Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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frankesousa
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por frankesousa » 23 jul 2020, 10:12

rnlcarlov Escreveu:
23 jul 2020, 09:40
frankesousa Escreveu:
23 jul 2020, 09:07
A minha explicação era só para tentar solucionar o problema de no mesmo posto pagar tarifa de 3.7kW umas vezes e 7.4kW outras. Será por causa do calculo de médias, se passar o 3.7 deve ir logo para a tarifa de 7.4.
Já agora, o posto que falei não carrega acima de 3.7kW.
Pois, pode ser erro obviamento.

Qual o tempo vs energia registada em ambos os casos de carga faturada a 3.7kW e 7.4kW? Só para ver porque pode o posto estar a contar mal também.

16A x 250V são 4kW o que é mais que 3.7kW e é bem possível o posto estar com 250V. Ainda um dia destes carreguei a mais de 7kW no leaf quando este só devia dar 6.6kW. (foram uns 30A x 245V = 7.35kW)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

cfvp
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 23 jul 2020, 21:44

rimsilva Escreveu:
23 jul 2020, 10:02
Zoe e todos os plug-ins, que em teoria, por ter uma baixa autonomia em modo electrico, são os que mais necessitam de carregar fora de casa (isto se realmente os incentivos que o Estado dá têm alguma intenção de reduzir as emissões de CO2).
Se ficar mais caro carregar em PCN do que encher o depósito com gasolina, duvido muito que alguém vá carregar o seu plug-in num PCN. Portanto com valores tipo 5c/min em postos de 22kW só os Zoes é que lá vão.
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alexmol
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 23 jul 2020, 22:00

Falaram aqui de preços de PCN, vejam lá se encontram o preço deste, é o que a EVCE Power anda a instalar.

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 24 jul 2020, 00:08

A mim só apareceram anúncios de redutores de varizes :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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rimsilva
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rimsilva » 24 jul 2020, 11:49

cfvp Escreveu:
23 jul 2020, 21:44
rimsilva Escreveu:
23 jul 2020, 10:02
Zoe e todos os plug-ins, que em teoria, por ter uma baixa autonomia em modo electrico, são os que mais necessitam de carregar fora de casa (isto se realmente os incentivos que o Estado dá têm alguma intenção de reduzir as emissões de CO2).
Se ficar mais caro carregar em PCN do que encher o depósito com gasolina, duvido muito que alguém vá carregar o seu plug-in num PCN. Portanto com valores tipo 5c/min em postos de 22kW só os Zoes é que lá vão.
O que eu quis evidenciar é que há mais VE's além dos referidos Zoe's que "não" podem usar PCRs porque é mais caro do que os (já muito caros) PCNs.

Não me choca que seja um pouco caro, para um plug-in usar um posto de 22 kW. No entanto, não deveria ser para um posto de 11, 7,4 ou 3.7 kW.

É um contracenso que o Estado esteja a conceder beneficios para a compra de plug-ins e depois permita que aconteça esta situação, A atividade privada é importante, mas ainda estamos numa fase de arranque da ME.
Se há gente a comprar plug-ins apenas para andar a "gasolina", este nivel de preços, só vem "legitimar" o pensamento dessas pessoas.

Em minha opinião, apesar de ser um contracenso, num futuro próximo serão lançados cada vez mais modelos plug-ins do que 100% electricos, por isso, será importante que os preços dos PCNs sejam revistos.

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 24 jul 2020, 12:04

Quanto aos pcn de 22 e poucos VE conseguirem utilizar o posto em pleno, é o mesmo tema dos postos de 150kW.

Os novos VE estão a ser dotados de carregadores internos cada vez com mais capacidade.
Vejam o caso fo futuro (novo) Nissan que terá como opcional carregador interno AC 22 kW.

Faz sentido que havendo agora um investimento, este nao se torne obsoleto no curto prazo.

Agora podem questionar : "ah e tal os pioneiros com VE mais antigos é que vão pagar a factura".
Não sei se será assim, por 2 motivos:
1) os pioneiros nunca dependeram da rede de carregamento (se assim fosse possivelmente hoje ainda andavam a queimar fosseis)
2) os pioneiros também tiveram oportunidade de carregar muitos kWh de forma gratuita

Agora é pensar no futuro.

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por ZEdaCaparica55 » 24 jul 2020, 12:11

A mim só apareceram anúncios de redutores de varizes
Também pode interessar a alguns utilizadores ce VEs.
O tempo que se espera pelo carregamento, também penalisa as pernas.

RJSC
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por RJSC » 24 jul 2020, 12:52

BrunoFonseca Escreveu:
24 jul 2020, 12:04
Agora podem questionar : "ah e tal os pioneiros com VE mais antigos é que vão pagar a factura".
Não sei se será assim, por 2 motivos:
1) os pioneiros nunca dependeram da rede de carregamento (se assim fosse possivelmente hoje ainda andavam a queimar fosseis)
2) os pioneiros também tiveram oportunidade de carregar muitos kWh de forma gratuita
Muitos dos pioneiros que na altura tinham capital para desembolsar por um VE a 37000€ já hoje trocaram para um VE mais moderno, quer seja vendendo o VE de primera geração ou deixando-o só para deslocações curtas.

Quem vai pagar vai ser quem comprou VEs usados mais antigos por não ter capacidade financeira.

Além dos PCNs muito caros para VEs com carregadores de 3.3 e 6.6kW também os PCRs cobrados ao minuto começam a encarecer muito para os VEs com a bateria já degradada: o meu Leaf MK1 com 9 barras de capacidade já não passa de 18kW num PCR.
E são precisamente os VEs com a bateria degradada que mais vezes precisam de carregar fora de casa em PCR para fazer viagens triviais.

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por migle » 24 jul 2020, 13:56

alexmol Escreveu:
23 jul 2020, 22:00
Falaram aqui de preços de PCN, vejam lá se encontram o preço deste, é o que a EVCE Power anda a instalar.
Não sei se era para adivinhar, mas confirma o que se estava a dizer ou pior.
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 24 jul 2020, 14:24

migle Escreveu:
24 jul 2020, 13:56
Não sei se era para adivinhar, mas confirma o que se estava a dizer ou pior.
A EVCE vende por 4000€.
Na Lituânia, a versão 22kW custa 2480€.

https://electrocars.lt/en/shop/ikrovimo ... stotele-2/

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Afinal quanto custa um PCN ?
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