Nonnus Escreveu: ↑17 set 2020, 14:54
Alguns de nós o que estamos a discutir é até que ponto isto é justo, ou até mesmo legal. As leis existem, e são para todos. O facto de acharmos este sistema muito melhor, e que se calhar é a solução, nunca pode infringir a lei. Se o que esta mal é lei que temos, então o que se tem que fazer é mudar a lei
É uma discussão que existe desde o primeiro SuC Tesla em Portugal. Todos nós, desde sempre, dissemos que ainda bem que existe, mas que tem contornos legais esquisitos. Ainda não criou grande celeuma porque não cobram, mas quando começarem é certinho que essa discussão volta (e que os CEME vão estar interessadíssimos

).
Depois as oficinas Nissan que cobram carregamento. Depois os hubs PowerDot. Depois uns PCR que apareceram numa garagem em Lisboa em cima de umas paletes. Depois algumas redes privadas que nem sabíamos que existem. Redes fora do modelo que já aqui foram largamente discutidas. Esta tem a particularidade de ter o potencial para, em relativamente pouco tempo, estar acessível a muitos, muitos milhares de pessoas "comuns". As outras acabam por ser muito "de nicho".
Mudar a lei é o que inevitavelmente vai acontecer. Mas também já podia ter acontecido há anos e nunca aconteceu, porque é que achamos que iria mudar agora sem alguém "abanar" a coisa?
Das duas, uma: ou isto se baseia em "buracos da lei" (imagino que a Sonae se tenha aconselhado juridicamente) e a lei será alterada para tapar esses buracos (e aí será curioso de ver o que possa acontecer a estes postos, aos da Tesla, etc), ou então outros players farão força para que a lei seja revista para permitir que ISTO seja a norma (e aí teremos de agradecer à Sonae por terem tido a coragem de colocar isto a mexer). Ou ainda, isto é completamente legal (nós é que podemos estar a ver mal a coisa) e a legislação permite todos os modelos, caberá aos players escolherem o modelo que mais lhe convém.
edit: Além da questão legal, há o preço. O preço meus senhores e senhoras! Já nos hubs PowerDot se viam anunciados preços muito bons. Agora na Sonae os preços são muito bons. Na rede Tesla o preço por kWh anda entre os 24 e os 30 e picos cts/kWh (onde se cobra) em postos de muito alta potência. Haverá aqui um padrão? Fora da rede MobiE e do modelo da rede pública os preços são mais baixos? Poderá ser porque:
(...) acaba por assentar nas premissas que eu sempre disse serem fundamentais para poder oferecer preços bons: nada de CEME, nada de pilha de entidades, nada de TAR residencial, "abastecimento" a partir de instalações onde já existe potência à barda e que naturalmente têm acesso a energia comprada muito mais barata.