Olá - Compra de veículo elétrico

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Olá - Compra de veículo elétrico

Mensagem por Nonnus » 31 jul 2020, 10:12

BrunoFonseca Escreveu:
31 jul 2020, 01:51
Quanto à minha opinião sobre o Zoe, tenho conhecimento das limitações e dos problemas do carro, mas caramba o pessoal dos Leaf adora malhar nos Zoe. Não são assim tão maus como vocês os pintam.
Nós já tivemos esta discussão noutros tópicos e a realidade é que ter um carro que não me dá confiança quando quero carregar não ajuda nada. Depois todos os problemas que é o aluguer da bateria, basta ver o que sofreu o alexmol e outros, ao ponto de quererem entregar a bateria e ficar com o carro para fazer uma coelheira. Achas que isto abona a favor do ZOE?

Da mesma maneira que o Leaf de 30kWh é conhecido pela bateria não ter a longevidade que todos gostaríamos. Eu também posso dizer que não é tão mau quanto parece, pois o meu carro tem 3 anos 100000km e vai com 73% de soh. Mas em comparação com os outros é mau, muito mau.

Se me perguntares se hoje comprava outra vez um Leaf, provavelmente não. É um carro que não dá problemas, é verdade, em 100000km nunca teve uma única avaria, mas a questão da bateria deixa-me de pé atrás para uma próxima compra. Rapidgates não é solução, é um remendo.

Ainda em relação ao ZOE quantas vezes o teu já foi a assistência? Uma, ou duas e não tem 100000km, é tudo isto que vamos lendo e vendo que para mim o ZOE de 40 não faz sentido. Um ZOE em segunda mão é mais barato que um Leaf de 30kWh por algum motivo.

Para muitas pessoas o ZOE é bom e funciona, há carradas deles a circular, agora que os problemas existem, existem e não podemos simplesmente dizer que o problema não é o carro. São os carregadores, quando todos os outros carregam sem problemas.

LilianaB,

A questão da degradação da bateria varia muito de carro para carro, embora pelo temos visto parece existir um "padrão" em carros da mesma idade.

O meu com 3 anos e 100000km tem uma degradação de 27%, ainda faz cerca de 170km (velocidades ditas normais) com uma carga. Mas existem carros com mesmo numero de km e a mesma idade com menos degradação, com apenas 15% ou 20%, da mesma maneira que existem carros com uma degradação de 30% ou mais.

Mas no Leaf é fácil de ver estes números basta ligar um "OBD" ao carro e um telemóvel com leafspy e fica com uma ideia do estado da bateria. Também pode ver pelas barras que ficam no lado mais a direita do quadrante. Em novo tem 12 barras.

Diria que seria normal encontrar carros dentro do que quer com 10 barras, se tiver menos que isto já sai da média* se tiver mais que 10 barras esta acima da média*.


*esta média que falo é com base nos relatos que vamos trocando uns com outros aqui no fórum acerca deste assunto, não é nada oficial.

Se encontrar um Leaf que goste e esteja dentro daquilo que quer, leve o carro a NIssan, se o vendedor não tiver nada a esconder não se vai importar.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Olá - Compra de veículo elétrico

Mensagem por rimsilva » 31 jul 2020, 10:38

Se tem receios em relação aos carros mais baratos (Zoe e Leaf) penso noutras alternativas e faça uma compra mais "segura" (não quer dizer que não possa fazer um bom negócio com qualquer um destes carros, mas pelo menos fica sempre com esse pensamento), gastando um pouco mais.

Sendo o Ioniq uma excelente opção.

Outra possibilidade é pensar em mudar o carrinho de bébé, se calhar sai mais barato, uma vez que há muitos carros da dimensção do e-up em que são usados carros de bébé.

chegou a ver o Kia Soul? Um i3 de 2015/2016, também já deve andar na casa dos 16.000€/17.000€.

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 861
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Olá - Compra de veículo elétrico

Mensagem por t3lmo » 31 jul 2020, 11:00

Falando de outras gamas, partilho uma lista de boas soluções na relação qualidade/preço:

https://www.facebook.com/ElectricMove.p ... 7323761472
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Olá - Compra de veículo elétrico

Mensagem por BrunoFonseca » 31 jul 2020, 11:53

Nonnus Escreveu:
31 jul 2020, 10:12

Ainda em relação ao ZOE quantas vezes o teu já foi a assistência? Uma, ou duas e não tem 100000km, é tudo isto que vamos lendo e vendo que para mim o ZOE de 40 não faz sentido. Um ZOE em segunda mão é mais barato que um Leaf de 30kWh por algum motivo.
Em 2 anos e 35.000 Km foi 1 vez por problema na bateria de tracção, que foi substituída. O problema foi a demora: 1 mês e meio pois a bateria teve que vir de França, contudo deram-me um carro de substituição e aqui o único problema foi não ser um VE.
Agora com a abertura do novo centro da Renault em Loures, criado com a valência de substituição/reparação de baterias, o tempo de espera teria sido menor.

Este é para mim um beneficio das baterias de aluguer: Não são tua propriedade logo a responsabilidade de custos de reparação são da RCI.
Referiste o problema do Alexmol, que foi um problema com a RCI e não com a Renault, e o modelo nem sequer era o Zoe, mas sim o Fluence.

Outra situação do aluguer da bateria está relacionada com os custos iniciais: 8.000€+IVA pode pesar muito no momento de adquirir um carro. Ficar a pagar este valor em prestações (aluguer da bateria) pode servir para eliminar esta barreira. É claro que vai depender do tempo que se pretende manter o carro e o nº de km que se faz.
Nonnus, não podemos generalizar, só porque conhecemos um ou outro caso em que as coisas não correram bem. Por algum motivo o Zoe é o VE mais comercializado na Europa.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Olá - Compra de veículo elétrico

Mensagem por BrunoFonseca » 31 jul 2020, 11:59

LilianaB Escreveu:
31 jul 2020, 09:28
Bom dia a todos,

Bem começa a ser complicado e se no início estava motivada com a mudança agora estou mais receosa.
É muito complicado escolher e em termos de usados já vi muita coisa.

Tinha ideia que os Leafs fossem superiores mas a questão da degradação da bateria parece ser complicada. Um Leaf de 2017 qual seria a degradação normal? Com 40 ou 50 mil Kms?

Hmendes, obrigado por essa explicação. Cada vez mais acho que o Zoe era o ideal mas por todo o lado só leio problemas. E a questão do aluguer de baterias também não ajuda.

Relativamente ao espaço da bagageira já percebi que qualquer um deles serve.
Sugestão: comece por fazer um test drive aos modelos sobre os quais está indecisa. Acredito que se irá apaixonar por um deles.

LilianaB
Mensagens: 6
Registado: 26 jul 2020, 22:51
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Olá - Compra de veículo elétrico

Mensagem por LilianaB » 31 jul 2020, 23:16

Se fosse por vontade iria certamente para o I3. Não por ser um BMW mas porque gosto muito do aspecto e do interior do carro. Infelizmente acho que para chegar ao valor de um I3 interessante teria que esticar um pouco o orçamento que queria usar.

Vou tentar durante as próximas duas semanas procurar o máximo que puder. Depois tenho mesmo de fechar negócio para algum pois preciso para o início de Setembro.

Por último uma pergunta sobre o VW e-up. Qual o comportamento da bateria? Obrigada por toda esta ajuda.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Olá - Compra de veículo elétrico

Mensagem por cfvp » 31 jul 2020, 23:56

BrunoFonseca Escreveu:
31 jul 2020, 11:59
Sugestão: comece por fazer um test drive aos modelos sobre os quais está indecisa. Acredito que se irá apaixonar por um deles.
É isso. Acho que já estamos a entrar em pormenores que na prática não vão fazer grande diferença.

LilianaB, se está mais inclinada para o Zoe, vá ver o carro ao vivo e faça test-drive. Depois se quiser mesmo avançar veja a tal questão do aluguer das baterias, da degradação e da versão do motor. O Zoe pode ter os seus defeitos, como qualquer carro, mas ainda assim é um dos elétricos mais vendidos na Europa, por isso tem que ser minimamente bom e fiável.

Veja também o Kia Soul EV que está no link que o t3lmo colocou, por €13500. Este: https://www.standvirtual.com/anuncio/ki ... ONXnG.html
Já tem uns quantos kms, mas não sei, pode ainda estar razoavelmente bom.
LilianaB Escreveu:
31 jul 2020, 23:16
Por último uma pergunta sobre o VW e-up. Qual o comportamento da bateria? Obrigada por toda esta ajuda.
Comportamento, como assim? Se for como o e-Golf, que é capaz de ser, a bateria não é refrigerada, mas pode ter uma boa química, não sei.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Olá - Compra de veículo elétrico

Mensagem por Apr » 01 ago 2020, 11:01

O Leaf e o Zoe são os carros mais criticados porque são os mais vendidos. Há mais pessoas a falar bem e mal deles, na prática o que acontece é que a probabilidade de acontecer uma coisa diferente do que é criticado é mais baixa do que nos restantes VE menos conhecidos e menos falados.

É uma enorme vantagem saber as coisas menos boas porque podemos avaliar se no nosso caso em concreto é um problema ou não.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Olá - Compra de veículo elétrico

Mensagem por hmendes » 01 ago 2020, 17:45

Nonnus Escreveu:
30 jul 2020, 23:55
hmendes Escreveu:
30 jul 2020, 23:30
Os problemas que referem das dificuldades da carga do Zoe não existem se a instalação elétrica estiver de acordo com o regulamentado, mas como infelizmente isso nem sempre acontece então consideram um problema. Na minha opinião o problema não está do lado do carro, porque ele apenas se defende e às pessoas.
Desculpa discordar mas isso não faz qualquer sentido, e eu digo-te porquê.

No encontro iberico estavam cerca de 15 carros (não consigo precisar ao certo, mais coisa menos coisa) portugueses entre os quais um ZOE de 40kWh. Todos os carros conseguiram carregar, excepto o ZOE. Vais-me dizer que todos os carros (Teslas, Leaf´s, clones, ioniq, etc) estão mal feitos e não protegem as pessoas e o ZOE é único que esta bem?

Faz-me lembrar a piada que numa parada militar vão todos a marchar e há um único militar que vai com o passo trocado, e mãe diz: - "o meu filho é único que vai bem".
Podes discordar mas o que falei é pura verdade, o Zoe é simplesmente o VE mais seguro em carga, disso podes ter a certeza.
Dou-te um exemplo recente, uma semana, um cliente com 1 Zoe e 1 Leaf, de um dia para o outro deixa de conseguir carregar o Zoe, o Leaf carrega na boa. Despistou o problema do lado do Zoe colocando o mesmo à carga num PCN, como funcionou o problema era do posto. Errado, o problema era simplesmente na instalação elétrica do cliente, tinha quase 90v no neutro! Esta situaçao para além de perigosa para as pessoas causa imensos problemas em equipamentos elétricos, se o cliente só tivesse o Leaf daqui a uns tempos se a situação não fosse corrigida iria certamente queimar o carregador de bordo. O Zoe nestas coisas defende-se. E repito, se uma instalaçao elétrica estiver de acordo com o regulamentado não há Zoe que não carregue. Como esta tenho mais uma dezena delas e todas elas de origem externa ao Zoe.

E digo mais, o Zoe faz os seus próprios testes de segurança, o Leaf (e outros VEs) confia no posto. Facilmente se consegue colocar um Leaf a carregar sem terra pois ele não verifica esse valor, confia no EVSE/Posto, porém a medição de muitos EVSEs deixa muito, mas muito a desejar.

Ainda relativamente ao Zoe, há duas questoes que se abordam muito e que muitos enquadram em dificuldades de carregamento. Uma é o facto de "deitar" postos abaixo e a outra é a verdadeira dificuldade de carregamento, mas se a segunda tal como já expliquei nao é mais do que zelo (chama-lhe excesso se quiseres), a primeira é um problema dos primeiros motores Q, onde o pó de limalha gerado pelo uso do VE originava fugas DC superiores ao 6mA regulamentados, esta situação não acontece nos motores R e foi resolvida nos Q90.

Posto isto, resta-me apenas dizer que não estou de qualquer forma a manifestar a minha preferência pelo Zoe, antes pelo contrário, os que me conhecem sabem que sou o grande defensor dos Leafs, no entanto por norma e devido à minha formação, tendo a tentar perceber e identificar a verdadeira origem dos problemas e felizmente isso permite-me não ser tendencioso.

Abraços!

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Olá - Compra de veículo elétrico

Mensagem por VETL » 01 ago 2020, 18:04

Os Zoe's não têm carregador isolado galvânicamente.
Eles carregam com o motor.
É essa "feature" que faz com que não sejam eficientes e que os obriga a medir tudo e a ser simplesmente uma "certiel" com rodas, fazendo com que carreguem apenas em circunstâncias especiais com tudo limpinho.
Não é bom nem é mau. É o que é. E sem isolamento galvânico, tinha que ser assim.

Todos os outros carros têm um carregador a bordo com isolamento galvânico e por isso não representam perigo para o utilizador. Se assim não fosse, nunca poderiam ser certificados nem aceites para colocação no mercado. Se carregam sem verificar terra (por acaso acho que a maioria faz essa verificação) ou se carregam em condições de rede deficientes ou fora dos parâmetros, é porque podem carregar, ou tais sistemas não seriam autorizados.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Apresentações”