Pequena Introdução: Comprei recentemente um Zoe R240 em 2ª mão, de Set. 2015, com 96 mil km, bateria de aluguer.
Atirei-me um bocado de cabeça sem ver estados de bateria, etc.. Apesar dos muitos kms, o carro parecia impecável, fiz um test drive, marcava 180 km de autonomia, e como foi num stand e tem supostamente 12 meses de garantia, arrisquei. Até agora tudo OK, faço uns 150 km em cidade/vias rápidas sem grandes problemas, e se tiver mesmo muito cuidado faço 180-200 km. Estou fã dos VE, tal como esperado!
Gostava de perguntar algumas coisas para as quais, depois de muito procurar por aqui e noutros locais, ainda não consegui encontrar resposta clara:
1 - Terei de ir fazer uma revisão anual ao carro? Ou é apenas “aconselhável”, tal como em qualquer carro com motor de combustão? Pergunto isto até mais pelas baterias alugadas, se houver algum problema que afete o tal sistema de refrigeração das baterias, por exemplo, pensei que pudesse ser obrigatório. E já agora, tem de ser na Renault (Chelas, por exemplo)? Ou aconselham outras oficinas em Lisboa?
2 - Se fizermos uma revisão ao carro na Renault eles dizem qual o estado da bateria? Ou é um serviço que eles prestem? Ainda não liguei para a Renault Chelas porque sinceramente a minha experiência com eles não é a melhor. É raro conseguir encontrar uma pessoa que saiba exatamente do que está a falar, até nos carros de combustão.
3 – O meu carro tem um comportamento um bocado estranho em estrada molhada, numa travagem mais a fundo. Dá-me a sensação que no fim da travagem a regeneração desliga, os travões atuam à bruta e as rodas parece que bloqueiam e o carro derrapa um bocado. Não é fácil de explicar, acontece alguma coisa do género a alguém? Acho que os pneus que tenho são uma porcaria mas não me parece ser só disso.
4 - Porque é que dizem por aqui no fórum que o Zoe não gosta de carregamentos em tomadas normais, uns 2 kW? (atirei uma extensão pela janela e foi mais ou menos isso que medi). Para mim chegava bem 2 kW, uma noite por semana e estava feito. Ainda não consegui por o carro a carregar na garagem comum do condomínio porque as tomadas são velhas e ainda não têm terra, mas era esse o meu plano… estou a tentar convencer os vizinhos. Meto um contador e pago a energia. Já estou farto de andar em busca de carregadores públicos livres, que funcionem e não sejam um pequeno roubo. Tenho um carregador ótimo ao pé de casa, mas 80% do tempo está ocupado (sendo que os 20% livres é quase sempre de madrugada!). Não há paciência. Até agora este é claramente o meu maior problema e o que me faz não andar por aí a aconselhar um VE a quase toda a gente que encontro!
5 - Última pergunta, e não querendo abusar… alguma alma caridosa aqui na zona oriental de Lisboa, que tenha a tal ficha e a app, se quer oferecer para se ligar ao meu carro e ver o estado da bateria, para ter noção da degradação que tenho? Encontramo-nos num carregador qualquer perto de um café e eu pago as cervejas!

Peço desculpa pelo testamento, e obrigado pela ajuda!