Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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alexmol
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 22 jul 2020, 10:34

rimsilva Escreveu:
21 jul 2020, 10:32
alexmol Escreveu:
18 jul 2020, 20:15

Se o preço for superior a 2c/min nos postos monofásicos ou superior a 3c/min nos trifásicos as pessoas vão chegar à conclusão que o PCR é mais barato.
Parece que se está sempre a partir do pressuposto que todos os VE's têm carga rápida, mas a realidade não é essa.

Os 2 ou 3 centimos por minuto são valores baixos quando comparados com os 9 ou mais dos PCRs (excepto os financiados e cobrados ao kWh, mas neste caso também há PCNs cobrados ao KWh).

3 centimos num postos de 22 kW para um Zoe é aceitável, não é melhor porque a meu ver temos os CEMEs a querer ganhar demasiado mesmo sem ter contribuido nada... Agora para carregar um VE monofásico num postos trifásico já sai fora do razoável, mas serindo bem os trifásicos a 22 kW (e são tantos, não me choca).
Ok, adendo então a minha frase para: :D

Se o preço for superior a 2c/min nos postos monofásicos ou superior a 3c/min nos trifásicos as pessoas vão chegar à conclusão que o PCR é mais barato, excepto se forem proprietários de um ZOE24 ou ZOE40. :D


Entretanto mais alguns preços da Powerdot:
PCN Forum Castelo Branco: 4c / min
PCN E.Leclerc Valongo: 4c / min
PCR E.Leclerc Valongo: 10c /min
PCR Agriloja Torres Vedras: 10c /min

Parece haver alguma coerência, portanto que não tem carregador interno de 22kW vai evitar os PCN da Powerdot (eu certamente vou), os ZOE24 e 40 que aproveitem!
Alexandre Moleiro

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por jfr2006 » 22 jul 2020, 18:07

Hoje passei por uma situação curiosa:

Coloquei o carro a carregar num PCN que até é novo (mas claro e magnuncrap) enquanto fui tratar de uns assuntos. Quando cheguei ao carro, tinha carregado 0.0kWh - marcados pelo PCN - apesar de o mesmo marca 26 minutos de utilização. Se este PCN já fosse pago em termos do OPC e fosse ao tempo, ia pagar por "nada" sem ter carregado..E nesta situação? A quem queixar? à mobie já sabemos que não vale a pena, porque a mobiie não tem responsabilidade de nada..ao CEME, este chuta para o OPC..ao OPC, este chuta para a mobie... :twisted: :evil:

Assim funciona este maravilhoso modelo que segundo alguns "entendidos" é a oitava maravilha do mundo :roll: :roll:

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mjr
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por mjr » 22 jul 2020, 19:41

O processo é fazer uma queixa ao CEME, que depois escala para o OPC/Mobi.e. Havendo registos de que não carregou nada parece-me óbvio que iriam ressarcir esse valor, ou até mais provável ainda: nem sequer iriam cobrar. É fácil colocar filtros para estas situações óbvias. Fica-lhes mais caro andar a tratar destas exceções do que filtrar logo no início.

Vejo problema maior em questões de potência do posto menor do que a anunciada quando cobram pelo tempo. É mais ambígua e o OPC pode alegar que o problema é do carro por ignorância / má fé.

No entanto é preferível discutir problemas concretos de faturação do que falhas hipotéticas.
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 22 jul 2020, 19:49

Não sei se essa situação em particular está coberta, mas por exemplo nos PCR aquela situação em que a carga inicia e pára logo a seguir não havia qualquer cobrança. Mesmo quando haviam taxas de activação.

Mas tens mais casos do género, por exemplo aqueles carregamentos que contam energia que o carro nunca conseguia absorver no tempo ligado, carregamentos que duram há meses, etc. Como é que a cobrança vai reagir a isso, não sabemos.
A forma mais simples será manter atenção às facturas e, na eventualidade de facturarem uma falha dessas, cancelar o débito directo.

Essas falhas de contagem podem acontecer em qualquer caso. O problema aqui é de facto a quem reclamar.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rnlcarlov » 22 jul 2020, 20:19

No facebook um utilizador relatou que um posto em Vilar Real (salvo erro VLR-0001) às vezes o CEME Priio indicava que tinha sido feita uma carga num posto de 3.7kW, outras vezes indicava 7.4kW (o posto só da 3,7kW).
Por este andar algo me diz que é preciso andar com 7 olhos em cima de tudo para não sermos roubados....

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por frankesousa » 22 jul 2020, 22:34

Pelo que consigo perceber da prio, e pelo que me disse um representante deles no ENVE, a prio faz a conta à potência média da carga (energia / tempo) e aplica os patamares de potência aí.

Não sei como é por exemplo se um posto estiver a debitar 4kW (17 ou 18A) em vez de 3.7kW (16A)! A prio talvez debite o preço de 7.4kW em vez do de 3.7kW.

Ou seja, se vou carregar por exemplo um leaf num posto de 11kW (trifásico 16A) vou pagar "apenas" o tarifário ao minuto de 3.7kW.

É só mais um complicometro para ajudar :lol: :lol: :lol:
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 22 jul 2020, 23:38

frankesousa Escreveu:
22 jul 2020, 22:34
Pelo que consigo perceber da prio, e pelo que me disse um representante deles no ENVE, a prio faz a conta à potência média da carga (energia / tempo) e aplica os patamares de potência aí.

Não sei como é por exemplo se um posto estiver a debitar 4kW (17 ou 18A) em vez de 3.7kW (16A)! A prio talvez debite o preço de 7.4kW em vez do de 3.7kW.

Ou seja, se vou carregar por exemplo um leaf num posto de 11kW (trifásico 16A) vou pagar "apenas" o tarifário ao minuto de 3.7kW.

É só mais um complicometro para ajudar :lol: :lol: :lol:
Não quero dizer nenhuma baboseira, mas acho que os preços que a Prio pratica, sendo ao minuto, dão o mesmo valor médio ao kWh, isto é, o patamar do preço por minuto dos postos de 22 é o dobro dos de 11, pois assumindo que o carro consegue tirar partido da potencia maxima do posto, carrega o dobro.

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por frankesousa » 23 jul 2020, 09:07

BrunoFonseca Escreveu:
22 jul 2020, 23:38

Não quero dizer nenhuma baboseira, mas acho que os preços que a Prio pratica, sendo ao minuto, dão o mesmo valor médio ao kWh, isto é, o patamar do preço por minuto dos postos de 22 é o dobro dos de 11, pois assumindo que o carro consegue tirar partido da potencia maxima do posto, carrega o dobro.
Penso que sim, o preço por minuto dá traduzido +- igual ao kWh, admitindo que o carro gasta o máximo.

Por exemplo o leaf só usa 6.6kW e paga ao minuto como se gastasse os 7.4kW

A minha explicação era só para tentar solucionar o problema de no mesmo posto pagar tarifa de 3.7kW umas vezes e 7.4kW outras. Será por causa do calculo de médias, se passar o 3.7 deve ir logo para a tarifa de 7.4.
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rnlcarlov » 23 jul 2020, 09:40

frankesousa Escreveu:
23 jul 2020, 09:07
A minha explicação era só para tentar solucionar o problema de no mesmo posto pagar tarifa de 3.7kW umas vezes e 7.4kW outras. Será por causa do calculo de médias, se passar o 3.7 deve ir logo para a tarifa de 7.4.
Já agora, o posto que falei não carrega acima de 3.7kW.

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rimsilva » 23 jul 2020, 10:02

alexmol Escreveu:
22 jul 2020, 10:34


Ok, adendo então a minha frase para: :D

Se o preço for superior a 2c/min nos postos monofásicos ou superior a 3c/min nos trifásicos as pessoas vão chegar à conclusão que o PCR é mais barato, excepto se forem proprietários de um ZOE24 ou ZOE40. :D
Zoe e todos os plug-ins, que em teoria, por ter uma baixa autonomia em modo electrico, são os que mais necessitam de carregar fora de casa (isto se realmente os incentivos que o Estado dá têm alguma intenção de reduzir as emissões de CO2).

Pegando nos Zoe e plug-in, estamos a falar da maioria de VE's vendidos em Portugal.
alexmol Escreveu:
22 jul 2020, 10:34
Entretanto mais alguns preços da Powerdot:
PCN Forum Castelo Branco: 4c / min
PCN E.Leclerc Valongo: 4c / min
PCR E.Leclerc Valongo: 10c /min
PCR Agriloja Torres Vedras: 10c /min

Parece haver alguma coerência, portanto que não tem carregador interno de 22kW vai evitar os PCN da Powerdot (eu certamente vou), os ZOE24 e 40 que aproveitem!
Outros a evitar são os da HorizonDistance.
Última edição por rimsilva em 23 jul 2020, 10:14, editado 1 vez no total.

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