centro Comercial todo o espaço é precioso e os preços de aluguer ao metro quadrado são muito altos,
por outro lado o próprio Centro Comercial teria interesse em chamar clientes com VE ao "subsidiar" postos de carregamento.
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2674
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Se os operadores só aceitarem os lotes quando estiverem completos então temos de esperar que todos os concelhos do país tenham pelo menos um PCN da Rede Piloto, ou estou a pensar mal ?
É que olho para o mapa e ainda faltam muitos concelhos...
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6525
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
É o preço deles, sim. No CC de Braga é igual. A 22kW não fica mau preço, daí para baixo é doloroso

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3497
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
É simplesmente ganância. A Powerdot não paga nada pelo espaço.alexmol Escreveu: ↑18 jul 2020, 10:48Postos 22kW da Powerdot no Centro Comercial La Vie nas Caldas da Rainha, preço de 5 cêntimos por minuto.
VE's com carregador de 6.6kW fica a cerca de 80 cêntimos por kWh - preço de Ionity
Se por um lado percebo que num Centro Comercial todo o espaço é precioso e os preços de aluguer ao metro quadrado são muito altos,
por outro lado o próprio Centro Comercial teria interesse em chamar clientes com VE ao "subsidiar" postos de carregamento.
Instala os postos sem custos e depois dá uma parte do lucro ao proprietário do parque:
In: https://www.motor24.pt/noticias/queremo ... 51240/amp/a Power Dot estabelece parcerias com os proprietários dos parques de estacionamento e assegura a instalação, a gestão e a operação do serviço. O parceiro apenas cede o espaço e ainda recebe parte das receitas.
Era um valente tiro no pé algum centro comercial querer cobrar aluguer do estacionamento para alguém que lá quisesse colocar um posto de carregamento. Ao ter postos de carregamento desviam todos os clientes com VEs da concorrência que não os tenha.
Alguns centros comerciais como o Mar Shopping em Loulé ou o Parque Nascente no Porto têm inclusivamente tomadas shucko e cee como pontos de carregamento e naturalmente a energia aí continua a ser gratuita.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6525
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Pois, mas isso faz sentido
Do ponto de vista do operador, eu honestamente não acho nada ultrajante os 5cts/min. É pensarem vocês se faziam esse negócio para vocês.
3€ brutos em cada hora. Ocupação diária de quê, 5h? 6h? 15€/dia.
O posto e a instalação custará entre 4 e uns 7k€ dependendo da infraestrutura existente, e o operador partilha os lucros com o dono do espaço. Vamos imaginar 1/3 do espaço para 2/3 para o operador.
Best case scenario, 400 dias para amortizar o investimento, provavelmente muito mais (estamos a falar de um centro comercial nas Caldas, não no Colombo!).
É caro, é muito caro. Mas sem simplificar processos, sem tirar o CEME do caminho, é impossível ter postos lentos baratos. E ainda não pagamos a MobiE! Daqui a algum tempo há mais uma parcela a pagar. Vamos tentar que seja o OPC também a suportar este custo quando ele aparecer? Já pouco falta...
Edit: agora façam este exercício com os 0,005€/min que já se sugeriram por aqui. Imaginem se faziam vocês esse negócio para vocês.
É a única forma de ser barato, claro descurando os eventuais problemas, seguros e tal.
Do ponto de vista do operador, eu honestamente não acho nada ultrajante os 5cts/min. É pensarem vocês se faziam esse negócio para vocês.
3€ brutos em cada hora. Ocupação diária de quê, 5h? 6h? 15€/dia.
O posto e a instalação custará entre 4 e uns 7k€ dependendo da infraestrutura existente, e o operador partilha os lucros com o dono do espaço. Vamos imaginar 1/3 do espaço para 2/3 para o operador.
Best case scenario, 400 dias para amortizar o investimento, provavelmente muito mais (estamos a falar de um centro comercial nas Caldas, não no Colombo!).
É caro, é muito caro. Mas sem simplificar processos, sem tirar o CEME do caminho, é impossível ter postos lentos baratos. E ainda não pagamos a MobiE! Daqui a algum tempo há mais uma parcela a pagar. Vamos tentar que seja o OPC também a suportar este custo quando ele aparecer? Já pouco falta...
Edit: agora façam este exercício com os 0,005€/min que já se sugeriram por aqui. Imaginem se faziam vocês esse negócio para vocês.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3497
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Não é viável vender o kWh num posto normal ao preço de um PCR ou superior.
Em espaços privados há maneiras de fornecer energia sem ser gratuitamente nem sendo integrado neste modelo com mobi-e e CEME. Se é para cobrar ao minuto é perfeitamente legal cobrar pelo estacionamento ao minuto e ter lá um EVSE ou uma tomada, que são equipamentos muito mais baratos que um posto de carregamento e muito mais fiáveis porque não dependem da comunicação com a mobi-e que tem sido a causa da maioria das falhas de carregamento.
Apenas para vender energia ao kWh é obrigatório este modelo.
No caso de parques de estacionamento pago basta ter 2 áreas e 2 cancelas em que a zona de veículos de combustão não tenha tomadas e a zona de carregamento ter um preço de estacionamento mais elevado e tomadas normais em todos os lugares.
Em parques gratuitos também pode haver uma zona paga com uma cancela que tenha tomadas em todos os lugares ou simplesmente um EVSE que aceite moedas como um parquímetro.
Também algo estranho se está a passar com os fabricantes de postos para um PCN custar metade de um PCR quando é apenas um EVSE com um computador para ler um cartão e comunicar com a mobi-e.
Em espaços privados há maneiras de fornecer energia sem ser gratuitamente nem sendo integrado neste modelo com mobi-e e CEME. Se é para cobrar ao minuto é perfeitamente legal cobrar pelo estacionamento ao minuto e ter lá um EVSE ou uma tomada, que são equipamentos muito mais baratos que um posto de carregamento e muito mais fiáveis porque não dependem da comunicação com a mobi-e que tem sido a causa da maioria das falhas de carregamento.
Apenas para vender energia ao kWh é obrigatório este modelo.
No caso de parques de estacionamento pago basta ter 2 áreas e 2 cancelas em que a zona de veículos de combustão não tenha tomadas e a zona de carregamento ter um preço de estacionamento mais elevado e tomadas normais em todos os lugares.
Em parques gratuitos também pode haver uma zona paga com uma cancela que tenha tomadas em todos os lugares ou simplesmente um EVSE que aceite moedas como um parquímetro.
Também algo estranho se está a passar com os fabricantes de postos para um PCN custar metade de um PCR quando é apenas um EVSE com um computador para ler um cartão e comunicar com a mobi-e.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6525
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Pois, mas todas essas sugestões implicam contornar a legislação (espaços privados de acesso público). É mais confortável para o dono do espaço, que não percebe nada de veículos eléctricos, disponibilizar espaço para aquilo que lhe apresentam como sendo a oitava maravilha do mundo, o modelo da nossa rede pública de carregamento.
Zero custo, zero investimento, zero manutenção e os postos estão lá.
No fundo, concordas com o que eu disse: neste modelo é impossível ter postos lentos, para carregadores lentos, baratos.
Edit: mas em relação aos 5cts/min, faziam ou não aquele negócio a valores OPC muito mais baixos? 0,005€/min como se sugeriu por aqui?
Zero custo, zero investimento, zero manutenção e os postos estão lá.
No fundo, concordas com o que eu disse: neste modelo é impossível ter postos lentos, para carregadores lentos, baratos.
Edit: mas em relação aos 5cts/min, faziam ou não aquele negócio a valores OPC muito mais baixos? 0,005€/min como se sugeriu por aqui?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Mensagens: 182
- Registado: 04 jun 2018, 23:10
- Data de fabrico: 15 mai 2018
- Capacidade bateria: 114,8 Ah
- Localização: Aveiro
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
O que impede a PowerDot (e outros operadores) de fazer um preçário melhor para o consumidor final é o facto de não conseguir ainda publicar tarifários mistos. Em que se paga ao kWh durante o carregamento e ao minuto após o carregamento, no entanto, já faltou mais para que isso também fosse possível. Aí acredito que vamos ver melhores preços nos PCNs.BrunoAlves Escreveu: ↑18 jul 2020, 17:17Pois, mas todas essas sugestões implicam contornar a legislação (espaços privados de acesso público). É mais confortável para o dono do espaço, que não percebe nada de veículos eléctricos, disponibilizar espaço para aquilo que lhe apresentam como sendo a oitava maravilha do mundo, o modelo da nossa rede pública de carregamento.
Zero custo, zero investimento, zero manutenção e os postos estão lá.
No fundo, concordas com o que eu disse: neste modelo é impossível ter postos lentos, para carregadores lentos, baratos.
Edit: mas em relação aos 5cts/min, faziam ou não aquele negócio a valores OPC muito mais baixos? 0,005€/min como se sugeriu por aqui?
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2674
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
0,5 cêntimos por minuto não é rentável para o OPC, isso parece-me claro.BrunoAlves Escreveu: ↑18 jul 2020, 17:17Edit: mas em relação aos 5cts/min, faziam ou não aquele negócio a valores OPC muito mais baixos? 0,005€/min como se sugeriu por aqui?
Se o preço for superior a 2c/min nos postos monofásicos ou superior a 3c/min nos trifásicos as pessoas vão chegar à conclusão que o PCR é mais barato.
Em postos com pouca utilização que tenham PCR desafogado perto pode ser contra producente subir os preços.
Por outro lado um PCN ao lado de um PCR na área de serviço da autoestrada pode cobrar caro que vai sempre ter clientes quando o PCR está ocupado. (Alô OPCs, estão a dormir?)
Preço justo para o UVE seria 2 a 3x o preço que se paga em casa, essa é a realidade no resto do Mundo, por cá isso parece ser verdade nos PCR mas não nos PCN, até ver.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6525
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Certo, mas o meu ponto mantém-se. No resto do mundo não têm esta reinvenção da roda que nós temos

Para chegar a esses valores, independentemente da potência do carregador do carro, dada a blindagem dada ao CEME, parece óbvio concluir que é o OPC que tem de dar o corpo às balas e ter o posto por "caridade" (algum exagero intencional)
Repito: querias um negócio para ti nestes moldes, com estes valores? Alguém queria?
Por exemplo, cobrar 10cts/kWh e ter um posto a render 37cts/h. Ou 72cts/h?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
