Bem.... sobre a questão dos travões serem de tambor e não de disco....
A questão da poupança faz lembrar aquela história de que as companhias de aviação se deixassem de oferecer uma azeitona ou lá o que era, iria ter poupanças de milhares num ano.
Ou então, andamos a por as máquinas de lavar em vazio para poupar uns cêntimos e depois compramos detergente para a dita que é o dobro ou triplo do consumo de energia da dita, mesmo em horário não vazio.
Poupa-se num lado e gasta-se noutro.
Esteticamente, e são gostos pessoais, travões de disco são mais bonitos e dão um ar mais elegante e contemporâneo ao carro.
Se são mais eficazes ou não, isso não interessa para 99,9% de quem compra um carro.
A meu ver, a opção da VW por discos de tambor para o ID3, não será quase de certeza uma questão de poupança, quer na construção como na manutenção! Isso representaria quanto mais cêntimos/euro por carro?!?
Bastará um comprador não gostar de ver os tambores e não comprar um ID3 e lá vai a poupança de vários carros construídos!
Naqueles programas que se vem o restauro de carros (ICE pois claro), em praticamente todos eles, substituem os travões de tambor por uns de disco! Mesmo os mais clássicos, razão principal, segurança e o efeito estético.
Hoje falamos nos travões de tambor, há uns tempos atrás falávamos dos tampões da Tesla que tapam as jantes para diminuir os consumos, ou as jantes do Leaf, com uma parte negra para disfarçar uma maior parte coberta, ou as frentes de praticamente os VEs que não tem a grelha tradicional para refrigeração. Há quem goste, quem não goste e que é indiferente.
Hoje estranha-se, amanhã entranha-se

É como os VEs
Já agora há actualmente ICEs VW com travões de tambor? Quais?