DB de um ID3 Tour (77kWh)

Fórum de discussão sobre o VW ID3.
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por rimsilva » 11 nov 2020, 15:55

BrunoAlves Escreveu:
11 nov 2020, 14:02

A questão de instalar ou não... Em princípio não existirão harmónicos ou correntes DC que "pasmem" um diferencial normal. O problema são as excepções. Porque é que é obrigatório em trifásico e não monofásico confesso que não entendo, mas é mesmo assim.

edit: eu tenho em monofásico o diferencial do quadro parcial e o diferencial integrado no OpenEVSE by Apr.
Não é obrigatório o diferencial em instalações monofásicas? Daquilo que transcrevi, é obrigatório.

A 1ª empresa que contactei para me instalar a wallbox, também fez referência a que só fazia instalação da wallbox com o disjuntor e diferencial, para poder certificicar a instalação.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por BrunoAlves » 11 nov 2020, 16:08

Errr nop :P
rimsilva Escreveu:
11 nov 2020, 13:18
O DR deve ser, no mínimo, do tipo A. Nas alimentações trifásicas, se a característica da carga não for conhecida, devem ser adotadas medidas de proteção contra as correntes de defeito suscetíveis de apresentar componentes contínuas (dc), usando, por exemplo, um DR tipo B.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por rimsilva » 11 nov 2020, 17:24

BrunoAlves Escreveu:
11 nov 2020, 16:08
Errr nop :P
rimsilva Escreveu:
11 nov 2020, 13:18
O DR deve ser, no mínimo, do tipo A. Nas alimentações trifásicas, se a característica da carga não for conhecida, devem ser adotadas medidas de proteção contra as correntes de defeito suscetíveis de apresentar componentes contínuas (dc), usando, por exemplo, um DR tipo B.
:lol:

Não intrepreto assim, existe um ponto final antes.

Posso estar errado, mas "Nas alimentações trifásicas" é uma particularidade/requisito especial.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por BrunoAlves » 11 nov 2020, 17:42

Exacto. É sempre obrigatório um RCD no mínimo tipo A (os tipo A são os normais). Nas trifásicas, além disso, é obrigatório incluir um dispositivo de detecção de correntes de fuga DC. Um dispositivo desses é um RCD tipo B ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

RaaR
Mensagens: 178
Registado: 22 abr 2018, 05:42

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por RaaR » 12 nov 2020, 05:13

Os normais para uso doméstico são tipo AC (deteção de defeitos em correntes alternadas). Os habituais para veículos elétricos são os tipo A (tipo AC + deteção de defeitos com componentes DC pulsantes).

Quem quiser uma explicação fácil de ler sobre este assunto, pode espreitar aqui: https://www.voltimum.pt/sites/www.volti ... 297905.pdf

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por Apr » 12 nov 2020, 10:28

Creio que essa obrigação é só para wallboxes trifásicas e não EVSE portáteis. É um assunto um bocado contraditório mas é o que é.

Há 2 opções que se podem escolher nas instalações trifásicas, ou a wallbox já traz proteção 6mA DC e não é preciso fazer nada ou tem que se instalar um diferencial tipo B - esta opção tem que passar por um eletricista credenciado já que há regras para instalação deste tipo de diferenciais.

Eu no meu EVSE estou tranquilo, o próximo design já não vai ter proteção diferencial incluida, separei o diferencial num componente separado para poder ser possivel escolher entre nao ter, ter um normal ou ter um comercial com proteção AC30mA/DC6mA como este que o bruno tinha referido:
https://www.stegen.com/en/ev-products/1 ... ensor.html

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pemifer » 12 nov 2020, 13:29

Vi ontem pela primeira vez um ID.3 no trânsito na Av. EUA.
Só me apercebi que era claro, ele estava nos semáforo de entrada na avenida eu ía a sair.
Pensava que o tinha apanhado em filme, mas não... :(

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 17 nov 2020, 10:39

A questão é que caso a instalação não esteja conforme o guia (independentemente do que o EVSE tiver como proteção) caso haja um problema, os seguros não pagam e não sei se a garantia do carro não excluirá essa situação.

Assim para monofasica, tipo A. para trifasica tipo B mas com a possibilidade de ser tipo A, tendo em conta esta nota:
Nota: Atendendo à evolução tecnológica verificada após a publicação da secção 722 das RTIEBT:2006, o DR do tipo B pode ser substituído por um DR do tipo A que tenha associado um dispositivo de detecção das correntes contínuas de defeito e que provoque a sua actuação também para correntes contínuas superiores a 6 mA.
Uma nota, esta é a protecção contra os contactos indiretos por corte automático da alimentação, depois ainda é necessário a proteção contra as sobreintensidades, assim vou colocar um diferencial de 40A, 30 mA, tipo A para a primeira e um disjuntor de 32A para servir de proteção para as sobreintensidades.

Vou ver se consigo passar cabo de 10 mm, para no futuro ter a possibilidade de aumentar a potencia, caso não consiga fica o de 6 mm, para 30A, é suficiente e está dentro das normas.

Obrigado a todos pelo vosso contributo.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pemifer » 17 nov 2020, 17:05

pemifer Escreveu:
12 nov 2020, 13:29
Vi ontem pela primeira vez um ID.3 no trânsito na Av. EUA.
Só me apercebi que era claro, ele estava nos semáforo de entrada na avenida eu ía a sair.
Pensava que o tinha apanhado em filme, mas não... :(
Desta vez apanhei-o, mas é outro!
viewtopic.php?f=88&t=7743&p=138255#p138255

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pemifer » 17 nov 2020, 21:44

pemifer Escreveu:
12 nov 2020, 13:29
Vi ontem pela primeira vez um ID.3 no trânsito na Av. EUA.
Só me apercebi que era claro, ele estava nos semáforo de entrada na avenida eu ía a sair.
Pensava que o tinha apanhado em filme, mas não... :(
Não o apanhei no dia 12, apanhei hoje exatamente no mesmo local!

Responder

Voltar para “Id3”