https://www.youtube.com/watch?v=ensZ33hhNB8
Devido à falta de arrefecimento ativo começam a aparecer packs com céulas fisicamente danificadas mesmo com o rapidgate oficial.
Os 2 casos apresentados são de Taxis na Finlândia.
Também tenho apanhado relatos de céulas danificadas na Nova Zelândia.
A solução para mitigar isto apresentada no vídeo é reduzir ainda mais a potência de carregamento desde o início, o que é uma maravilha nos nossos PCR cobrados ao minuto.
É triste ver postos de carregamento com sistema de arrefecimento para o cabo apenas para ser mais fino (não havia qualquer necessidade) e VE's sem arrefecimento a continuar a ser vendidos neste momento.
O segundo exemplo onde as chapas se dobraram menos é um de 30kWh.
Numa viagem em Janeiro apanhei um 30kWh Uber num PCR com as barras de temperatura no vermelho.
Imagino no Verão.
Nos packs de 24kWh não acontece porque a velocidade de carregamento assim que pack envelhece um pouco é severamente limitada.
O meu MK1 24kWh com 70% já não passa de 22kW num PCR.
Ontem ao fazer um carregamento rápido no meu Leaf de 30 vi uma coisa que estranhei. Aos 80% de SOC o PCR do Lidl de Grândola só debitava 20kW com uma temperatura de 32º do pack (temperatura normal). Normalmente nestas condições carrega a 48kW. Acabei o carregamento aos 94% com 11kW porque como é ao minuto já me estava a sair caro. Nunca tinha visto isto acontecer. Já cheguei a carregar acima dos 90% com temperatura do pack perto dos 40º e a carregar a acima dos 40kW.
Não sei, mas o meu Leaf já esta com uma degradação de 30% (69.71% de SOH) perdeu num ano 14%. O meu Leaf em nenhuma ocasião até hoje entrou no vermelho. Quando vejo que atinge a 10 barra de temperatura paro o carregamento porque como ele não limita a velocidade de carregamento a temperatura é sempre a subir.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Vi este video, lembrei-me logo daquele User que criou aquela confusão no Facebook com uma Bateria com 200.000kms e tinha pifado, o mais provavel será por este problema, é muito triste verificar que o Leaf não melhorou mesmo com o rapidgate...Muita carga rápida é um pessimo sinal se olharmos para este video, é sinal que mais dia menos dia poderá ter este problema e lá se foi a bateria.
Nissan Leaf 24KWh 04 de Maio de 2018 até Julho/21
59.500kms -> Problemas -> ZERO Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
75.000kms -> Problemas -> Ar Condicionado + 2 baterias de 12v Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
106.000kms -> Problemas -> 2 Lampadas de Stop
Olhando para o que acontece nas células do mk1 que eu retirei do meu Leaf original (BTW, estavam todas fisicamente como novas), caso estas sejam descarregadas a menos de 3V começa a haver alguma dissolução da SEI do ánodo de grafite, dissolução esta que gera um gás que faz inchar a célula.
Quando isso me aconteceu numa célula por esquecimento (estava a alimentar uma grow ligth), esta ficou muito inchada. Neste caso foi até aos 2V por célula. Optei depois por carregar muito lentamente (C/48), o que miraculosamente retirou todo o inchaço e até fez aumentar a capacidade da célula de 35Ah para acima de 40Ah!
O que pode estar aqui a acontecer no caso dos TVDE/taxi é estes estarem a descarregar os packs até 0% ou muito perto disse e logo a seguir fazer cargas rápidas, impedindo que se forme uma nova SEI "ordenada" no ánodo, fazendo deposição de lítio que nunca mais pode ser utilizado e impedindo que todo o gás seja recombinado na formação da nova SEI.
O TM3 quando faz um supercarregamento de SOCs muito baixos (menos de 5%) começa a carregar lentamente e só quando atinge os 5% de SOC e uma temperatura mínima do pack acima de 30C é que aumenta a potência brutalmente. O Leaf, que eu saiba, é sempre à bruta, e pode estar aí a explicação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Em termos de degradação duvido muito dessas histórias de aquecimento, o meu só por uma vez passou o vermelho e foi apenas momentâneamente e degrada tanto ou mais que os outros, portanto, fico na minha...
@mjr, o meu LEAf só carrega rapido a partir dos 20%, antes disso também tem limitação.
No meu 40, se bem me lembro, ele começa a 125A desde SOCs baixos, o que acontece é que nesses SOCs baixos a tensão do pack é baixa, pelo que no máxima vemos 35-40kW de potência. Ou no teu caso é abaixo disso?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Já há muito tempo que não ando nessas andanças, pois quando faço viagens prefiro carregar com SOCs mais elevados para não aquecer tanto, mas tenho ideia que antes dos 20% era mesmo muito lento.
Nunca fiz a actualização para eliminar o rapidgate, até faço os possiveis para que a carga não se faça em correntes tão elevadas, por isso costumo procurar carga lá para os 50 a 60%, cerca de 120 a 140 kms andados.