Fim do modelo ridículo português à vista?

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por BrunoAlves » 15 set 2020, 13:01

Isso implicava:
- um modelo "normal" em que o dono do posto é a quem pagas e a interacção deste com a VV seria igual ao que tens na Galp, parques de estacionamento, etc.
- teres a VV associada a um CEME no nosso modelo. Mais uma para pedir à MobiE para implementar :lol: :lol: :lol:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por jfr2006 » 15 set 2020, 14:13

Então não era esta semana que íamos ter novidades sobre estes carregadores do Continente, com preços e modelo de funcionamento? :?:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por BrunoAlves » 15 set 2020, 14:39

Calma, ainda hoje é terça :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por sparrow » 20 out 2020, 09:40

Não sei se é o tópico correcto para dizer isto mas cá vai....

no dia 25 de Setembro mandei e-mail à mobi-e a comunicar o mau funcionamento de um posto...

no dia 19 de Outubro responderam o seguinte:
Agradecemos o seu email e informamos que, desde as 0h00m de 1 de outubro de 2020, os utilizadores deverão passar a utilizar o número que cada OPC disponibiliza para efeitos de comunicação de qualquer ocorrência nos postos operados pelo mesmo.

O OPC do posto é o responsável pelo seu regular funcionamento (GALP GEST : 800 249 249; mobilidade.eletricacrc@galp.com)

Para mais informações sugere-se a leitura do comunicado disponível através do link: https://www.mobie.pt/assets/mobie/docs/ ... center.pdf.

Na expetativa de termos ajudado ao esclarecimento, permanecemos ao dispor,
é só rir (para não chorar!)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por BrunoAlves » 20 out 2020, 09:57

Sim, já falámos nisso há umas semanas
viewtopic.php?f=2&t=4717&start=1270#p136719

Mas não te preocupes, a resposta é a mesma seja antes na MobiE seja agora com os OPC.
No Domingo liguei para a EDP para reportar um posto offline com "cartão não autorizado". Depois de longa espera lá me atenderam, a menina confirmou que o posto está offline, não conseguia fazer nada à distância e que ia transmitir à equipa do terreno para verificarem localmente. Ora considerando que o posto está offline há mais de um mês, estamos como antes :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por rimsilva » 20 out 2020, 10:16

Já me apercebi de algumas queixas em relação ao atendimento de algumas linhas dos operadores, esperemos que consigam mudar esta aparente "travessia no deserto".

Apesar de concordar com esta alteração, uma vez que os postos são dos operadores e é a eles devem ser reportados os problemas, sem intermediários, para se mudar algo não basta querer é preciso fazer e se os não existir oragnização e competência, nada irá mudar.

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por sparrow » 20 out 2020, 10:37

acho que vocês não perceberam...

a queixa foi feita antes de a responsabilidade mudar. a resposta é que foi tão célere (24 dias) que se limitou a dizer que a responsabilidade já não era deles desde há 19 dias!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por BrunoAlves » 20 out 2020, 10:49

sparrow Escreveu:
20 out 2020, 10:37
a queixa foi feita antes de a responsabilidade mudar. a resposta é que foi tão célere (24 dias) que se limitou a dizer que a responsabilidade já não era deles desde há 19 dias!
Ahhhhhhhhhh. É que para mim o espanto foi terem respondido :mrgreen:
rimsilva Escreveu:
20 out 2020, 10:16
Apesar de concordar com esta alteração, uma vez que os postos são dos operadores e é a eles devem ser reportados os problemas, sem intermediários, para se mudar algo não basta querer é preciso fazer e se os não existir oragnização e competência, nada irá mudar.
Claro que sim, e agora (ao contrário da MobiE) há mecanismos para reclamar. Pode não dar em nada, mas se daqui a uns dias o posto não estiver online vou reclamar na ENSE.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por rimsilva » 20 out 2020, 12:26

BrunoAlves Escreveu:
20 out 2020, 10:49
rimsilva Escreveu:
20 out 2020, 10:16
Apesar de concordar com esta alteração, uma vez que os postos são dos operadores e é a eles devem ser reportados os problemas, sem intermediários, para se mudar algo não basta querer é preciso fazer e se os não existir oragnização e competência, nada irá mudar.
Claro que sim, e agora (ao contrário da MobiE) há mecanismos para reclamar. Pode não dar em nada, mas se daqui a uns dias o posto não estiver online vou reclamar na ENSE.
Sempre houve essa possibilidade, através do livro de reclamações.

É natural que após este calvários do inicio dos carregamentos, que isto fosse levado "mais a sério", porque antes eu até tinha "pena" de quem decidiu enveredar por esta atividade...

Este é o primeiro passo, o 2º será aplicar a lei, em termos de monitorização da rede e aplicação de sansões aos operadores incumpridores.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Fim do modelo ridículo português à vista?

Mensagem por mjr » 20 out 2020, 18:07

O livro de reclamações é uma excelente ferramenta, eles são obrigados a responder e a queixa e resposta ficam arquivadas para posterior resolução do conflito.

Já não devemos "ter pena" de quem iniciou esta atividade. Não me consta que os OPC estejam descontentes com as receitas atuais dos seus postos...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Carregamento”